Revisão do conteúdo de Gramática do 1º TRI - 8Ano Public

Revisão do conteúdo de Gramática do 1º TRI - 8Ano

Danielle  Takase Queiroz
Course by Danielle Takase Queiroz , updated more than 1 year ago Contributors

Description

- Tipos de sujeito - Morfologia x Sintaxe - Classes gramaticais - Transitividade verbal - Análise sintática Revisão teórica, mapas conceituais e exercícios simples para fixação.

Module Information

No tags specified

Quiz

Classifique o tipo de sujeito das orações, assinalando a alternativa correta
Show less
No tags specified

Context

O estudo de gramática dos anos iniciais do ensino fundamental está muito vinculado ao estudo da MORFOLOGIA das palavras. Já o conteúdo do 8º ano é mais complexo e não estuda as palavras isoladamente, e sim como as palavras aparecem dentro nas frases. Esse é o estudo da SINTAXE, que estuda a função das palavras dentro de um dado período. Dentro de uma frase, uma palavra de uma mesma classe gramatical, por exemplo, um substantivo, pode exercer diversas funções: a de sujeito, a de objeto direto, a de objeto indireto... Observe o exemplo: A professora devolveu a prova aos alunos [A professora] devolveu [a prova] [aos alunos]. "Professora", "prova" e "alunos" são substantivos, mas elas desempenham diferentes funções sintáticas na frase. "A professora" é sujeito; "a prova" é objeto direto do verbo devolver; "aos alunos" é objeto indireto do verbo devolver. O verbo "devolver" é um verbo transitivo direto-indireto (ou bitransitivo), pois requer dois complementos (quem devolve, devolve [algo] [a alguém]).
Show less
No tags specified

Context

Revise as classes gramaticais caso ainda esteja tendo dúvidas na hora de classificar isoladamente uma palavra. Isso cabe à MORFOLOGIA.
Show less
No tags specified

Flashcards

Relacione as siglas adequadamente ao tipo de verbo e às suas características

Context

Após ler as páginas 30 e 31 do Livro Didático para fazer anotações no caderno sobre transitividade verbal, teste seus conhecimentos fixando as características dos verbos através dos flashcards. Tendo somente o tipo de verbo e o exemplo, você consegue lembrar as características deles?
Show less
Show full summary Hide full summary