Citologia Public

Citologia

RITA VITTI
Course by RITA VITTI, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Daremos início ao nosso estudo sobre Citologia, a área da Biologia que estuda as células.

Module Information

Description

Você sabe o que é Citologia? Leia esse módulo e descubra!
No tags specified
Introdução A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego kytos, célula e logos, estudo. A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células. A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas.
Show less

Description

Qual a importância da Teoria celular para a Citologia?
No tags specified
Teoria Celular O estabelecimento da Teoria Celular também só foi possível devido ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: Todos os seres vivos são constituídos por células. As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células. Novas células se formam pela divisão de células preexistentes por meio da divisão celular. A célula é a menor unidade da vida.
Show less

Description

Compreenda as diferenças entre elas.
No tags specified

Context

Diferenças entre as células animais e vegetais Tanto a célula animal como a célula vegetal são eucariontes, ou seja, pertencem ao tipo celular mais complexo e que constituem a maior parte dos seres vivos. Lembre-se, a célula eucarionte é aquela que possui núcleo individualizado, delimitado por uma membrana celular. Apesar dessa semelhança, as células animais e vegetais apresentam diferenças quanto à estrutura, formato e componentes celulares. Principais diferenças Conheça as principais diferenças existentes entre as células animais e vegetais nos próximos tópicos.
Show less
No tags specified
1. Estrutura e forma A célula animal e vegetal apresentam formato diferenciado. A célula animal possui formato irregular, enquanto a célula vegetal apresenta uma forma fixa. As células animais podem apresentam cílios e flagelos, o que não ocorre na célula vegetal. Podemos observar um grande vacúolo na célula vegetal, que ocupa grande parte do seu citoplasma. Isso deve-se a função da célula de armazenar seiva e realizar o controle da entrada e saída de água.
Show less
No tags specified
2. Parede Celular A parede celular é uma estrutura exclusiva das células vegetais. Ela corresponde a um envoltório externo à membrana plasmática, formado pelo polissacarídeo celulose. As funções da parede celular são oferecer sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Além disso, ela realiza a troca de substâncias entre células vizinhas e controla a entrada de água na célula.
Show less
No tags specified

Context

As organelas das células animais As células animais apresentam uma estrutura organizada. Elas possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A célula animal é envolvida pela membrana plasmática que delimita o seu conteúdo e controla a entrada e saída de substâncias. Envolta da membrana plasmática existe o glicocálix, que confere proteção às células animais. No citoplasma encontramos diversas organelas, como os ribossomos, lisossomos, centríolos, mitocôndrias etc. O núcleo celular contém o material genético, na forma de cromossomos. Como a célula animal é eucarionte, o núcleo é delimitado por membrana. Cada organela presente na célula desempenha uma função específica. Veja no próximo tópico as funções das demais organelas presentes nas células animais.
Show less
No tags specified

Flashcards

Conheça as organelas celulares das células animais e suas funções.
Show less
No tags specified
Show full summary Hide full summary