Respiração Humana Public

Respiração Humana

Alexandra Falk
Course by Alexandra Falk, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Este curso tem como objetivo descobrir com a respiração humana acontece.

Module Information

No tags specified
Introdução Respiração Humana   Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões; este processo encontra-se descrito em ventilação pulmonar. Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente. E do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.   Mas você sabe como funciona a nossa respiração? Quais órgãos, processos químicos e qual sua capacidade respiratória?   Para responder a essa pergunta, comece assistindo o vídeo "Por que Respiramos"‎ - O Mundo de Beakman, ‎‎para entender um pouco mais como a respiração funciona!
Show less
No tags specified

Flashcards

Trabalho realizado por: Daniel Almeida 9ºC Nº8

Context

Veja todos os flash cards e revise o conteúdo!
Show less
No tags specified
O sistema respiratório dos seres humanos compreende várias partes: cavidade nasal, garganta, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. O ar entra pelo nariz e/ou pela boca, desloca-se para a cavidade nasal (um espaço oco atrás do nariz) e chega à parte superior da garganta, chamada faringe. Na faringe há duas aberturas: uma para os alimentos — o esôfago, que faz parte do sistema digestório — e outra para o ar. Na parte superior da passagem para o ar fica a laringe e na inferior, a traqueia. A traqueia subdivide-se em dois ramos chamados brônquios: um para cada pulmão. Nos pulmões, os brônquios também se subdividem em ramificações cada vez menores, terminando em minúsculos sacos de ar, chamados alvéolos. Nos pulmões há mais de 600 milhões de alvéolos, que contêm pequenos vasos sanguíneos denominados capilares. O ciclo respiratório  A respiração é controlada pelo cérebro: é ele que determina o movimento de subida e descida do diafragma, o músculo que fica na base dos pulmões. Também cabe ao cérebro determinar que os músculos entre as costelas se abram e se fechem. Quando o diafragma desce e as costelas se afastam, a região interna do peito fica maior e o ar penetra nos pulmões, expandindo-os. O sangue dos capilares retira o oxigênio do ar que está nos alvéolos. A seguir, através do sistema cardiovascular, o sangue conduz o oxigênio para o corpo todo. Ao retirar o oxigênio, o sangue também leva o dióxido de carbono produzido pelo corpo para os alvéolos. Nesse momento, os músculos da caixa torácica e o diafragma relaxam, o espaço interno do peito se reduz e os pulmões diminuem de tamanho, obrigando o ar a sair juntamente com o dióxido de carbono. Os recém-nascidos fazem mais de 44 respirações por minuto e os adultos, por volta de 16. Durante o sono, a respiração é mais lenta, de seis a oito vezes por minuto. Quando a pessoa está aflita ou assustada, pode chegar a 100 respirações por minuto. Problemas do sistema respiratório  Os soluços são um pequeno distúrbio do sistema respiratório, que acontece quando o diafragma se contrai rapidamente. Gripes e resfriados são infecções que começam no nariz e na garganta. A bronquite é uma inflamação dos brônquios. A pneumonia é uma infecção pulmonar e a tuberculose, o enfisema e o câncer de pulmão são doenças muito graves que afetam os pulmões.
Show less
No tags specified
Tarefa   Você agora é um PESQUISADOR. E,portanto a sua missão é DESCOBRIRAS RESPOSTAS PARA AS CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO. E,depois de descobertas, você deverá CRIAR UM INFOGRÁFICO, para divulgar as suas informações e aguçar ainda mais outros curiosos a fazerem novas perguntas.
Show less
No tags specified
Processo e Recursos   Já que você irá produzir um INFOGRÁFICO precisa saber do que ele é composto. 1) Leia o texto O que é um infográfico? E Infográfico: O mundo explicado de forma criativa. Agora que você já compreendeu o conceito de infográfico, que tal, visualizar alguns tipos de infográficos? 2) Acesse os links e veja diferentes tipos de infográficos: Infográficos da Revista Super Interessante e Os 10 melhores infográficos. Ao visualizar os infográficos, analise a estética e a disposição das informações.
Show less
No tags specified
Agora, que você já sabe o que é um infográfico, que tal começar a elaborar o seu? E, para que isso possa ocorrer, siga o roteiro abaixo:   1- Escolha uma das perguntas abaixo para responder através de um infográfico e pesquise qual é a resposta para essa curiosidade. Tema 1: Qual é a diferença entre gripe e resfriado? Tema 2: Por que espirramos? Tema 3: Qual a relação das câimbras com a respiração celular? Tema 4: Por que soluçamos? Tema 5: Por que fumar faz mal? Tema 6? Por que roncamos? 2) As informações da sua pesquisa deverão ser registradas no Editor de Texto. Lembre-se de coletar o maior número de informações possíveis para responder a sua pergunta. Pois, elas serão usadas posteriormente. Abra o Editor de Textos e comece a redigir a resposta para a sua pergunta.  Atenção à formatação: Fonte – Você poderá escolher, tamanho 12, justificado.  3) Agora que você já coletou as informações precisará organizá-las de maneira clara e objetiva para usar no infográfico. 4) Colete referências visuais para exemplificar as etapas que estarão presentes no infográfico. Essas podem ser imagens, fotos,desenhos e ícones,etc. 5) De posse das informações e das imagens você começará a produzir o seu infográfico. E, para isso utilizará o software Scribus. Lembre-se que a estética ao longo do seu infográfico será um elemento fundamental na qualidade do seu trabalho! 6) Agora envie o seu trabalho para o XXXX@gmail.com 7) O seu trabalho não acaba por aqui! Afinal, de posse do seu infográfico você precisa divulgá-lo para outras pessoas, para que elas possam ter as curiosidades respondidas. Utilize as mídias sociais e divulgue o seu infográfico.
Show less
No tags specified
Avaliação A execução desse trabalho faz parte de um processo. E, portanto vocês estarão continuamente sendo avaliados a partir, dos seguintes critérios: clareza conceitual; capacidade de síntese; criatividade; organização nos trabalhos; participação de todos os membros do grupo na exposição do trabalho e atitudes de respeito e diálogo nos trabalhos.
Show less
No tags specified
Conclusão "A curiosidade é muito mais do que uma simples vontade de bisbilhotar o que não deve. É um ímpeto legítimo, que deve ser valorizado e cultivado. Ser curioso pode fazer sua vida mais interessante”.   Desejo que com essa atividade você possa ter tido muitos aprendizados e ficado ainda mais curioso em aprender novas coisas. E, para todo bom curioso, sabe qual seria um bom livro para ler? O Guia dos Curiosos. Boa Leitura! Elaboração Professora Ana Paula Souza Fonte: www.paideiasustentavel.blogspot.com.br
Show less
Show full summary Hide full summary