Estilos de Aprendizagem

Description

Questionário que permite identificar os estilos de aprendizagem preponderantes nos alunos e participantes de cursos.
Zélia Couto
Slide Set by Zélia Couto, updated more than 1 year ago
Zélia Couto
Created by Zélia Couto over 6 years ago
40
0

Resource summary

Slide 1

    Análise dos alunos
    A partir do material disponibilizado sobre a análise dos alunos, considerando que "os aprendizes não são iguais, nem iguais aos designers e professores. Se não partirmos do nosso público-alvo, corremos o risco de planejar e desenvolver um ensino que não é apropriado para ninguém", e da proposição da atividade, criei um recurso para motivar os alunos a participar do curso e, ainda, para se conhecerem melhor, refletindo sobre o modo como aprendem melhor.   O material pode ser visualizado e acessado no link https://www.goconqr.com/pt-BR/p/11151639   Convido você a acessar e preencher o questionário, identificando sua melhor performance! Um abraço. Zélia

Slide 2

    Estilos de Aprendizagem - VARK
    Questionário online para identificar como você aprende melhor.   V - Visual A - Auditiva R - Leitura/escrita K - Cinestésico
    Caption: : Estilos de Aprendizagem

Slide 3

     A teoria VARK classifica os estudantes em quatro  categorias: Visual Auditiva Leitura/ Escrita Cinestésico Antes de começarmos a discutir o que cada uma dessas categorias implica, é importante esclarecer que estas são apenas preferências de aprendizagem – nenhum método é eficiente sozinho e quando combinadas duas teorias podem ter um resultado ainda mais efetivo. 1) Visual: Os estudantes com o estilo de aprendizagem visual não são bons com textos escritos mas podem assimilar bem imagens, gráficos, diagramas, vídeos e outros materiais de aprendizagem desse estilo. Os estudantes visuais também têm a tendência de desenhar o seu modo de pensamento como uma maneira de comunicar as suas ideias tanto a si mesmos como a dos outros.
    2) Auditiva: Este estudantes aprendem melhor quando ouvem seja uma vídeo aula ou quando escutam músicas para estudar. Esse tipo de aprendizagem também favorece  a fixação do conteúdo na sala de aula ou o aprendizado através de vídeo-aulas. Estes estudantes são geralmente mais lentos a ler do que os estudantes de outros estilos de aprendizagem; muitas vezes preferem ouvir em vez de tomar notas. 3) Leitura/Escrita: Estes estudantes aprendem melhor lendo ou escrevendo pois se sentem extremamente confortáveis com informações que são apresentadas num formato textual tais como listas, livros ou manuais. Eles costumam tomar notas palavra-por-palavra e aprendem melhor com professores que incluem muita informação nas frases que pronunciam. Quando apresentados com as informações visuais, eles  beneficiam transferindo a informação em texto, especialmente em listas. 4) Cinestésico: Esse tipo de aprendizagem exige prática e movimento. Este tipo de estudante precisa de estimulo externo, caso contrário, pode perder interesse. O pensamento normalmente é amplo, fazem anotações de acordo com seu raciocínio e não normalmente o que o professor diz em sala de aula.

Slide 4

    Questionário VARK
    Identifique seu estilo preponderante de aprendizagem no link:   http://vark-learn.com/questionario/   e divulgue seu resultado no fórum do nosso curso para nos conhecermos melhor e estudarmos juntos os novos recursos do GoConqr!
    Caption: : GoConqr ferramentas
Show full summary Hide full summary

Similar

Crise da República e a ruptura de 1930
jacson luft
O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Recursos hídricos
Homero Borba
Mapa Mental - Algoritmos e Programação
Marcos Santos2025
O Governo-Geral Brasil colônia
THIAGO GIRALDI FONSECA
Design Instrucional
leodias.rj
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
Johannes Lustosa
O Governo-Geral Brasil colônia
Micael Oliveira
Brasil colônia
Halison César
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
Dudu Games
O processo de Comunicação Visual
Mariana Bitencourt