Obras Artísticas

Description

Vestibular Artes (Obras Artísticas ) Slide Set on Obras Artísticas , created by Giovanna Moraes on 01/08/2017.
Giovanna Moraes
Slide Set by Giovanna Moraes, updated more than 1 year ago
Giovanna Moraes
Created by Giovanna Moraes over 6 years ago
26
2

Resource summary

Slide 1

    Monalisa - Leonardo da Vinci (1503 - 1517)
    Monalisa é considerada uma das principais e mais famosas obras de arte do mundo, do artista italiano Leonardo da Vinci.  É também conhecida como A Gioconda (La Gioconda, em italiano, significa ''a sorridente''). Obra do Renascimento, a Monalisa representa o padrão feminino da época, com sorriso conservador e ao mesmo tempo sedutor. 

Slide 2

    Garota do brinco de pérola - Jan Vermeer
    Muitas vezes, nomeado de ''A Mona Lisa Holandesa'', representa o retrato de uma mulher comum com um turbante azul na cabeça e um brinco de pérola que é o ponto mais importante desta obra de arte. Foi pintada pelo Holandês Johannes Vermeer. 
    Caption: : 1665

Slide 3

    Mulher com sombrinha - Claude Monet
    Conhecida também como ''Madame Monet e o filho'' ou ''Camille e Jean na Colina'' é uma das obras impressionistas famosas de Monet.  Foi reproduzida durante os verões de 1875 e 1876, e retrata sua primeira mulher e o filho no jardim de sua casa nova. O pintor utiliza uma técnica própria do impressionismo para reproduzir a imagem de uma caminhada com sua família nos arredores de sua residência. Na cena, os personagens são vistos de baixo para cima e caminham em campos cheios de flores chamadas papoilas, em um dia iluminado, cercado por nuvens no céu. Jean está mais ao fundo, enquanto sua mãe domina o centro da tela com uma sombrinha. A luz é um dos itens utilizados em pinturas impressionistas, com a utilização de um jogo de sombras e da perspectiva. É como se uma fotografia fosse retirada no momento em que os personagens estavam no campo.
    Caption: : 1875

Slide 4

Slide 5

    Café Terrace at Night - Vincent Van Gogh
    É uma obra famosa de Van Gogh, concluída em setembro de 1888, depois de sua chegada de Paris, na cidade de Arles, localizada ao sul da França. Na década de 90, os proprietários do café Van Gogh, como passou a ser chamado, pintaram a fachada com cores amarelo e verde para aproximá-la da forma como se vê no quadro.
    Caption: : 1885

Slide 6

    A Noite Estrelada - Vicente Van Gogh
    A Noite Estrelada (Starry Night) é uma obra artística reproduzida pelo artista Vicente Van Gogh, um Holandês que retratou cenas de sua memória aos 37 anos, quando se encontrava em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence.
    Caption: : 1889

Slide 7

    Retrato do Artista sem Barba - (1889) V.G
    Vicente sempre pintava retratos de si mesmo, um exemplo é o Autorretrato de Vicente Van Gogh (reproduzido na imagem) concluído no ano de 1889, assim como o Retrato do Artista sem Barba, um dos mais importantes do pintor.  O Retrato revela um pouco da sua personalidade, de suas técnicas e uma maneira de se conhecer mais. Isso porque, ele observava minunciosamente e de forma crítica cada detalhe de si através de um espelho e reproduzia em suas telas. Também, no final de setembro de 1889, ele teria pintado um quadro após ter retirado a barba, Foi também nesse mesmo ano que ele teria cortado um parte de sua orelha em um de seus ataques de depressão, fato que o levou a um suicídio.
    Caption: : O artista se matou em 29 de julho de 1890, em um campo de trigo, na França, com um tiro no peito.

Slide 8

    Retrato do Dr. Gachet - Vicente Van Gogh
    Considerada a pintura mais cara desse artista, retrata o Dr. Gachet, o médico que cuidou de Van Gogh em seus últimos dias de vida. Existem das versões dessa obra que foram pintadas em junho de 1890. Nas duas, o doutor está com a mão apoiada na cabeça e sentado. 
    Caption: : Dr. Gachet (1890)

Slide 9

    O Grito - Edvard Munch - (1893)
    No inglês Skrik , O Grito é uma famosa obra expressionista de uma série de pinturas criadas por Edvard Munch, um norueguês. A cena retrata a imagem de um ser andrógino em um período angustiante e desesperador de sua existência.  A paisagem do fundo é a doca de Oslofjord , em Oslo, no entardecer. 

Slide 10

Slide 11

    A Persistência da Memória - Salvador Dali
    Inspirado na Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein, que afirma que o tempo se curva sob a gravidade, Salvador Dali, um artista surrealista criou uma obra onde relógios surreais se ''derretem'' na paisagem que retrata a realidade. 
    Caption: : 1931

Slide 12

    Dora Maar com Gato - Pablo Picasso
    Caption: : 1941
    Pintura da amante de Pablo Picasso, sentada em uma cadeira com um gato pequeno andando sobre os ombros. A obra foi pintada no período da invasão nazista na França. Nesta época, Dora tinha 29 anos e viveu um longo tempo com o artista. 

Slide 13

    Number 5 - Jackson Pollock (1948)
    Foi um dos quadros mais expressivos de Jackson Pollock e também um dos mais caros da história. Pollock era um americano que teve muita influência no período do expressionismo abstrato. 
Show full summary Hide full summary

Similar

Arte Românica
Pedro Harzer
Arte Romana
vithor lavor
Racionais MC's
Rian Sperling
EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
MARIA BERNARDETE GUIMARAES
Intensivo UEL
Otavio Ferreira
Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
teste de artes
sousavitoria033
9º ano - Publicidade - Arte e o mundo dos negócios
Pedro Correia
Impressionismo
Laryssa Valencise
Arte Gótica
Naiana Bruna