Teorema de Pitágoras - 8.º ano Public

Teorema de Pitágoras - 8.º ano

Dulce Pedro
Course by Dulce Pedro, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Atividades diagnósticas

Module Information

No tags specified

Context

Para este capítulo será necessário recordar conceitos e propriedades aprendidas anteriormente. Nesta sequência de aprendizagens vais poder recordar e por à prova os teus conhecimentos. Segue as atividades pela ordem em como surgem. Podes sempre voltar atrás quando precisares.   1.1. Teorema de Tales         1.1.1. O teorema de Tales - Como aplicar?           Nesta apresentação é-te proposto a visualização do Vídeo da Inês.         Realiza as três atividades propostas para pôr à prova!!!         Após a realização da tarefa, faz um print da atividade realizada e coloca na Classroom como evidência. 1.2. Critérios de semelhança de triângulos          1.2.1. Critérios de semelhança de triângulos - Como aplicar?           Nesta apresentação é-te proposto a visualização do Vídeo da Inês.           Atividade proposta para pôr à prova!!!          Após a realização da tarefa, faz um print da atividade realizada e coloca na Classroom como evidência. 1.3. Raiz quadrada          1.3.1. Raiz quadrada- Como aplicar?           Nesta apresentação é-te proposto a visualização do Vídeo da Inês.            Realiza as três atividades propostas para pôr à prova!!!            Após a realização da tarefa, faz um print das atividades realizadas e coloca na Classroom como evidência. 1.4. Operações com raízes quadradas          1.4.1. Operações com raízes- Como aplicar?          Nesta apresentação é-te proposto a visualização do Vídeo da Inês.          Realiza a atividade proposta          Após a realização da tarefa, faz um print das atividades realizadas e coloca na Classroom como evidência. Conclusão - Responde ao questionário sobre esta atividade. Bom trabalho!!
Show less
No tags specified

Context

TEOREMA DE TALES O teorema de Tales foi desenvolvido pelo matemático Tales de Mileto, que demonstrou a existência de uma proporcionalidade nos segmentos de reta formados por retas paralelas cortadas por retas transversais. A partir desse teorema, é possível perceber relações de proporcionalidade em várias situações, o que tem vasta aplicação, como na astronomia e em triângulos.  O Teorema de Tales refere que: "Se, no mesmo plano, duas retas paralelas intersetam duas retas concorrentes, os triângulos obtidos tem os comprimentos dos lados diretamente proporcionais". O teorema recíproco do teorema de Tales permite-nos afirmar o inverso, ou seja, que: "Se no mesmo plano, duas retas intersetam duas retas concorrentes e os triângulos obtidos têm os comprimentos dos lados correspondentes diretamente proporcionais, então as retas são paralelas". Tales de Mileto foi um filósofo  que deu grandes contribuições não só para a filosofia, mas também para a matemática, para se compreender melhor o Universo.
Show less
No tags specified

Context

Critérios de Semelhança de triângulos Para identificar se dois triângulos são semelhantes, basta verificar alguns elementos. 1º Caso: Dois triângulos são semelhantes se dois ângulos de um são congruentes a dois do outro. Critério AA (Ângulo, Ângulo). 2º Caso: Dois triângulos são semelhantes se os três lados de um são proporcionais aos três lados do outro. Critério LLL (Lado, Lado, Lado). 3º Caso: Dois triângulos são semelhantes se possuem um ângulo congruente compreendido entre lados proporcionais. Critério LAL (Lado, Ângulo, Lado).
Show less
No tags specified

Context

Em matemática a raiz quadrada de um número a é um número positivo b , que multiplicado por si próprio é igual a a. Analisa o mapa mental que te fornece o essencial a saber sobre a raiz quadrada.
Show less
No tags specified
Já concluíste todas as tarefas? Parabéns!!  Então estás pronto para iniciarmos um novo capítulo no mundo da matemática: O TEOREMA DE PITÁGORAS O Teorema de Pitágoras permite-nos calcular lados de um triângulo retângulo! Este teorema permitiu na antiguidade, e permite mesmo nos dias de hoje, calcular distâncias inacessíveis. Para terminar avalia esta atividade - Na Classroom @Obrigada
Show less
Show full summary Hide full summary