Por 31- Pré-Modernismo

Description

Vestibular Língua Portuguesa Slide Set on Por 31- Pré-Modernismo, created by maria livia mariani on 30/07/2017.
maria livia mariani
Slide Set by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 6 years ago
19
0

Resource summary

Slide 1

    Pré-modernismo
    Contexto histórico: Nos últimos anos do século XIX e nos primeiros do XX, instaurou-se no mundo um tumultuado contexto perpassado por inúmeras guerras, revoltas e revoluções que propiciaram uma forte crise política, econômica e social.

Slide 2

    Prosa do pré-modernismo
    Euclides da Cunha: Os Sertões (determinismo). Monteiro Lobato (promove a higienização, a profilaxia e o saneamento do Brasil, divulga a ciência; caráter pedagógico): Urupês; Ideias de Jeca Tatu; Mr. Slang; O Brasil e Problema Vital; Sítio do Picapau Amarelo. Lima Barreto: Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Slide 3

    Poesia do pré-modernismo
    Augusto dos Anjos: Eu.

Slide 4

Slide 5

Slide 6

    Outras manifestações artísticas
    Vanguardas europeias: Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo e Cubismo.

Slide 7

    Futurismo
    Apego excessivo ao futuro; Exaltação do progresso, da máquina e da velocidade. Filippo Tommaso Marinetti; Giácomo Balla.

Slide 8

    Expressionismo
    Valorizava a expressão do mundo interior do artista; A arte partia da subjetividade do indivíduo para o exterior; Imagens abstratas e concepções distorcidas. Edvard Munch; Wassily Kandinsky.

Slide 10

    Dadaísmo
    Pautada pelo ilogismo, pelo deboche e pela irreverência; Desejo de negar o que se havia produzido em matéria de arte até o momento e de começar tudo novamente. Uma das características mais marcantes do movimento dadaísta é o ready-made, que consiste em deslocar um objeto do cotidiano de seu uso tradicional, atribuindo-lhe  outra conotação, ou simplesmente, inutilizando-o. Os artista propunham algumas reflexões naquele momento em que a Europa estava em guerra: a primeira era a de que de nada adiantara o progresso a que a humanidade havia chegado, se no fim, ela havia cedido à situação de caos e barbárie novamente;  a segunda consistia no despropósito de se fazer arte quando o mundo estava em conflito.  Marcel Duchamp.

Slide 11

    Surrealismo
    Valorizavam o automatismo artístico, isto é, a criação espontânea, improvisada, não controlada pela lógica, o que contraria a valorização da técnica e da razão, predominante nos estilos anteriores. Os surrealistas rejeitavam a racionalidade e propunham o extravasamento de desejos e emoções direto do subconsciente para a tela, sem a mediação do pensamento, numa espécie de recriação artística do universo dos sonhos. Salvador Dalí; René Magritte; Joan Miró.

Slide 12

    Cubismo
    Predomínio de formas retas, tão ao gosto do Neoclassicismo; Figuras geométricas; Superposição e simultaneidade de planos, que sugerem a fragmentação da realidade e oferecem ao espectador diferentes perspectivas.  Pablo Picasso; Mondrian.
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.