Método Científico

Description

Passo a passo do método científico
Isabelle Guimarães
Slide Set by Isabelle Guimarães, updated more than 1 year ago
Isabelle Guimarães
Created by Isabelle Guimarães about 7 years ago
56
2

Resource summary

Slide 1

    Método Científico
    Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo. Geralmente, divide-se em 5 passos.

Slide 2

    Passo 1: Observar
    Observe o objeto/ser que será alvo de seu estudo nos mínimos detalhes.Ex.: Observo um determinado grupo de plantas e os nutrientes minerais os quais elas precisam para desenvolver.

Slide 3

    Passo 2: Formulo um problema
    Questione algo do objeto/ser observado, sua temperatura, textura, cor, necessidades etc.Ex.: Formulo um problema: "Será que essas plantas precisam de todos esses nutrientes minerais para sobreviver?"

Slide 4

    Passo 3: Hipótese
    A partir do questionamento elabore uma hipótese "testável".Exemplo não testável: "As plantas são assim porquê o universo quis" -> não é possível comprovar.Exemplo testável: "As plantas precisam de todos o nutrientes minerais presentes no solo"-> possível testar e comprovar.

Slide 5

    Passo 4: Testo, Comparo e Analiso
    Passo mais importante. Para testar qualquer hipótese é necessário um grupo controle.O grupo controle é um grupo para comparação, nele não é feita nenhuma mudança.Exemplo de experimento possível:+ Divido as plantas em 5 grupos: Grupo A - GRUPO CONTROLE - plantas com todos os nutrientes minerais necessários para sobreviver. Grupo B - plantas sem o nutriente "B" Grupo C - plantas sem o nutriente "C" Grupo D - plantas sem o nutriente "D" Grupo E - plantas sem o nutriente " E"
    + Comparo os dados durante um período específico de tempo.Observação: Esse experimento é feito com um determinado grupo de plantas e em um determinado tipo de solo. Não teste sua hipótese em um solo com diferentes nutrientes do solo natural em que essa determinada planta cresce. 

Slide 6

    Passo 5: Concluo e Formule uma Teoria
    Depois de analisar e comparar os resultados, pode gerar dois tipo de resultados: SUA HIPÓTESE ESTÁ ERRADA - Os resultados não são os que sua hipótese propunha. Caso isso ocorra, formule outra hipótese. Exemplo: " As plantas só precisam dos nutrientes B e D para sobreviver, não todos"  SUA HIPÓTESE ESTÁ CERTA - Os resultados são iguais/parecidos com os que sua hipótese propunha. Exemplo: "Segundo os resultados, somente as plantas com todos os nutrientes sobreviveram." Caso a sua hipótese esteja correta, formule uma teoria.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Ecologia I
kyungsos
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Vírus
Alessandra S.
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682