Educação ambiental

Description

Aula sobre Educação Ambiental
Maria Hosana
Slide Set by Maria Hosana, updated more than 1 year ago
Maria Hosana
Created by Maria Hosana over 6 years ago
80
1

Resource summary

Slide 1

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL
      O capítulo I, artigo 1º da lei federal 9.795 Política Nacional de Educação Ambiental define a EA, como se segue; “Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”           Trabalhar educação ambiental fazendo uso do saber de outras áreas do conhecimento torna o processo de ensino aprendizagem dinâmico, criativo, atrativo, interativo e articulado. O método interdisciplinar neste contexto favorece a formação de cidadãos conscientes ambientalmente.

Slide 2

    PLANTIO DE MUDAS DE ARVORES

Slide 3

    A interdisciplinaridade representa uma prática que envolve disciplinas de áreas semelhantes para explicar determinado conteúdo.  “ A interdisciplinaridade normalmente é compreendida como a prática de cruzamento de disciplinas ou de partes do conteúdo disciplinar que eventualmente ofereçam ponto  de contato  nas atividades letivas “. ( CASCINO, 2000, p. 67).                         A educação ambiental deve ser trabalhada na escola  articulada com as demais áreas do conhecimento. Conscientizar o educando que ele é parte integrante do meio , que suas ações causam transformações ambiental e que ele mesmo sofre as consequências  

Slide 4

    O conceito de meio ambiente é amplo e abrange uma totalidade que inclui os aspectos naturais e os resultantes das atividades humanas, sendo assim, meio ambiente é o resultado da interação de fatores biológicos, físicos, econômicos e culturais (BRUGGER, 1999). Para as Nações Unidas,  meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. Qualquer alteração indesejável das características físicas, químicas ou biológicas do solo, da água ou do ar que podem afetar, prejudicialmente a vida do homem ou das espécies desejáveis, os nossos processos industriais, as condições de vida e o patrimônio cultural, ou que possam deteriorar os nossos recursos em matérias primas, são considerados poluição (DINIZ & FRAGA, 2000).

Slide 5

Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo