slide sobre Arte contemporânea

Description

slide de arte contemporânea para 1°ano do ensino médio.
suzana paula souza
Slide Set by suzana paula souza, updated more than 1 year ago
suzana paula souza
Created by suzana paula souza over 7 years ago
1848
3

Resource summary

Slide 1

    ARTE CONTEMPORÂNEA
    A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra. A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.

Slide 2

    Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, as quais se mesclam com a arte oferecendo assim, novas experiências artísticas-culturais pautadas principalmente, nos processos artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem. Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna, abandonando diversos paradigmas e trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade, ao mesmo tempo que abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.).

Slide 3

Slide 4

    Imbuídos dos ideais que alicerçam a arte contemporânea, surgem diversos movimentos ou escolas artísticas vanguardistas que buscaram romper com a Arte Moderna, ligada ao consumo, para dar lugar à arte contemporânea, relacionada com a comunicação. 
    Movimentos Artísticos Contemporâneos

Slide 5

    Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos e, como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte.Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia” em detrimento da “arte-visual”, sendo o principal material da arte a "linguagem". Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores.
    ARTE CONCEITUAL

Slide 6

    A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.
    Caption: : Objetos Cinéticos do escultor grego Panagiotis Vasilakis "Takis", Paris
    ARTE CINÉTICA

Slide 7

    Pop Art
    A Pop Art, ou Popular Art foi um movimento essencialmente artístico surgido durante a década de 1950, na Inglaterra, e que se difundiu, durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York; ao contrário do que o nome possa indicar, não pode ser considerado como um fenômeno de cultura popular, mas como uma interpretação pelos artistas deste movimento da cultura dita popular e de massas.

Slide 8

    Expressionismo Abstrato
    O Expressionismo Abstrato,também chamado de “Escola de Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.Esse movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
    Caption: : Obra de Jackson Pollock, Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos .

Slide 9

    A expressão “Minimalismo” (do inglês, “Minimal Art”) faz referência aos movimentos estéticos, científicos e culturais que surgiram em Nova York, entre o fim dos anos de 1950 e início da década de 1960, os quais, por sua vez, primavam pelo mínimo de recursos e elementos utilitários, reduzindo todos seus aspectos ao nível essencial. Com efeito, já em 1966, o filósofo e critico de artes Richard Arthur Wollheim (1923- 2003) já apontava o minimalismo daquela década como uma das correntes que mais influenciariam o campo das artes visuais, arquitetura, design, música, programação visual, desenho industrial, durante o século XX.
    MINIMALISMO

Slide 10

    Características da arte contemporânea :
    Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias Subjetividade e liberdade artística Efemeridade da arte Abandono dos suportes tradicionais Mescla de estilos artísticos
    Utilização de diferentes materiais Fusão entre a arte e a vida Aproximação com a cultura popular Questionamento sobre a definição de arte Interação do espectador com a obra
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
Música
Philosophus Rex
História da Arte: Impressionismo
carlanardesbis
Arte Rupestre
GoConqr suporte .
Dadaísmo
prof_raphael_arte