GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Notizen

Ohne Titel

duda braz Portugiesisch 1 Seite

Inhalt der Notizen (1)

Seite 1

Desde o período da primeira república, em meados de 1900, o Brasil passa por problemas relacionados a questão da vacinação. A Revolta da Vacina, ocorrida durante o período da República Velha, teve entre um de seus motivos o desconhecimento populacional em relação aos benefícios da vacinação. No Brasil, ainda existem desafios os quais colocam em dúvida a eficiência do hábito de vacinação, sobretudo, a negligência dos mais velhos movidos pelo senso comum e a falta de informação, bem como o desleixo para com doenças as quais possuem menores probabilidades de serem contraídas.

Em primeira análise, é válido salientar que a falta de informação pode interferir na escolha dos pais de levarem seus filhos para se vacinar. Isso afeta, sobretudo, camadas mais vulneráveis da população, que não entendem as consequências da falta de imunização preventiva. Sob esse viés, o filósofo Émile Durkheim afirma que a sociedade é como um corpo biológico, onde as partes devem interagir para garantir a coesão e a igualdade. Dessa forma, sem o engajamento de todas as camadas sociais, o país pode voltar a sofrer com os efeitos ocasionados por doenças graves, como o sarampo, a poliomielite e a rubéola.

Outrossim, é importante pontuar que o descaso para com doenças as quais possuem menores chances de serem contraídas, causam desafios para promover-se a vacinação. Por essa perspectiva, o corpo social tende a não tomar as medidas adequadas uma vez que uma doença ou outra possua poucos casos em sua região. Na entrevista supracitada, Dr.Draúzio explana que em uma de suas viagens deixou de tomar vacina para febre amarela, devido a baixa ocorrência de casos no local que irá visitar, porém, desenvolveu a doença na viajem. Logo, é imprescindível fornecer informações para a população de tal modo que a vacinação seja um hábito e não somente uma necessidade.

Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para que o problema seja resolvido. As prefeituras devem criar um projeto voltado para a aproximação entre as famílias e as instituições de saúde, por intermédio de dias de conscientização e oficinas culturais, com a participação de profissionais da área, a fim de elucidar as massas e conscientizar a comunidade acerca dos benefícios da vacinação infantil, haja vista que, de acordo com o sociólogo Gilberto Freyre, o ornamento da vida está na forma como um país cuida de suas crianças. A partir dessas ações, espera-se promover uma retomada dos níveis de vacinação no país, de forma que o corpo social, idealizado por Durkheim, esteja plenamente saudável.

Informationen

Beschreibung
Notiz am Ohne Titel, erstellt von duda braz am 08/04/2020.
Erstellt von
duda braz
Aufrufe
0
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck