Aula 4 - Unidade II

Description

Gestão democrática
Marcos William M. L. de Carvalho
Slide Set by Marcos William M. L. de Carvalho, updated more than 1 year ago
Marcos William M. L. de Carvalho
Created by Marcos William M. L. de Carvalho almost 7 years ago
11
0

Resource summary

Slide 1

    POLÍTICAS E GESTÃO DE ED. BÁSICA
    Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios ContemporâneosO conceito de gestão está relacionado com o ato de administrar ou gerir algo, estando relacionada aos seguintes elementos:1) Eficiência: Relacionado à busca dos melhores resultados com os menores dispêndios (utilização dos recursos de forma produtiva);2) Eficácia: Associado ao alcance de metas, realizando o que foi proposto; e3) Efetividade: Critério de desempenho político da administração da educação (transformação da situação existente).

Slide 2

Slide 3

    GESTÃO DEMOCRÁTICA e PPP
    O conceito de Gestão Democrática previsto na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394/1996, e no Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005/2014) para escolas públicas;O Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) e sua construção democrática envolvendo alunos, funcionários, professores, pais e comunidade. Um projeto abrangente que relaciona-se com as particularidades de cada contexto social. O seu sucesso depende de algumas bases, tais como: comunicação eficiente; suporte institucional e financeiro; controle, acompanhamento e avaliação do projeto; e credibilidade.

Slide 4

Slide 5

    GESTÃO DEMOCRÁTICA
    A Gestão Escolar está pautada nos conceitos de:1) Descentralização, no momento em que as ações e decisões são implementadas de maneira horizontal e não hierarquizada;2) Participação, pois requer envolvimento de todos nos projetos de educação; e 3) Transparência nas decisões tomadas na escola. As ações devem ser de conhecimento de todos.FOCO NA AMPLIAÇÃO DE UMA CULTURA DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS

Slide 6

    Para Catani e Gutierrez (2001, p. 38), há uma íntima relação entre a participação e a gestão escolar: “(...) a participação se funda no exercício do diálogo entre as partes. Essa comunicação ocorre, em geral, entre pessoas com diferente formação e habilidades, ou seja, entre agentes dotados de distintas competências para a construção de um plano coletivo e consensual de ação.”
    GESTÃO DEMOCRÁTICA

Slide 7

    GESTÃO DEMOCRÁTICA
    A Gestão Democrática está pautada nos seguintes princípios:a) A democracia como melhor modelo de sustento das relações humanas em sociedade;b) A escola como instituição de natureza educativa (sua razão de ser);c) O sustento dos financiamentos da educação por todos os contribuintes;d) Garantia do acesso de todos à educação;e) Igualdade entre todos;f) Respeito à todas as manifestações culturais;g) Liberdade de expressão e pensamento;h) Estímulo ao diálogo na busca por melhores soluções; i) Eficiência, eficácia e efetividade no tratamento dos recursos; ej) Participação de todos através de conselhos, reuniões abertas etc.

Slide 9

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    CATANI, A. M.; GUTIERREZ, G. L. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In.: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2001.CURY, C. R. J. A Gestão Democrática na Escola e o Direito à Educação. RBPAE – v.23, n.3, p. 483-495, set./dez. 2007
Show full summary Hide full summary

Similar

POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AULA 04
KATIANE DANTAS
Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Andressa Veras Guimarães
POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AULA 04
KATIANE DANTAS
1_Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Andressa Veras Guimarães
Biological Molecules Definitions
siobhan.quirk
Features of Language
kelsey.le.grange
B1 Biology
Emily Needham
Changing Urban Environments
John Ditchburn
HRCI Glossary of Terms O-Z
Sandra Reed
ASIENTOS DE AJUSTE FINAL Y PREPARACION DE ESTADOS FINANCIEROS
Majo Herrera
Molecular Biology
Fadila Farag