HERMETISMO Public

HERMETISMO

Nathan Almeida
Course by Nathan Almeida, updated more than 1 year ago Contributors

Description

.

Module Information

No tags specified
Hermes Trismegisto, "Hermes Três-Vezes-Grande"  De acordo com O Caibalion, “contemporâneo de Abraão, Hermes foi e é o Grande Sol Central do ocultismo” . Dizia-se que ele possuía a “Tabua de Esmeralda”, o guia completo de magia e alquimia. Seus ensinamentos teriam sido publicados em inúmeras obras que deram origem à filosofia hermética, um sistema de práticas que buscava a ascensão pessoal da natureza física nos mais altos reinos. Hermes teria vivido na mesma época de Abraão , no Egito, e as evidências deste fato realmente existem. Muitos acreditam que Hermes não tenha existidido de fato, para eles, o nome seria genérico e pode representar vários personagens e não somente um.   Todos os preceitos fundamentais e básicos introduzidos nos ensinamentos esotéricos de cada raça foram formulados por Hermes Trismegisto. Até por isso, o Egito foi a terra da Sabedoria secreta e dos ensinamentos místicos.  “Mestre dos Mestres”, Hermes foi o fundador da Astrologia, e descobridor da Alquimia, sendo aclamado como o pai da Ciência Oculta .   Após sua morte os egípcios deificaram Hermes Trismegisto sob o nome de Thoth, o mensageiro dos deuses, assim como os gregos, mais tarde, como Hermes, deus da sabedoria.  Entre as obras atribuídas a Hermes, podem ser citadas “A Tabua de Esmeraldas”, “O Poimandres”, “O Asclépios”, e a “Minerva Mundi” ou “Corê Cosmou”.   Para Hermes existiam os planos Espiritual (o plano das ideias de Platão), Mental (lógico dedutivo, não criativo) e o Plano Material. Estes três planos, conforme Papus nos mostrou em seu artigo de 1900, “Como Está Constituído o Ser Humano”, existem, com outros nomes, nas diversas tradições filosóficas, como ocultismo, espiritismo, cabala, rosacrucianismo, pitagóricos, hindus, chineses e até nos ensinamentos de Paulo (Corpus, Anima e Spiritus). Sua filosofia influenciou fortemente os ensinamentos e estudos de sociedades secretas como a Maçonaria e a Ordem Rosacruz.
Show less
No tags specified
Os alquimistas medievais eram hermetistas, a imagem ambiciosa de transformar chumbo em ouro provavelmente era uma imagem criada pelos próprios alquimistas para fugir da inquisição. Pois ambição era perfeitamente aceitável na época, porém, buscar a sabedoria egípcia era inaceitável. Sendo assim, o hermetismo era escondido sobre a aparência de estudos científicos e físicos. (O chumbo é a ignorância e o ouro, a sabedoria) "Os preceitos constituíam realmente os princípios básicos da Arte da Alquimia Hermética que, contrariamente ao que geralmente se crê, baseia-se no domínio das Forças Mentais, em vez de no domínio dos Elementos materiais; na Transmutação das Vibrações mentais em outras, em vez de na mudança de uma espécie de metal em outra. As lendas da Pedra Filosofal, que transformava qualquer metal em ouro, eram alegorias da Filosofia hermética perfeitamente entendidas por todos os estudantes do verdadeiro Hermetismo."   A tradição hermética ganhou novo fôlego no fim da Idade Média e no Renascimento, pela renovação no interesse pela mitologia clássica e o advento da alquimia. Nesse período, Hermes já não era mais considerado um deus, mas sim um sábio contemporâneo de Moisés, que influenciou Platão e os neoplatônicos.       Quanto mais portas abrimos dentro, mais portas abrimos fora e vice versa.
Show less
No tags specified
"Os lábios da sabedoria estão cerrados, exceto para os ouvidos do entendimento"   As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion" que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.   Essas sete pequenas frases, segundo Hermes Trismegisto, organizam o Universo manifestado e o profundo conhecimento delas nos permitiria entender as leis gerais com as quais interagimos naquilo que chamamos de vida. Pois o Universo é todo interligado de leis, tudo conectado por uma lógica, todo organizado por uma inteligência. Não existe caos no Universo.   Dizemos que é casual aquilo que não entendemos, mas ali atuam leis que ainda não conhecemos.    “O acaso é apenas a medida de nossa ignorância” - Jules Henri Poincaré
Show less
No tags specified
"O todo é mente. O Universo é mental"   Toda criação parte da mente. Nada nasce de forma caótica sem ter vindo de um plano mental divino. Indiscutivelmente é a teoria das ideias de Platão, ele se inspirava no Egito e deixou isso bem claro.   Fritjof Capra diz que não há como jogar um computador velho pela escada e no final ele ter se tornado um computador de última geração. "Nosso século vai ficar marcado na história como um dos mais dogmatizados pela crença no acaso", conclui ele. O universo sofre variações para estados cada vez mais complexos. Evidentemente isso deve ser pensado em algum plano. A evolução seria a realização no plano concreto daquilo que já existia no plano das ideias da mente cósmica.   A compreesão deste Princípio habilita o indivíduo a abarcar prontamente as leis do Universo Mental e aplicar o mesmo Princípio para sua felicidade e adiantamento. Vida interior é controle da mente Se tudo o que vai ser existe no plano mental da natureza, tudo o que vai ser na nossa vida também nasce em nosso plano mental. A medicina oriental diz que as doenças nascem de formas mentais. Ou seja, os nossos padrões mentais, quando alimentados, geram fatos em nossas vidas. A mente gera consequências tão reais ou até mais do que meramente atos físicos.
Show less
No tags specified
"O que está acima é como o que está abaixo, e o que está abaixo é como o que está acima"   O que há no micro não é idêntico mas similar ao que há no macro. O universo tem correspondências em todos os planos. Ao observarmos determinadas leis na natureza, ao compreendermos elas, podemos extrair o sentido delas e ao aplicar em qualquer outro plano, também funcionará.   De acordo com Platão, em tudo aquilo que dá certo, se pode extrair uma lei geral em que se pode aplicar em qualquer plano/lugar. Uma lei que se abstrai de uma situação em um plano, encontra similaridade em qualquer outro.  A terceira lei de Newton, a lei de ação e reação, se aplica no plano psicológio, espiritual, etc.. Nossos pensamentos, emoções também geram esse retorno. Quando se desvenda um mistério da natureza, ela se desvenda em diversos planos.   A inteligência é a arte das relações, e o homem inteligente relaciona.   Ideias idênticas se encontram: Na entrada do templo de Delfos está escrito: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses". No princípio platônico "O homem é um microcosmos inserido no Macrocosmos". No princípio bíblico "Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança".
Show less
No tags specified
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"    O Universo se mede pelo nível vibratório em que está. A nossa consciência vibra em um determinado patamar.   E a matéria densa ela vibra tão lentamente que parece parada,  o espírito vibra tão rapidamente que parece parado, são os dois extremos. E acelerar um ser é simplesmente aumentar o seu nível vibratório.   Platão por exemplo,  na sua República, sonhava com a cidade ideal e dizia:  "cuidado com a música que o governo dá as pessoas. Conheço um Estado, pelas músicas que os governantes dão ao povo" ; Música é padrão vibratório puro.  Ela tem uma  capacidade de te sintonizar com o padrão vibratório dela.   Todos os pensamentos, emoções ou estados mentais têm o seu grau e modo de vibração. Evoluir seria acelerar nosso padrão de vibração. Vibrar cada vez mais sintonizado a coisas sutís, celestes e espirituais.
Show less
No tags specified
"Tudo é duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem seu par de opostos; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa, os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam, todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados"   Ao olharmos um termômetro, por exemplo, quente e frio são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Dentro de um termômetro, não conseguimos dizer onde começa o quente e onde termina o frio, precisamos de um parâmetro.  O ódio e o amor, a preguiça e a disposição, são coisas de uma mesma natureza, porém, de graus de vibração diferentes. As coisas de mesma classe podem ser transmutadas uma na outra. E assim como um antitérmico pode reverter a temperatura de uma pessoa febril, existe um conhecimento que pode gerar no homem a neutralização.
Show less
No tags specified
"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento a direita é a medida do movimento a esquerda; o ritmo é a compensação"   O ritmo é inexorável na vida, mas podemos encontrar um ponto de estabilidade que nos tire destas variações. Não há como acabar com as oscilações, mas podemos minimizar suas influências sobre nós (neutralização).   Se houve homens que amaram verdadeiramente a humanidade, como Cristo para os cristãos ou Buda para os budistas, o amor destes se demonstrava sereno, sóbrio e duradouro. Ao contrário de paixões rasas que demonstram grande euforia e barulho, estas tendem a se dissipar.   Vamos a um simples exemplo, duas crianças brigam entre si por um brinquedo, ao ver a cena, você se aproxima para conciliar a discussão. Contudo, como conciliar se você também deseja esse brinquedo? Seria apenas mais uma pessoa disputando o mesmo. Porém, se você superou seu desejo e essa necessidade de experiência, você subiu um degrau, neutralizou os desejos daquele patamar e pode harmonizar aquilo que está embaixo. Só há um jeito de harmonizar os conflitos de um patamar, atingir o próximo. A neutralização significa crescer e não ser mais atingido pelas necessidades e desejos de um determinado patamar.
Show less
No tags specified
"Toda causa tem seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa a Lei" Tipicamente a lei do Karma. Para mudar o futuro, é necessário gerar agora causas diferentes.  Devemos conhecer a causa e o efeito para trabalhar com causas em planos mais sutis cujos efeitos nos sejam mais favoráveis. Pois não há como driblar a Lei de Causa e Efeito. Helena Blavatsky dizia que "não adianta pedir aos deuses para te livrarem das consequências cujas causas você já gerou". Se existem deuses eles se tornaram grandes por respeitarem as leis da natureza e nem eles podem contra o carma. Somente o mais simples dos seres pode mudar as causas que não lhes farão sofrer as mesmas consequências.    Na bíblia, "A semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória". De acordo com Epiteto: "A extinção da culpa marca o início do progresso moral". Einsten disse: "Dadas as mesmas causas, os mesmos resultados advirão".   Toda ideia que pensamos, todo ato que fazemos, todo sentimento tem o seu resultado direto ou indireto que se adapta à grande cadeia de Causa e Efeito Se você semeou trigo, não espere soja nem chore pelas consequências, aprenda, evolua e siga. No terreno das causas somos livres, no terreno das consequências somos condicionados.
Show less
No tags specified
"O gênero está em tudo; tudo tem os seus Princípios Masculino e Feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."   O gênero só é sexo quando se projeta no corpo físico de humanos ou animais. Gênero significa gerar (físico), procriar (mental) ou criar (espiritual). O gênero pode estar no plano mental, por exemplo, quando duas ideias se combinam e geram uma consequência. No plano emocional, quando duas emoções se combinam e geram uma consequência. Tudo o que se gera, se cria dessa forma.   O Princípio do gênero permite captar ideias novas no plano espiritual. Permite gerar novas combinações de ideias antigas no plano mental. E permite gerar novos corpos físicos no plano físico. Ou seja, nenhuma criação é possível sem esse princípio.   Agora, digamos que uma ideia surge na sua mente, e você pega essa ideia e começa a alimentar e desenvolve-la, ao terminar, a impressão é de que você que criou aquilo, mas as vezes, o elemento que fecundou na sua mente não era seu. Sua mente serviu de útero para uma ideia do inconsciente coletivo, da manipulação de alguém.  Se eu não sou capaz de ir ao plano das ideias, no plano espiritual, e fecundar a minha mente com ideias novas. Eu estarei apenas chocando ideias que não são minhas. Quais pensamentos são realmente seus? Quais criações são realmente suas? Isso é o mecanismo mais comum para se usar na indução e manipulação.   Dentro da sociedade vemos inúmeras pessoas com opiniões políticas, sentimentos de amor e ódio que não são de fato delas pois não pensam daquela forma, não tem nenhuma reflexão própria que gerou esses pensamentos.
Show less
No tags specified
"Guardai-vos da avareza mental e expressai em ação aquilo que aprendestes. Estudai os axiomas e aforismos, mas praticai-os também". "Só acessaremos a sabedoria do Todo quando nos integrarmos a ele. O conhecimento é, como a riqueza, destinado ao uso". "A Lei do Uso é Universal, e aquele que viola esta lei sofre por causa do seu conflito com as forças naturais".   Conhecimento gera compromisso. Não deve-se procurar conhecimento caso não queira compromisso com a humanidade e a vida. É a mesma coisa que saber nadar mas não ajudar alguém que está se afogando. Era melhor não saber nadar. Conhecimento sem compromisso é pura vaidade. E jamais conheceremos de fato algo antes de nos comprometermos com aquilo.   "Honrai a Verdade com a Prática” - Helena Petrovna Blavatsky
Show less
No tags specified
Como homens, há leis que para nós são gerais. Da mesma maneira que existem os princípios da aerodinâmica para as naves, automóveis, existem os princípios herméticos para o ser humano. Esses princípios que ajudam a construir o homem.   Jung diz que é mais fácil partir do zero e construir uma nave que te leve à Lua do que partir do zero e construir um conhecimento que te leve ao interior de si mesmo. Para aprender a tocar violão, exige-se milhares de aulas e muita prática. Para aprender a ser um bom médico, exige-se anos de estudo. Mas para construir sua própria vida, um menino de 12 anos acha que sabe e não aceita palpite de ninguém. E a maioria das pessoas dizem que tudo é relativo. Se fosse tudo relativo, amanheceríamos todos os dias com amnésia e partiríamos do zero. Esquecendo as experiências de ontem. Lidamos com certos elementos que talvez já haja uma experiência de vida que poderia ser herdada, porém, relativizamos e partimos do zero, com uma animalidade e brutalidade que já deveríamos ter considerado e ultrapassado.   Estamos quase passando a ser uma sociedade esquizofrênica, onde tudo gira em volta de sí próprio e todas as coisas são feitas para atingir o particularmente, tudo tem a ver com o pessoal, nada é universal. Não somos capazes de ver nada que se refere à humanidade como um todo.   Nietzsche diz que a natureza tem duas maneiras de fazer o homem aprender algo, através da reflexão ou através da dor. A dor é uma forma impecável de gravar as verdades da natureza no homem que não quer ver.  A humanidade é previsível em diversos pontos, um homem egoísta é totalmente previsível pois sempre irá correr atrás de seu benefício pessoal, e enquanto o mesmo não evoluir e passar para outro patamar, suas ações se tornar praticamente óbvias. Isso é uma lei da natureza.
Show less
Show full summary Hide full summary