Tea (chá, em inglês) deriva da abreviatura de Transporte de Ervas Aromáticas
As palavras acima descritas estavam gravadas nas caixas que Catarina de Bragança levou para Inglaterra, juntamente com o dote oferecido por ocasião do seu casamento com Charles II. Dentro desta caixa estavam folhas destinadas a fazer chá. Em Portugal, a ingestão de chá já era um hábito dos mais ricos, muito antes de a filha de D. João IV partir rumo às ilhas britânicas, tendo sido ela a responsável pelo enraizamento deste costume na sociedade inglesa.
Uma vez apresentado com todo o seu ritual de elegância e delicadeza, o cerimonial do chá passou a ser associado à alta aristocracia, pelo que passou a ser copiado por aqueles que desejavam estar perto ou movimentar-se na mesma esfera que as classes mais altas da sociedade inglesa.
Por isso, esqueça a ideia do chá das cinco como tradição britânica. Foi Catarina de Bragança quem introduziu o hábito nas ilhas britânicas e Portugal, com as suas ligações culturais a todo o mundo — neste caso o Japão, de onde chegavam as maravilhosas folhas de chá — esteve na génese de um costume que julgávamos ser inglês.
Expressões Portuguesas e o seu significado
"Maria Vai com as outras"
Expressão normalmente dirigida a quem não pensa pela própria cabeça e se junta à maioria, por pensar que essa será a melhor opção.
O que a maior parte das pessoas desconhece é que esta expressão nasce ainda no seio da corte de D. Maria I, mãe de D. João VI, que viria a enlouquecer e, por isso, seria afastada do trono e condenada a viver em recolhimento. Naquela altura, a rainha era apenas avistada de vez em quando e acompanhada de numerosas damas da corte. O povo, quando a via dizia ‘lá vai D. Maria, com as outras’.
"Ficar a ver navios"
Expressão que utilizamos quando aguardamos algo que acaba por não acontecer, frustrando as nossas expectativas. A expressão deriva também do passado, mais precisamente da época que ficou marcada pelo desaparecimento de D. Sebastião em 1578. Parece que naquela época o “desejado” era tão desejado que o povo se reunia no Alto de Santa Catarina a ver os navios que chegavam e a esperar que de um deles surgisse o rei que nunca regressou.