Flussdiagramm
Ohne Titel

Fluxograma: ácidos graxos essenciais (AGE)
Inhalt des Flussdiagramms
ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS (AGE)
HIDROCOLÓIDE
HIDROGEL
PROTOSAN GEL
PAPAÍNA
SULFADIAZINA DE PRATA
BOTA DE UNNA
COLAGENASE
CARVÃO ATIVADO
FILME TRANSPARENTE SEMIPERMEÁVEL
HIDROPOLÍMERO
Ácido linoleico, ácido oleico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido mirístico, ácido esteárico, palmitato, de retinol (vitamina A), acetato de tocoferol (vitamina E) e lecitina de soja.
COMPOSIÇÃO
INDICAÇÕES
MECANISMO DE AÇÃO
TIPOS DE FERIDAS
MODO DE USAR
CONTRAINDICAÇÕES
PERÍODO DE TROCA
NOME COMERCIAIS
OUTRAS OBSERVAÇÕES
É uma massa sintética, elástica e pegajosa, composta por partículas de carboximetilcelulose de sódio que absorvem a umidade. A película superior compõe um filme de poliuretano semipermeável.
Promover a quimiotaxia e a angiogênese, mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual
Tratar feridas abertas vitalizadas (não infectadas), em fases de granulação e epitelização (com ou sem exsudato), proteção da pele peri-lesão, prevenção de ulcera por pressão.
Feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial.
Limpar a lesão da parte menos infectada para mais com soro fisiológico 0,9% (de preferencia morno e utilizando o método irrigação a jato); aplicar o AGE sob a lesão; concluir com cobertura secundaria (gaze e esparadrapo
Tecidos desvitalizados, hiper granulado, lesões infectadas e feridas oncológicas
Trocar sempre que estiver saturado de secreção ou no máximo de 24 horas
Dersani e Saniskin.
Coloração esverdeada no leito da ferida ou na gaze devido ao contato do AGE com o exsudato.
Água purificada, propilenoglicol, carbômero 940, trietanolamina, alginato de cálcio e sódio, conservantes e carboximetilcelulose.
Tratamento de feridas abertas não infectadas com leve a moderada exsudação
As partículas de celulose se expandem ao absorver líquidos e criam um ambiente úmido, desta forma as células do microambiente da ulcera fornecem um desbridamento autolítico. Está condição estimula a angiogênese, protege as terminações nervosas e tem isolamento térmico.
Lesão vitalizadas ou necrosada com pouco/médio exsudato, queimadura 1° e 2° grau, skin tears (lesões por fricção e pequenos traumas em pele) e ulceras por pressão não infectadas.
Limpar a lesão com soro fisiológico; recortar o hidrocolóide com diâmetro que ultrapasse 2 a 3 centímetros da borda; aquecer o mesmo nas mãos, retirar o papel protetor e aplicar pressionando as bordas e massageando o meio. Se a tecido estiver necrosado, realize a escarificação antes de aplicar.
Lesões infectadas e queimaduras de 3°e 4 ° grau.
A cada 7 dias ou quando saturado. Em caso de necrose a troca deve ser realizada em 3 dias.
Tegasorb, Duoderm e Comfeel.
A placa de hidrocolóide pode ser associada a outros produtos. é possível que ocorra odor desagradável ao contato com exsudato na lesão, principalmente nas primeiras trocas.
Feridas abertas com tecido vitalizado ou desvitalizado, queimaduras de 3° e 4° grau, ulceras venosas e por pressão.
É composto por 0,1%de undecilaminopropel betaína, 0,1%de polihexanida, glicerol, hidroxietilcelulose e água purificada.
É composto por enzimas proteolíticas e peroxídases: papaína, químiopapaína A e B e papaypeptidase.
Álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1.000, petrolato líquido, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, butil-hidroxitueno e água purificada.
Embalagem impregnada com pasta á base de óxidos de zinco, goma acácia, glicerol, óleo de rícino e água deionizada.
Colagenase clostridiopeptidase A e enzima proteolítica.
Tecido carbonizado e impregnado com nitrato de prata a 0,15% envolto por uma camada de tecido sem carvão ativado.
Filme de poliuretano, elástico e transparente, semipermeável e aderente.
Poliuretano revestido (almofada de espuma de hidropolimero de alta densidade).
Possibilita um ambiente úmido, promove o desbridamento autolítico e estimula a cicatrização.
Lesões com pouca ou nenhuma exsucação.
Limpar com soro fisiológico 0,9%; aplicar fina camada do gel sobre a ferida ou introduzir na cavidade assepticamente; ocluir ferida com gaze estéril.
Pele íntegra, feridas operatórias fechadas, feridas exsudativas e fístulas.
Se o curativo estiver ocluso com gaze, a troca deve ser feita em 24 horas. Se for associado ao hidrocolóide ou hidrofibra, pode permanecer até 7 dias. Feridas infectadas trocar em 24 horas e necrosadas 72 horas.
Nugel, Itrasite e Duoderm gel.
Usar outro creme de barreira nas bordas da lesão. O hidrogel com alginato é indicado conforme todas as informações supracitadas, e tem melhor eficácia no processo de hemóstase e absorção do exsudato.
É indicado para limpeza, descontaminação e umidificação do leito da feriada aguda ou cronica, principalmente cavitaria. Pode ser usado em feridas colonizadas, infectadas, criticamente colonizadas e queimaduras de 1° e 2° grau.
Feridas com presença de tecidos inviável, mas que tenham tecidos viável > 50%.
Tratar feridas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada.
Ulceras venosas de MMII.
Auxilia na limpeza e hidratação, remove revestimentos de biofilmes e prepara o leito da ferida para receber os curativos.
Feridas de espessura parcial a total, ulceras por pressão em estágios l a lV, ulceras arteriais, venosas ou mistas, ulceras pós-cirúrgicas, queimaduras de 1° e 2²grau, áreas doadoras para enxerto e ulceras infectadas ou não.
Limpar a ferida da parte menos infectada para mais com soro fisiológico 0,9%; aplicar o prontosan gel diretamente na ferida; cobrir o mesmo com cobertura secundaria.
Queimadura de 3° e 4° grau e aplicação em cartilagem hialina.
Trocar uma vez ao dia ou sempre que estiver muita exsudação.
Pielsan.
Compatível com todos os curativos no mercado, troca diária (24 horas) . colocar uma camada de 3 mm pelo menos. Se a troca for maior que 24 horas aplicar de 3 a 5 mm de prontosan gel.
Dissociação das moléculas de proteína (desbridamento químico), anti-inflamatório, bactericida e bacteriostático, estimula a força tênsil e acelera o processo cicatricial.
Lesões com necrose seca.
Agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, ulceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares. A ação inicia no momento da aplicação.
Queimaduras, ulceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas .
Possui atividades e reepitelizante, atuando na contenção de edema ao auxiliar no melhor retorno venoso e redução de exsudato.
Feridas decorrente de insuficiência venosa.
Feridas com tecidos desvitalizados.
Age degradando o colágeno nativo da ferida.
Úlceras de diversas etiologias, gangrenas de extremidade, lesões por congelamento, feridas de transplante de pele, queimaduras e feridas que precisam de desbridamento enzimático.
Feridas exsudativas e infectadas, com ou sem odor.
O carvão ativado é responsável por neutralizar o odor através do mecanismo de absorção. A prata exerce ação bacteriana.
feridas altamente colonizadas ou infectadas, neoplásicas, pé diabético, crônicas ou agudas.
Aplicar topicamente sobre o ferimento de 1 a 3 vezes ao dia.
Desde que usada a concentração adequada não há contraindicação.
Sempre que o curativo secundário estiver saturado ou no máximo de 24 horas.
Comercializado em farmácias de manipulação nas apresentações em pó, gel e em pomadas. Também pode ser utilizado in natura.
Conservar sempre no interior da geladeira. 0,5% feridas em fase de granulação; 2% a 4% feridas exsudativas e/ou infectadas; 4% a 10%feridas com presença de tecidos necrótico.
Limpar a ferida com soro fisiológico 0,9%, aplicar a sulfadiazina de prata e cobrir com um curativo secundário.
Para gestantes no final da gestação, crianças prematuras e recém-nascidos nos 2 primeiros meses, não é recomendado para mulheres que estejam amamentando, pacientes alérgicos as sulfas e outros componentes.
De 1 a 2 vezes por dia, vai depender se o curativo secundário estiver com bastante exsudato.
Dermacerium, produto manipulado.
Pode ocorrer uma mudança de coloração no produto caso entre em contato com a luz, por causa da oxidação do prata, porem não compromete o produto.
Aplicar preferencialmente no período da manhã, solicitar ao paciente a manter os membros afastados e elevados acima do nível do corpo por no minimo 15 minutos antes do procedimento, na primeira aplicação e sempre que necessário na presença de edemas. avaliar a ferida e se tem necessidade de associar com outra cobertura primaria. Aplicar a bandagem pelos artelhos e indo progressivamente até a tuberosidade. Se estiver com muito exsudato, colocar uma atadura por cima.
Hipersensibilidade aos componentes, úlcera arterial e caso úlcera mista consultar o medico.
1° colocação trocar após 4 dias. Depois do exsudato controlado trocar após 7 dias. Trocar a cobertura secundária sempre que saturada.
Curatec, Skinage e Flexi-dress.
Pode ser associado a uma cobertura primaria. Avaliar a melhor técnica para enfaixamento da bandagem considerando o paciente e o produto. lembrar que na primeira colocação deve ocorrer avaliação clinica de 24 a 48 horas .
Limpar a ferida da parte menos infectada para mais com soro fisiológico, aplicar a pomada sobre a área a ser tratada, fechar com um curativo secundário.
Limpar a lesão com soro fisiológico 0,9%; remover exsudato e tecido desvitalizado; não secar o leito da ferida; colocar o curativo de carvão ativo sobre a ferida; cobrir com um curativo secundário.
Hipersensibilidade a prata, feridas com sangramento, aplicação direta em tumor, feridas limpas e secas.
O curativa pode permanecer de 3 a 7 dias dependendo da capacidade de absorção. trocar a cobertura secundaria sempre que saturada.
Carboflex e Vliwaktiv.
Não cortar. Na presença de pouco exsudato e tecido granulado avaliar a troca para outro tipo de cobertura para manutenção do meio úmido.
Pessoas com hipersensibilidade, feridas com cicatrização por primeira intenção.
Trocar a cada 24 horas.
Iruxol, Kollagenase e Santyl.
O procedimento de umidificação de grangrena seca deve ser realizado com rígido acompanhamento e cautela, pelo risco de conversão para gangrena úmida.
fixação de cateteres vasculares, proteção de pele integra, prevenção de ulceras por pressão , cobertura de incisões cirúrgicas limpas e com nenhum ou pouco exsudato.
Proporciona um ambiente úmido e favorável a cicatrização; permeabilidade seletiva, permitindo a difusão gasosa e evaporação de água; impermeável a fluidos e microorganismos.
Incisões cirúrgicas; inserções de cateteres vasculares;
Limpar a lesão com sora fisiológico 0,9%,; escolher o filme do tamanho adequado.
Feridas com muito exsudato e infectadas.
Feridas sem infecção com exsudato moderado a intenso, feridas abertas com tecido vitalizado ou desvitalizado.
Mantém a umidade e absorção de exsudato.
Feridas crônicas ou agudas, úlceras por pressão lll ou lV, úlceras venosas, deiscências e traqueostomia.
Limpar a lesão da parte menos infectada para mais com soro fisiológico 0,9% ; recortar a espuma do tamanho da ferida; ocluir com cobertura secundária.
Necrose seca, hipergranulada e com pouco exsudato.
Trocar sempre que perder a transparência, descolar ou apresentar sinais de infecções.
7 dias, porém esse tempo varia dependendo da saturação.
Allevyn e Tielle.
egaderm, Bioclusive, Opsite, Askina derm, Mefilm e Hydrofilm.
Pode ter contato direto com a lesão e não precisa de curativo secundário.
Pode ser usado sob compressão.
SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS EM CURATIVOS
Informationen
- Beschreibung
- Flussdiagramm am Ohne Titel, erstellt von Mariana Ayres am 11/06/2019.
- Erstellt von
- Mariana Ayres
- Aufrufe
- 8
- Bewertung