Aptidão Física Public

Aptidão Física

Ana Gomes
Course by Ana Gomes, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Analisa a importância de um estilo de vida ativo, verifica o teu nível e cria um treino adaptado às tuas capacidades e interesses.

Module Information

Description

Pesquisar online pela: versão portuguesa das recomendações da OMS para a atividade física e comportamento sedentário. Apresentar a informação recolhida num documento que submete na respetiva tarefa no “Teams”.
No tags specified
Descrição Grupos de 2 alunos/as. Pesquisa sobre as recomendações da OMS para Atividade Física e Comportamento Sedentário para a sua faixa etária.   Operacionalização Pesquisa online: versão portuguesa das recomendações da OMS para a atividade física e comportamento sedentário. Apresenta a informação recolhida num documento e submete-o na respetiva tarefa no “Teams”.
Show less

Description

Visualiza o vídeo, caso não consigas clica n link: https://www.ted.com/talks/murat_dalkilinc_why_sitting_is_bad_for_you?language=pt-br Responde às questões: Wordwall acesso a alunos: https://wordwall.net/play/18190/485/205
No tags specified

Description

Acede à tua conta pessoal no site FITESCOLAS e analisa os seus resultados obtidos nos testes de apt. física aplicados nas aulas de Ed. Física. https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx
No tags specified
Descrição: Acede à tua conta pessoal no site FITESCOLAS e analisa os resultados obtidos nos testes de aptidão física aplicados nas aulas de Ed. Física. Responde ao formulário no qual se solicita os resultados da análise do seu nível de aptidão física e interesses.   Operacionalização Acede pelo link: https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx  faz registo na plataforma e acede à tua conta pessoal.   Para o registo Fitescolas: Nome de Utilizador: 1º letra do 1º nome e 1º letra do 2º nome mais último nome, mais DDMMAA Exemplo para a aluna: Ana Maria Pereira que nasceu a 01/02/2003 o utilizador será: ampereira010203 Senha de acesso: password, esta palavra é alterada no primeiro acesso.   Acede à tua área pessoal e vê os teus relatórios das avaliações realizadas. Aproveita e navega pela plataforma analisando além das informações do relatório individual, as análises possibilitadas e os recursos disponibilizados pela plataforma. Na tua área privada podes manter um registo da tua atividade diária, de acordo com o gasto energético das atividades que assinales e a sua duração é criado um relatório com um índice de dispêndio energético.   Responde ao “forms”: https://forms.gle/oL3pL9vDeog8J6SV6
Show less

Description

Criar um plano de treino personalizado (pode usar base de plano fornecido pela professora).
No tags specified
Descrição. Cria um plano de treino personalizado (pode usar base de plano fornecido pela professora).   Operacionalização Depois da análise dos resultados de aptidão física do 1.º período e da informação que reuniste sobre a tua condição física elabora 1 plano de treino ajustado às tuas necessidades e aos teus objetivos. Este deve ser submetido na respetiva tarefa atribuída no Teams, como ficheiro word, pdf ou jpeg no caso de realizar o plano de treino em papel e tirar fotografia para anexar. Inclui no treino o aquecimento e alongamentos. Deverás selecionar 8 exercícios para a parte principal, na qual constam exercícios ajustados às tuas necessidades e interesses. Podes copiar uma imagem ou indicar o nome do exercício (com breve explicação se necessário) Podes usar como base os treinos propostos pela professora, sugiro que pesquises opções de exercícios em Darabee.com.   Deverás saber o seguinte: Protocolo TABATA: Criado pelo senhor Izumi Tabata em 1996, cientista de um departamento de fisiologia no Japão, que conduziu testes em vários grupos de atletas aplicando treinos de intensidade moderada e treinos intervalados de alta intensidade. Constatou que com 4 minutos de exercícios de alta intensidade (cumprir com o maior número de repetições de cada exercício nos 20 segundos), aplicado 3x por semana, existe uma melhoria não só das capacidades aeróbias mas também anaeróbias.   Referências para o treino Tabata - 4 minutos de duração total, - 20 segundos de atividade intensa por exercício, - 10 segundos de descanso entre exercícios, - total de 8 exercícios.   Exemplo de uma sessão de treino Tabata: - Aquecimento prévio de 5 minutos (exercícios aeróbios: saltitar, salto às corda, polichinelos, etc) - Exercício para braços nos intervalos 1 e 3 - exercício para pernas para os intervalos 2 e 4 - Exercício para abdominais nos intervalos 5 e 7 - Sprints nos intervalos 6 e 8 - Retorno à calma e alongamento final.   Também podes organizar cada sessão Tabata por grupos musculares, reforçando os grupos musculares que mais necessitas, por exemplo: - 2ª feira - Tonificar e fortalecer pernas e glúteos; - 3ª feira - Tonificar e fortalecer peitoral e tricípites  - 4ª feira: Tonificar os abdominais e fortalecer a região lombar - 5ªf : Tonificar e fortalecer pernas e glúteos (tal como 2ªf, mas com outros exercícios, para treinar outras porções musculares) - 6ªf: Tonificar e fortalecer braços e peitoral.
Show less

Description

Exercita o treino e aplica o plano de treino à turma.
No tags specified
Descrição. Aplicação do plano de treino à turma.   Operacionalização. Em aula indicada pela professora, o/a aluno/a executa o seu plano de treino sendo o “treinador” da sua turma com a duração máx. de 20 min. Conversa final sobre o que era pretendido exercitar, se o objetivo foi cumprido e perceção do grupo sobre os exercícios selecionados.
Show less
Show full summary Hide full summary