Desenvolvimento Sustentável

Description

Desenvolvimento Sustentável - Cláudio Nº5 8ºA - Trabalho Ciências Naturais
Cláudio Silva
Slide Set by Cláudio Silva, updated more than 1 year ago
Cláudio Silva
Created by Cláudio Silva about 7 years ago
174
0

Resource summary

Slide 1

    Desenvolvimento Sustentável - O que é?
    Significa “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Slide 2

    Como surgiu o seu conceito :
    A ideia central subjacente ao conceito de Desenvolvimento Sustentável é a noção de que economia, sociedade e ambiente estão cada vez mais interligados à escala local, regional, nacional e mundial, compondo um enredo sólido de causas e efeitos.Este pensamento é formalmente expresso, em 1987, no relatório "Nosso Futuro Comum", ou relatório de Brutland, onde surge pela primeira vez o conceito oficial de Desenvolvimento Sustentável.

Slide 3

    A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.Confunde-se muito desenvolvimento com crescimento econômico. São coisas distintas:- Desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econômicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é involução. É insustentável e está fadado ao insucesso.- Desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização.
    Como atingir o Desenvolvimento ?

Slide 4

    Consumo Sustentável :
    É um modo de consumir capaz de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, como também das futuras gerações. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais.

Slide 5

    Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugaresObjetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentávelObjetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idadesObjetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todosObjetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninasObjetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todosObjetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todosObjetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
    Objetivos Do Milénio :

Slide 6

    Novos Objetivos do Milénio :
    Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre elesObjetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveisObjetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveisObjetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactosObjetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentávelObjetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidadeObjetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveisObjetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Slide 7

Show full summary Hide full summary

Similar

Desenvolvimento sustentável
Mauro Luz
Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Quiz Aula 02 - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental
Jéssica Meireles
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira