A célula - unidade básica da biodiversidade Public

A célula - unidade básica da biodiversidade

Leonardo Alves
Course by Leonardo Alves, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Constituição do curso: 1. Célula, unidade básica dos seres vivos. 2. Constituição básica da célula. 3. Células procarióticas X células eucarióticas. 4. Identificação microscópica de organismos unicelulares e organismos pluricelulares. 5. Principais características das células animais e células vegetais a partir da observação microscópica. 6. Níveis de organização biológica dos seres vivos. 7. compreender o conceito de biodiversidade.

Module Information

No tags specified
Dos primeiros fósseis aos dias atuais Apesar dos fósseis mais antigos encontrados e explorados pela comunidade científica, não evidenciarem a evolução dos acontecimentos acerca da organização biológica, até o surgimento dos primeiros seres unicelulares, é do consenso comum de que os primeiros seres primitivos tenham sido constituídos por uma unidade básica da vida, muito semelhante às atuais células. Os biólogos e demais profissionais afins, defendem a ideia de que desde os organismos mais simples, como exemplo, bactérias, até os mais complexos, como o ser humano, são constituídos por células, sendo estas, a unidade comum a todos os seres vivos. Bactérias, fungos, algas, animais e plantas, são exemplos de seres vivos com características e complexidade distintas, mas todos, sem exceção, são formados por uma unidade básica - a célula.
Show less
No tags specified

Context

A célula procariótica ou procarionte possui uma constituição simples, cujo material genético não se encontra individualizado  do citoplasma, não possuindo núcleo, mas uma região celular denominada nucleó
Show less
No tags specified

Context

Célula eucariótica. Células que, ao contrário das procarióticas, contêm núcleo individualizado do citoplasma. Quando observadas ao microscópio ótico. possuem dois constituintes principais: citoplasma e núcleo, encontrando-se separadas do seu meio circundante pela membrana citoplasmática ou celular. O núcleo individualiza-se do citoplasma pelo invólucro nuclear. O citoplasma contêm distintos organelos celulares, com formas e funções distintas e específicas, como por exemplo os ribossomos e as mitocôndrias.
Show less
No tags specified
Show full summary Hide full summary