GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Quiz

Gasometria arterial

yasmine vianna 20 Fragen 2.392 Aufrufe 5,0 (2 Bewertungen)

Quiz starten

Fragen in diesem Quiz (20)

  1. 1Prova: Analista da Polícia Civil - Enfermagem Ano: 2013 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG

    As causas básicas do desequilíbrio acido-básico são a acidose respiratória e a alcalose respiratória (POTTER & PERRY, 2010). O reconhecimento precoce das causas desse desequilíbrio é essencial no atendimento das urgências respiratórias.

    São causas comuns da acidose respiratória, EXCETO:
    1. AAtelectasia.
    2. BPneumotórax.
    3. CInsuficiência hepática.
    4. DInsuficiência Respiratória.
  2. 2Prova: Enfermagem Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: HCFMUSP

    Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

    A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma :
    1. Aacidose metabólica.
    2. Bacidose respiratória.
    3. Calcalose metabólica.
    4. Dalcalose respiratória.
    5. Eacidose mista.
  3. 3Prova: Enfermeiro Ano: 2018 Banca: CS-UFG Órgão: UFG

    J.A.A., de 64 anos, com história de diabetes mellitus, insuficiência cardí­aca congestiva e hipertensão arterial. Na admissão, o paciente está grave, não respondendo a estí­mulos verbais e dolorosos. Feitos exames de laboratório que revelaram hipoglicemia importante e alto nível de escórias. Foi diagnosticada, então, insuficiência renal aguda. Paciente com rebaixamento do ní­vel de consciência, apático e prostrado. Gasometria no dia da internação pH = 7.26 HCO3 = 17.2 PCO2 = 36 pO2 = 56 BE = -5.7.

    O distúrbio Ácido-básico apresentado é:
    1. Aacidose metabólica.
    2. Bacidose mista descompensada.
    3. Cacidose respiratória descompensada.
    4. Dacidose mista parcialmente compensada.
  4. 4(Marinha do Brasil [PS – CSM] – 2008, (DENSM))

    Um paciente com insuficiência respiratória, devido à pneumonia alveolar, necessitou de ventilação mecânica invasiva, apresentando a seguinte gasometria:
    PH: 7.23

    PaCO2: 66

    PaO2: 40

    HCO3: 14

    BE: - 9

    SatO2: 88

    Qual a interpretação da gasometria acima?
    1. AAcidose respiratória.
    2. BAcidose metabólica.
    3. CAlcalose respiratória.
    4. DAcidose mista.
    5. EAlcalose metabólica .
  5. 5(Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, Fisioterapeuta, UFSC, 2009)

    Analise a gasometria arterial abaixo
    pH = 7.29
    paCO2 = 28
    paO2 = 80
    SATO2 = 89
    HCO3 = 15
    EB= –8
    Com base na análise, identifique o distúrbio acidobásico e sua possível causa:
    1. Aacidose metabólica / acidose lática.
    2. Bacidose respiratória / DPOC descompensado.
    3. Cacidose metabólica / DPOC descompensado.
    4. Dalcalose respiratória / intoxicação por salicilato.
    5. Ealcalose metabólica / uso de diureticos
  6. 6(Prefeitura Municipal de Jaguariúna – SP, ADVISE, 2010)

    Dada a gasometria arterial, qual (is) o(s) distúrbio(s) ácido básico (s) apresentado(s):
    pH = 7,30
    PaCO2 = 50mmhg
    BR = 19mM/l
    BE = -3, 5
    1. AAlcalose respiratória aguda.
    2. BAcidose respiratória aguda.
    3. CAcidose metabólica.
    4. DAcidose mista.
    5. EAlcalose metabólica.
  7. 7(Técnico em Saúde – Fisioterapia – IASEP/PA – FADESP – 2010)

    Considere a seguinte questão: “homem de 25 anos admitido em hospital público com história de lesão por arma branca no tórax, submetido a toracotomia à D, com colocação de dreno torácico em selo d´água HTD decorrente de hemopneumotórax traumático. permaneceu em suporte ventilatório por quatro dias. Após extubação, observou-se respiração superficial e bradipnéia. A gasometria arterial revelou PH = 7,20, PCO2= 60 mmHg, HCO3 = 28 mEq/l”. Com base nos dados expostos, podemos considerar que o paciente se encontra em:
    1. Aacidose metabólica.
    2. Bacidose respiratória.
    3. Calcalose respiratória. 
    4. Dalcalose metabólica. 
  8. 8 (Marinha do Brasil [PS – CSM] – 2008, (DENSM))

    Observe a gasometria arterial a seguir:
    PH: 7.52
    PaCO2: 22
    PaO2: 88
    HCO3: 24
    BE: + 2
    SatO2: 90
    Qual a interpretação da gasometria arterial apresentada acima?
    1. AAcidose respiratória.
    2. BAlcalose respiratória.
    3. CAcidose metabólica.
    4. DAlcalose metabólica.
    5. EAcidose mista.
  9. 9Prova: Enfermagem Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: DEPEN Prova: Enfermagem

    Com relação a distúrbio hidroeletrolítico, distúrbio acidobásico, insuficiência respiratória e ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.

    O pH sanguíneo indica o estado acidobásico de um organismo. Na faixa de 7,35 a 7,45, o valor do pH é considerado normal; o valor abaixo de 7,35 caracteriza alcalose e acima de 7,45 caracteriza a acidose.
    1. ARichtig
    2. BFalsch
  10. 10Prova: Analista - Enfermagem Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPU

    Acerca dos desequilíbrios ácido-básicos, julgue o item seguinte.
    A pacientes com acidose respiratória e sinais clínicos de tontura, incapacidade de concentração e taquicardia pode-se indicar a técnica de respiração dentro de um saco de papel.
    1. ARichtig
    2. BFalsch

Informationen

Beschreibung
Quiz am Gasometria arterial, erstellt von yasmine vianna am 19/05/2018.
Sprache
Português
Aufrufe
2.392
Bewertung
5,0 von 5 · 2 Bewertungen
Bewerte dieses Quiz
Bewerte dieses Quiz

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck