Hisb 47- República Oligárquica: Café, Indústria e Movimento Operário

Description

História do Brasil Slide Set on Hisb 47- República Oligárquica: Café, Indústria e Movimento Operário, created by maria livia mariani on 18/08/2017.
maria livia mariani
Slide Set by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani over 6 years ago
10
1

Resource summary

Slide 1

    República Oligárquica (1894-1930)
    Encerrada a República da Espada, a sociedade brasileira exerceu, pela primeira vez, o direito de voto para a Presidência da República, elegendo Prudente de Morais, representante dos cafeicultores do Sudeste. Interesses dos grupos oligárquicos da sociedade. Eram muito exportados: café, açúcar, algodão, borracha, couros e peles, cacau, ouro, etc.

Slide 2

    Economia
    *Funding Loan; *Café; *Borracha e outros produtos; *Indústria.

Slide 3

    *Funding Loan (1898)
    Nos primeiros anos do regime oligárquico, o Brasil ainda vivia as graves consequências do Encilhamento. Buscando solucionar essa crise, o presidente Campos Sales, antes mesmo de sua posse, iniciou um acordo econômico externo, assinado com banqueiros ingleses, conhecido como Funding Loan.   O acordo tratou-se de uma renegociação da dívida brasileira e da entrada de um novo montante monetário de 10 milhões de libras. O Funding Loan conseguiu reduzir os desastrosos efeitos do Encilhamento. 

Slide 4

    *Café
    Superprodução com consequente explosão nos estoques e, devido à crise de 1929, não houve muitos compradores.

Slide 5

    *Indústria
    Além dos recursos oriundos das exportações, a atividade industrial foi estimulada pela necessidade de substituir importações durante a Primeira Guerra Mundial. Houve também a colaboração de imigrantes para a industrialização brasileira.

Slide 6

    Movimento operário
    Uma das consequências do desenvolvimento industrial foi a formação do movimento operário no Brasil. Prova do papel repressor do Estado veio no ano de 1907 com a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao governo expulsar estrangeiros considerados subversivos e, já no final da República Velha, com a Lei Celerada (1927), aprovada no Congresso Nacional, que autorizava o fim de manifestações grevistas e a possibilidade de as autoridades legais fecharem qualquer grupo representativo considerado contrário à ordem pública, como sindicatos e partidos.  Tamanha arbitrariedade governamental não foi capaz de eliminar a luta do operariado no Brasil. Em 1906, vinte e oito sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro iniciaram o Primeiro Congresso Operário, criando as bases para a fundação, em 1908, da Confederação Operária Brasileira (COB),  que unificou a luta pela causa trabalhadora no Brasil. O Congresso Operário seguia tendências anarquistas e socialistas,  além de optar pelo uso da greve como instrumento de luta. Porém, o grande instante do movimento operário ficou por conta da Greve de 1917. O governo paulista, com a intermediação de uma comissão de jornalistas, conseguiu negociar o fim da greve, após atender alguns dos pontos defendidos pelos trabalhadores.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
Marcos Roberto Martinez
Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
Karen Laura
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Lucas Villar
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.
República Velha
Vitor Gomes