Pronomes Relativos e pronomes com múltiplas funções

Description

Concursos Públicos Portugues Slide Set on Pronomes Relativos e pronomes com múltiplas funções, created by Marcelo Costa on 10/05/2017.
Marcelo Costa
Slide Set by Marcelo Costa, updated more than 1 year ago
Marcelo Costa
Created by Marcelo Costa almost 7 years ago
23
0

Resource summary

Slide 1

    Todos os pronomes relativos
    que - universal o qual e variações - universal quem - pessoa cujo - para posse e entre substantivos quando - tempo onde - lugar modo - como quanto - palavra de sentido indefinido

Slide 2

    Que como Pronome Relativo
    Na maioria das vezes pode ser substituído por "o qual" e variações. Introduz oração subordinada adjetiva  Retoma semanticamente termo substantivo ou de valor substantivo  Possui função sintática dentro da oração em que se localiza Obs: Sem vírgula -> oração subordinada adjetiva restritiva.Com vírgula -> oração subordinada adjetiva explicativa.Ex: A minha namorada, que é médica, mora em SP.  (explicativa: minha única namorada médica)Ex: A minha namorada que é médica mora em SP.  (restritiva: uma das minhas namoradas é médica e mora em SP)Cuidado com a regência do verbo da oração mais de dentro:Ex: A casa a que me referi é azul.  (Preposição "a" veio do verbo referir-se)Ex: A casa à qual me referi é azul.

Slide 3

    Que Pronome Relativo
    Ex: Eu gosto de andar, que é melhor do que correr. (caso em que substituir por "o qual" não funciona)É uma adjetiva explicativa, explicando objeto indireto oracional "de andar". -> valor substantivo.Sempre que se referir a uma oração de valor substantivo, ou seja, Oração Subordinada Substantiva, a substituição não poderá ser feita.Cuidado para não confundir a quem o "que" se referencia:Ex: Fui ao sítio de minha tia, que é ótima.   [se refere a tia, pois adjetivo feminino]      Fui ao sítio de minha tia, que é ótimo.  [se refere ao sítio, pois adjetivo masculino]      Fui ao sítio de meu tio, que é ótimo.  [ambíguo]obs: pronome relativo sempre se refere a um termo anterior, ou seja, é anafórico.

Slide 4

    Quando como pronome relativo
    Usado para ideia de tempo, seu antecedente que é referenciado precisa ser um substantivo(ou valor substantivo) que indique tempo.Ex: Não sei o dia [quando ele chegou].                    a data                    o momentoquando = "em que" ou "no qual"   -> representa "momento em que"USADO APENAS PARA REFERENCIAR TEMPO.SEMPRE É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO.

Slide 5

    Onde sempre é pronome relativo
    Também sempre é adjunto adverbial de lugar.Em lugar de em que, de que, a que, nas referências a lugar, empregam-se respectivamente, onde, donde, aonde (que funcionam como adjunto adverbial): Esta é a rua [ onde moro. ] – em que / na qual Esta é a rua [ donde vens.] – de que / da qual Esta é a rua [ aonde vou. ] – a que / à qual Atenção! “Aonde você mora? Aonde você foi morar?”   ---Correto-->  “Onde você mora? Aonde você foi morar?”Cidade Negra

Slide 6

    Cujo - indica posse
    Sempre entre dois substantivos. (concretos, geralmente) Varia em gênero e número: cujo, cuja, cujos, cujas. Indica posse, por isso é adjunto adnominal. É anafórico por ser pronome relativo, mas concorda com o termo seguinte (posterior) Não admite artigo antes ou depois.  -> Nunca haverá crase ao lado de cujo. Admite preposição antes. Ex: A árvore |a cujos galhos me referi | sumiu.                     \               /                        possui          E cujo concorda em gênero e número com o posterior, que é "galhos".preposição "a" na frente de "cujos" vinda do verbo referir-se.Ex2: O salva-vidas de cuja boia precisei sumiu.Ex3: O escritor cujo artigo li viajou.   Cuidado: NAO USE "o" ANTES DO "artigo".

Slide 7

    Quem - pessoa
    Ex: A professora a quem me dedico chegou. (se refere a pessoa e o verbo "dedico" exige a preposição "a")O pronome relativo "quem" refere-se a pessoas ou coisas personificadas, no singular ou no plural. É sempre precedido de preposição, podendo exercer diversas funções sintáticas. a) Objeto Direto Preposicionado: Clarice, a quem admiro muito, influenciou-me profundamente.b) Objeto Indireto: Este é o jogador a quem me refiro sempre.c) Complemento Nominal: Este é o jogador a quem sempre faço referência.d) Agente da Passiva: O médico por quem fomos assistidos é um dos mais renomados especialistas.e) Adjunto Adverbial: A mulher com quem ele mora é grega.

Slide 8

    Objeto Direto Preposicionado
    É usado para retirar ambiguidades possíveis.Ex: Clarice, a quem admiro muito, influenciou-me profundamente.Admiro é naturalmente VTD, mas para dar noção de referência, usa-se "a". Como em: a quem, a ele, a ela, a mim.obs: se verbo for VTI, será OI e não terá crase. Exemplo: Eu me refiro a ela/ele.Ex: Comi do bolo. Bebi do vinho.Novamente são VTD (comer e beber), mas para dar noção de parte ou partitivo, usa-se preposição "de".Ex: Eu odeio a você.Novamente um VTD(odiar), mas para dar ênfase a quem se odeia, usa-se preposição "a". obs: usado para verbos que caracterizam sentimento e são VTDs: amar,odiar...

Slide 9

    Questão - esfcex 2017 - informática
    Leia as orações abaixo e, em seguida, marque a alternativa onde ocorre objeto direto preposicionado.I. Poucos assistiram ao espetáculo.II. Conheci a mulher a quem ele já muito admira.III. Ele ama a Deus sobre todas as coisas.a) Somente I está correta.b) Somente II está correta.c) Somente III está correta.d) Somente I e II está correta.e) Somente II e III está correta.

Slide 10

    Gabarito
    Leia as orações abaixo e, em seguida, marque a alternativa onde ocorre objeto direto preposicionado.I. Poucos assistiram ao espetáculo. OIII. Conheci a mulher a quem ele já muito admira. ODP - admirar é VTDIII. Ele ama a Deus sobre todas as coisas. ODP - amar é VTDa) Somente I está correta.b) Somente II está correta.c) Somente III está correta.d) Somente I e II está correta.e) Somente II e III está correta.

Slide 11

    Quanto - quantidade indefinida
    Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. Veja os exemplos: Tente examinar todos quantos comparecerem ao consultório. (Sujeito) Comeu tudo quanto queria. (Objeto Direto)

Slide 12

    Como
    Como: exprime noção de modo. Atua, portanto, como adjunto adverbial de modo. Exemplos:Ex: É estranho [o modo] como ele me trata.                            [a maneira]                          [o jeito][...] -> é retirável da frase, pode estar implícito

Slide 13

    Texto para próxima questão
                                                                                  Texto I                                       Os ideais da nossa Geração Y            Uma pesquisa inédita mostra como pensam os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Eles são bem menos idealistas que os americanos. Daniella Cornachione             (...)          Apesar de mais pragmáticos, os universitários brasileiros, assim como os americanos e europeus, consideram como objetivo máximo equilibrar trabalho e vida pessoal. Quem pensa em americanos como viciados em trabalho e em europeus como cultivadores dos prazeres da vida talvez precise reavaliar as crenças diante da geração que está saindo da faculdade: o bom balanço entre trabalho e vida pessoal é a meta número um de 49% dos brasileiros, 52% dos europeus e... 65% dos americanos. (ÉPOCA, 21 de junho de 2010)

Slide 14

    Questão AFA 2011
    Assinale a alternativa em que o vocábulo "como" é uma conjunção integrante.a) "Quem pensa em americanos como viciados em trabalho..."b) "Uma pesquisa inédita mostra como pensam os jovens que estão entrando no mercado de trabalho."c) "Apesar de mais pragmáticos, os universitários brasileiros, assim como os americanos e europeus..."d) "...consideram como objetivo máximo equilibrar trabalho e vida pessoal"

Slide 15

    Gabarito
    Assinale a alternativa em que o vocábulo "como" é uma conjunção integrante.a) "Quem pensa em americanos como viciados em trabalho..."como (= na qualidade de) é uma preposiçãob) "Uma pesquisa inédita mostra como pensam os jovens que estão entrando no mercado de trabalho." conjunção integrante (Pesquisa mostra o que? - "como pensam os jovens..." OD)c) "Apesar de mais pragmáticos, os universitários brasileiros, assim como os americanos e europeus..." conjunção subordinativa adverbial comparativa (compara "os universitários brasileiros" com "os americanos e europeus") -> comparação/equiparação de igualdaded) "...consideram como objetivo máximo equilibrar trabalho e vida pessoal"conjunção subordinativa adverbial comparativa (compara "objetivo máximo" com "equilibrar trabalho e vida pessoal")

Slide 16

    Lista de preposições - atenção pro "como"
    As palavras da Língua Portuguesa que atuam exclusivamente como preposição são chamadas preposições essenciais. São elas:  a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trásObservações:1) A preposição após, acidentalmente, pode ser advérbio, com a significação de atrás, depois. Os noivos passaram, e os convidados os seguiram logo após. 2) Trás, modernamente, só se usa em locuções adverbiais e prepositivas: por trás, para trás, para trás de.3) Até pode ser palavra denotativa de inclusão. Os ladrões roubaram-lhe até a roupa do corpo. Há palavras de outras classes gramaticais que, em determinadas situações, podem atuar como preposições. São, por isso, chamadas preposições acidentais:como (= na qualidade de), conforme (= de acordo com), segundo (=conforme), consoante (=conforme), durante, salvo, fora, mediante, tirante, exceto, senão, visto (=por).

Slide 17

    Como pode ser também
    Conjunção adverbial causal: Em início de oração e igual a "porque, já que, uma vez que, visto que, porquanto, na medida em que".Ex: Como João estudou, passou.  (Porque estudou, passou)  (estudar = causa, passar = consequencia)Conjunção adverbial comparativa: No meio da oração comparando duas estruturas. (= equiparado a)Ex: Ricardo trabalha tanto como/quanto estuda.   obs: "mais/menos (do)que" tb é comparativoEx: João estuda como a irmã (estuda). - zeugma     Conjunção coordenada aditiva: No meio e em separado do tanto.Ex: Ana tanto trabalha como estuda.Conjunção adverbial conformativa : (Des)Acordo de ideias.Ex: João agiu como esperava.  ( João agiu de acordo com o que eu esperava) -> teve acordo entre agir e o que se esperava
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza