Bio 54- Herança dos Grupos Sanguíneos

Description

Biologia Slide Set on Bio 54- Herança dos Grupos Sanguíneos, created by maria livia mariani on 26/06/2017.
maria livia mariani
Slide Set by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani almost 7 years ago
36
0

Resource summary

Slide 1

    Sistema ABO
    Sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. É um caso de polialelia (alelos múltiplos). Entre os genes IA e , temos um caso de herança com dominância absoluta, o mesmo ocorrendo entre os genes IB e . Já entre os genes IA e IB, há uma codominância. 

Slide 3

Slide 4

    Aglutinogênio H
    Os indivíduos de genótipos HH , Hh e os de genótipos hhIAIA, hhIA , hhIBIB, hhIB , hhIAIB, hh , por meio das técnicas tradicionais de determinação da tipagem sanguínea, são identificados como sendo do grupo sanguíneo O.  Pequena parcela da população (menos de 1%).

Slide 5

    Sistema Rh (Sistema D)
    • Gene R (gene D): Determina a formação do fator Rh, ou seja, determina que o sangue seja Rh+  (Rh positivo). • Gene r (gene d): Não determina a formação do fator Rh, ou seja, determina que o sangue seja Rh– (Rh negativo).  

Slide 6

    As pessoas Rh– ou D– não nascem com a aglutinina anti-Rh ou anti-D, mas têm a capacidade de produzi-la quando o seu sangue entra em contato com o aglutinogênio Rh.
    Sistema Rh

Slide 7

    Eritroblastose Fetal
    Também conhecida por doença hemolítica do recém-nascido (DHRN).   Acontece quando a mãe tem sangue Rh- e gera um filho Rh+ e este transmite, através da placenta no momento de parto, aglutinogênio Rh, estranho a ela. Então, começa a produzir e a acumular no sangue a aglutinina anti-Rh. Em gestações posteriores, se os filhos forem Rh+, haverá incompatibilidade entre as aglutininas, sendo que as hemácias do feto serão destruídas (hemólise).

Slide 8

    Sistema MN
    Quanto às transfusões sanguíneas, normalmente o sistema MN não causa grandes preocupações, já que não existem previamente os anticorpos anti-M e anti-N no plasma dos indivíduos. Transfusões repetidas podem, no entanto, sensibilizar o indivíduo e desencadear a produção desses anticorpos.  O conhecimento do tipo de sangue para o sistema MN é muitas vezes de grande valia em Medicina Legal, especialmente nos exames de exclusão de paternidade.  
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos