6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula

Description

6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
Slide Set by Maria José, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
Maria José
Copied by Maria José over 8 years ago
2030
38

Resource summary

Slide 1

    A metodologia da sala de aula invertida é um modelo pedagógico que inverte a ordem tradicional em que ocorre a aprendizagem para que o aluno antecipe o estudo do conteúdo e, então, use o tempo de aula para atividades complementares para reforçar esse aprendizado.Este modelo implica em uma melhor utilização do tempo de aula e promove a aprendizagem ativa e colaborativa, muito mais em sintonia com os tempos de hoje.
    1 “Flippear” a sala de aula

Slide 2

    A própria natureza da aprendizagem é social. Ninguém aprende tudo através de um único livro. Portanto, para enriquecer o nosso aprendizado e desenvolver as nossas próprias opiniões e pontos de vista, é fundamental  compartilhar o conhecimento.Um grupo de estudo on-line oferece o cenário perfeito para realizar esse fluxo de conhecimento com os nossos alunos, para além da sala de aula. Além disso, a possibilidade de acessar as estatísticas de desempenho dos alunos nos Grupos de GoConqr  permite que o professor avalie o progresso dos estudantes.
    2 Grupos de Estudo On-line

Slide 3

    Já falamos aqui das possibilidades do uso de celulares na sala de aula. No entanto, ainda são poucos professores que incorporaram metodologias com os dispositivos móveis em suas aulas. Sugerimos que você inicie a introdução dos celulares como ferramenta de estudo de maneira lenta, permitindo a sua utilização para algumas atividades específicas com acompanhamento dos resultados e reações dos alunos.Os apps de GoConqr foram criados pensando no professor e no aluno. Com os aplicativos você pode visualizar, copiar e compartilhar os recursos criados com as ferramentas online. É um ótimo recurso para engajar ainda mais os alunos, principalmente como dever de casa. Pensando nisso, também lançamos o app Flashcards de GoConqr, exclusivo para criação de Flashcards da palma da mão.
    3 Aprendizagem Móvel
    Caption: : Apps gratuitos de GoConqr

Slide 4

    Pensando nos desafios que os alunos e professores enfrentam com a volta às aulas, criamos mais uma ferramenta de educação que abre muitas possibilidades: os Slides.Os Slides online são ideais para uma aprendizado visual. Com eles, é possível resumir e reunir todo o conteúdo de estudo, como resumos, imagens, vídeos e, principalmente, os materiais de estudo criados com Mapas Mentais, Flashcards e Simulados de GoConqr. O professor pode passar o resumo da aula por meio dos Slides e pedir a criação de Slides como dever de casa.
    4 Slides de GoConqr
    Caption: : Crie Slides para apresentações, resumos e para compartilhar material de estudo com os alunos

Slide 5

    Cada vez mais projetos educacionais estão utilizando a Gamificação como forma de inovar, motivar e reter atenção do aluno em sala de aula. Utilizando jogos de aprendizagem, a Gamificação vai muito além de premiar os alunos que obtém bons resultados. A ideia aqui é dinamizar e motivar a classe a aprender de forma leve e lúdica.
    5 Gamificação

Slide 6

    6 Clube da Leitura
    Em tempos de tecnologia aliada à educação, os livros voltam ao foco da aprendizagem por meio de aplicativos para leitura. Estimulação cerebral, aprendizado contínuo, fortalecimento da memória e redução do estresse são alguns dos muitos benefícios da leitura. Estimular a leitura, dentro e fora da sala de aula, por meio da tecnologia, pode ser um aliado à aprendizagem.E, após a leitura, mantenha a motivação dos alunos, sugerindo deveres de casa como criar análises e resumos usando Mapas mentais, Flashcards ou Notas On-line. Os alunos podem compartilhá-los Gostou? Compartilhe com seus amigos e alunos que ainda não fazem parte de GoConqr!Tem mais sugestões para aplicar em sala de aula? Compartilhe nos comentários! 
Show full summary Hide full summary

Similar

Ensinando com as ferramentas de GoConqr
Nathalia - GoConqr
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
Ítalo Rangel
Ensinando para Vestibular e Enem com ferramentas de GoConqr
GoConqr suporte .
GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Letramento Digital no Ensino Fundamental
Fearslayer
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa