Tecnologias na educação e a prática docente Public

Tecnologias na educação e a prática docente

Manoela Campos
Course by Manoela Campos, updated more than 1 year ago Contributors

Description

As tecnologias são hoje uma forte aliada na educação básica e o quanto este recurso também tem influenciado a prática docente promovendo significativas mudanças para a formação dos professores.

Module Information

No tags specified
Diante do potencial hoje demostrado pela internet, o professor pode usufruir deste recurso propondo inicialmente pesquisas na web dentro do seu conteúdo. Para desenvolver esta pesquisa é interessante o professor colocar um tema central a ser pesquisado e deixar os alunos desenvolverem suas buscas. A cada pesquisa efetivada pelos alunos, o professor pode sugerir novos caminhos e também aumentar a complexidade do que se pretende pesquisar, incluindo novos temas e também outras ferramentas de busca disponíveis na web. É importante ressaltar que todo trabalho deve ser desenvolvido dentro do contexto e objetivo da aula, resguardando assim a garantia de uma aprendizagem efetiva da aula proposta. Acesse o link para se aprofundar mais: https://tecnologia.porvir.org/
Show less
No tags specified
Os recursos audiovisuais também tem se mostrado um forte aliado na prática pedagógica. Nesse contexto, o documentário é uma ferramenta interessante para o professor, pois permite desenvolver no aluno a criatividade e também uma reflexão da realidade, muitas vezes, ausente das aulas tradicionais.
Show less
No tags specified
As possibilidades de uso dos recursos tecnológicos e das redes sociais são muitas, e variam desde pesquisas, comunicação e interação até a disponibilização de conteúdos, acesso a informação, formação de grupos de estudos e de oferecimento de ferramentas e recursos para o usuário. Seu uso é uma tendência da prática pedagógica em sala de aula.  Um exemplo e o Facebook. Para trabalhar com ele, o professor pode criar um grupo de estudos ou uma página, para que juntos discutam sobre os conteúdos das aulas, postem dúvidas e até mesmo para sugerir materiais de estudo sobre a aula. Posteriormente o grupo ou a página podem ser ampliadas para toda escola e também ser desenvolvidos projetos para serem expostos no grupo ou página criadas no Facebook.
Show less
No tags specified
Ferramentas como celular e os tablets tem proporcionado meios para otimizar o ensino e a comunicação em sala de aula. Neste caso, o celular é um excelente recurso, pois hoje é acessível para a maioria da população, e se utilizado para fins pedagógicos pode apresentar muitas possibilidades para o professor. Ao se apropriar deste recurso em sala, o professor pode direcionar a turma ao entendimento de como fazer dowloads de aplicativos interessantes para o contexto escolar, que podem ser desde aplicativos sobre o conteúdo da aula, como até mesmo aplicativos que criam ambientes de trabalhos e estudos.
Show less
Show full summary Hide full summary