Sociedade e consumo Public

Sociedade e consumo

Ligia Gigligoti
Course by Ligia Gigligoti, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Curso que visa ajudar a compreender o assunto sobre a sociedade e consumo. Foca em ampliar a forma de ver os bens de consumo presentes na sociedade atual em um conteúdo gratuito e com resolução de exercícios.

Module Information

No tags specified

Context

Um vídeo que pode ajudar-los a compreender como funciona a sociedade e o consumo.
Show less
No tags specified

Context

A tira, sobretudo a fala de Mafalda, questiona o apelo ao consumo. Na perspectiva dos estudos geográficos, a generalização do consumo visa: a) à ampliação da cidadania, por garantir mais espaços públicos do que privados nas cidades. b) à disseminação do sistema de crédito e da propaganda, por ampliar o acesso a bens e produtos. c) à distribuição de renda, por promover a equidade social nos países subdesenvolvidos. d) ao aumento da produção e dos níveis de consumo nos países desenvolvidos. e) à redução das diferenças entre cidadãos e consumidores, por equiparar o acesso ao consumo aos valores democráticos.
Show less
No tags specified

Context

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.   ( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa. ( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação. ( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.   As afirmativas são, respectivamente,   a)V, F e F.  b)V, V e F.   c)V, F e V.   d)F, V e V.  e)V, V e V.
Show less
No tags specified
Veja as afirmações a seguir e identifique qual é a alternativa correta: I- O conceito de indústria cultural é pertinente para o entendimento das várias teorias da comunicação, entre elas, inclusive, a teoria da informação.  II- Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos. III- O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista. A(s) afirmativa(s) correta(s) são: a) I e II b) I c) II e III d)I, II e III e) II
Show less
No tags specified
A rede McDonald s tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:   a) mundialização da cultura - extinção da dualidade local/global   b) padronização do consumo - expansão de empresas transnacionais   c) americanização dos costumes - internacionalização tecnológica do setor industrial   d) uniformização dos hábitos alimentares - integração mundial dos mercados nacionais
Show less
No tags specified
Leia o poema seguir: Eu etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu nome de batismo ou de cartório, Um nome ... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nesta vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei Minhas meias falam de produto Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. (...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...) Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidência, Costume, hábitos, premência, Indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante (...).   (Carlos Drummond de Andrade) a) Ao consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista.   b) À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária.   c) À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização.   d) Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo.   e) Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.
Show less
No tags specified
“Tudo indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo”. (ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 92.)     Com base no texto acima e na concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:   a) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas. b) Os produtos da indústria cultural afastam o indivíduo da rotina do trabalho alienante realizado em seu cotidiano.   c) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.   d) A indústria cultural visa à promoção das mais diferentes manifestações culturais, preservando as características originais de cada uma delas.   e) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.
Show less
No tags specified
1- B 2- E 3- C 4- B 5- A 6- E
Show less
Show full summary Hide full summary