Políticas e Gestão da Educação Básica

Description

Pedagogia Slide Set on Políticas e Gestão da Educação Básica, created by Natassja Barbosa on 16/05/2017.
Natassja Barbosa
Slide Set by Natassja Barbosa, updated more than 1 year ago
Natassja Barbosa
Created by Natassja Barbosa almost 7 years ago
32
1

Resource summary

Slide 1

    Políticas e Gestão da Educação Básica
    2º Fórum - Parte 2Unidade 2 - Aula 3As Políticas de Avaliação da Educação Brasileira: em Busca da Qualidade.Acadêmica: Natassja Barbosa
    Caption: :

Slide 2

    Caption: : FONTE: Google Imagens
    O que é Avaliação?
    É uma forma de atribuir valor, ou valorar alguma coisa. Ela pode ser feita por vários instrumentos (provas, observação, formação etc.). E quanto mais desses instrumentos o professor utilizar melhor será.

Slide 3

    Mas como realmente funciona?
    As condições de trabalho, as exigências das instituições, as necessidades de apresentar resultados, as expectativas da sociedade, dos pais, dos alunos, dos gestores acaba por compelir o professores a utilizar os mínimos instrumentos de avaliação possíveis.
    Caption: : FONTE: Google Imagens

Slide 4

    E quais são as formas de avaliação?
    1. Avaliação Pedagógica: relação professor-aluno, não se restringe a nota e é observado o crescimento do aluno.2. Avaliação Institucional: é aquela em que a escola faz uma avaliação de si mesma e de todos os seus elementos.
    3. Avaliação em Larga Escala: avalia o sistema educacional de forma macro, de forma a fazer o acompanhamento global das redes de ensino.

Slide 5

    E como se avalia a educação nacional?
     Através do IDEB que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que é um indicador de metas a serem atingidas. Ele vem acompanhado de outras avaliações como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que avalia a Educação Básica brasileira e contribui para a melhoria de sua qualidade e universalização do acesso à escola.
    Deste temos 3 composições :Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc (também denominada "Prova Brasil") Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA

Slide 6

    Tem mais avaliações em larga escala?
    Sim. Há ainda o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – em inglês, (PISA) e o mais conhecido deles o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De início ele avaliava o desempenho do estudante ao fim da educação básica para contribuir com a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
    Caption: : FONTE: Google Imagens.

Slide 7

    Resumindo...
    É preciso estar de olho na educação e no significado de cada parte dela, pois a avaliação dessas partes formam um todo. Precisamos superar a ideia equivocada e atrasada de que “a escola é do governo”, não, a escola é pública e financiada com os recursos dos tributos pagos pela sociedade.As avaliações pedagógicas, institucionais e em larga escala são reveladoras de um diagnóstico acerca dos problemas e do avanço na educação básica.

Slide 8

    Referencias
    DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A Qualidade da Educação: Perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.FRIAS, M. A. E.; TAKAHASHI, R. T. Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem: Seu Signicado para o Aluno de Ensino Médio de Enfermagem. Rev.Esc.Enferm USP 2002; 36(2): 156-63. Material didático da disciplina de Políticas e Gestão da Educação Básica.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88