Português para Vestibular

Description

Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Slide Set by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
3712
164

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    1. Semântica: o significado das palavras em contexto "É um assunto que cai bastante, porque ajuda o aluno a compreender o texto". É possível cair perguntas específicas sobre o significado de determinadas palavras. O vestibular da Fuvest costuma realizar essa prática e alerta que "pegadinhas" de semântica também são corriqueiras. 2. Elementos coesivos: pronomes econjunções "Pronomes e conjunções são aqueles elementos que fazem a construção de um texto", diz Carrera. "O que cai todos os anos nos vestibulares é pronome relativo". Esse tema também está bem associado à redação, porque ajuda a tornar mais clara a produção textual. 3. Figuras de linguagem e Relações entre textos O aluno tem que saber o gênero textual.  
    4. Conjugação: uso dos tempos e modos verbais O tema é associado à elaboração da redação.  6. Paráfrase ou tradução de sentido É essencial para a interpretação de um texto, principalmente na hora de analisar as alternativas de determinada pergunta. "Nada mais é do que a reescrita. Nas questões vão ter palavras diferentes, mas que traduzem a mesma ideia". A paráfrase "pobre" em uma redação, por exemplo, da coletânea de textos é mal vista, por ser uma mera mudança por sinônimos. 7. Classes de palavras  Os estudantes devem conhecer bem os aspectos estruturais que norteiam as dez classes gramaticais e ter noção de que seis dessas são flexionadas em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto. Na construção do texto, a professora do cursinho do XI lembra que os vestibulares costumam tratar bastante de paralelismo.
    Português

Slide 3

    8. Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados."A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência", diz. "Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema". Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. "A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também", comenta Augusta. 9. Realismo: Eça de Queirós e Machado de AssisPeríodo associado ao cientificismo do final do século 19. "Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções", diz a professora do XI. 10. Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira,Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães RosaO aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. "Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral", conta Augusta. "O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha".
    Literatura
Show full summary Hide full summary

Similar

Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Interpretação de Texto
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes