Bio 36- Artrópodes

Description

Biologia Slide Set on Bio 36- Artrópodes, created by maria livia mariani on 15/08/2017.
maria livia mariani
Slide Set by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 6 years ago
247
1

Resource summary

Slide 1

    Características gerais
    Primeiros animais providos de apêndices locomotores articulados; exoesqueleto de quitina; cefalotórax e hepatopâncreas em crustáceos e aracnídeos; tubo digestório completo e glândulas anexas; túbulos de Malpighi; papo, moela; são segmentados; há molinete nos crustáceos, utilizados para triturar os alimentos; alguns aracnídeos (como as aranhas) e alguns insetos (como certas espécies de moscas) também fazem a digestão extracorpórea;  O crescimento se faz por mudas ou ecdises. Na muda,  o animal elimina o esqueleto velho, aumenta rapidamente em volume e produz um novo exoesqueleto, compatível com o seu novo tamanho. O exoesqueleto abandonado durante a muda é chamado de “casca” ou exúvia. As mudas são estimuladas por um hormônio, o ecdisona. O filo dos artrópodes compreende cinco grandes classes: Insecta, Arachnida, Crustacea, Chilopoda e Diplopoda.

Slide 2

    A respiração mais frequente é a traqueal, sendo realizada por insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.   Alguns aracnídeos, como os ácaros, fazem a respiração cutânea. Em alguns também ocorre a respiração filotraqueal ou pulmotraqueal. Crustáceos e formas jovens (ninfas) de certos insetos fazem respiração branquial. O sistema circulatório é aberto/lacunar (sangue circulando livremente no corpo). A excreção pode ser feita através de túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes), de glândulas verdes ou antenais (crustáceos) e de glândulas coxais ou femurais (aracnídeos). O sistema nervoso é ganglionar. Com exceção apenas dos aracnídeos, os artrópodes possuem antenas. Insetos, quilópodos e diplópodos são animais díceros (possuem um par de antenas), enquanto os crustáceos são tetráceros (possuem dois pares de antenas). A reprodução normalmente é sexuada por fecundação cruzada e interna, sendo que, em algumas espécies, também pode ocorrer o fenômeno da partenogênese. O desenvolvimento pode ser direto (alguns insetos, aranhas, escorpiões, quilópodes, diplópodes) ou indireto (muitas espécies de insetos, crustáceos).
    Características gerais

Slide 3

    Insetos
    Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; díceros (um par de antenas); hexápodes (3 pares de patas); respiração traqueal; a excreção ocorre através dos túbulos de Malpighi. Podem ser ápteros (sem asas), dípteros (um par de asas) ou tetrápteros (dois pares de asas). Os insetos são dioicos, sendo comum o dimorfismo sexual. A fecundação é interna, e o desenvolvimento pode ser direto (insetos ametábolos) ou indireto (insetos hemimetábolos e holometábolos).

Slide 4

    Aracnídeos
    Cefalotórax e abdome; áceros (sem antenas); octópodos (4 pares de patas). Fazem respiração filotraqueal. Alguns, como as aranhas, também realizam a respiração traqueal, e outros, como os ácaros, fazem respiração cutânea. A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi e pelas glândulas coxais. *Araneídeos; *Escorpionídeos; *Ácaros.

Slide 5

    *Araneídeos
    Quelíceras (cortam o alimento); pedipalpos (órgão sensorial e de cópula). Em algumas espécies, as quelíceras estão ligadas às glândulas de veneno e,  nesse caso, constituem os órgãos inoculadores de veneno.  

Slide 6

Slide 7

Slide 8

    Crustáceos
    Cefalotórax e abdome; tetráceros (2 pares de antenas); número variável de patas; respiração branquial; excreção através de glândulas verdes (antenais). Os crustáceos vivem, principalmente, em ambientes aquáticos (marinhos ou dulcícolas), embora existam algumas poucas espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Essas espécies terrestres também fazem respiração branquial e, por isso, exigem que no ambiente haja umidade para permitir a difusão dos gases respiratórios através dos filamentos branquiais. Exemplos: Cyclops, Daphnia ("pulga-d'água"), Lepas (anatifas), Balanus (craca), lagostas, camarões, siris, caranguejos, Porcellio (tatuzinho-de-jardim) e Ligia (barata-da-praia).

Slide 10

    Quilópodos
    Corpo dividido em cabeça e tronco; um par de patas por segmento; forcípulas (estruturas inoculadoras de veneno); díceros (um par de antenas longas); respiração traqueal; excreção através de túbulos de Malpighi; fecundação interna; desenvolvimento direto. Exemplo: centopeia ou lacraia.

Slide 11

    Diplópodos
    Corpo dividido em cabeça e tronco; dois pares de pata por segmento; díceros (um par de antenas curtas); respiração traqueal; excreção através de túbulos de Malpighi; fecundação interna; desenvolvimento direto; não possuem forcípulas e não são venenosos. Exemplo: embuás ou piolhos-de-cobra.

Slide 12

    Observação
    Os quilópodos e os diplópodos formam os grupos dos miriápodes ou miriápodos (do grego myria, inúmeros, milhares, e podos, pé, pata), nome que constitui uma alusão exagerada ao grande número de patas desses animais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos