GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

QoS

alexandre josé da silva marque jose Redes de Computadores Portugiesisch

QoS

Inhalt der Mindmap

QoS

  • Fonte: http://blog.ccna.com.br/2014/04/30/arquiteturas-de-qos-parte-02/
  1. IntServ

    • RSVP
      • Path
        • PATH – São utilizadas para armazenar informações sobre o caminho em cada um dos nós, os quais mantêm a caracterização do estado do caminho para o fluxo do transmissor.
      • Resv
        • RESV – Após receber a mensagem path, o receptor envia uma mensagem reservation-request de volta ao transmissor, pelo mesmo caminho que a mensagem path foi enviada ao receptor. Como o receptor é responsável por requisitar o QoS, a mensagem reservation-request especifica a qualidade de serviço pretendida e estabelece o estado de reserva em cada nó no caminho. Após receber com sucesso a mensagem reservation-request, o transmissor inicia o envio de dados.
    • Vantagens
      • A grande vantagem do Serviço Integrado é que previamente é feita uma alocação de banda, já que cada roteador é consultado ao longo do caminho para fazer essa reserva, garantindo assim a entrega, caso a reserva seja aceita por todos. Essa Arquitetura é tida como a arquitetura que fornece o “QoS dos Sonhos”, uma vez que uma reserva é previamente efetuada e, como a alocação já foi feita, há uma garantia do envio da aplicação.
    • Desvantagens
      • Desvantagens: A arquitetura IntServ tem como principal desvantagem o fato de não ser uma arquitetura escalável, pois a quantidade de informações de estado aumenta proporcionalmente com o número de fluxos, exigindo uma sobrecarga de processamento nos roteadores, ou seja, a quantidade de mensagens para reservar recursos será muito grande, não sendo uma solução escalável. Para grandes redes, como backbones de operadoras, torna-se inviável o uso desta arquitetura, devido à grande troca de mensagens e necessidade de guardar estados dos fluxos nos roteadores. Uma aplicação para o IntServ/RSVP hoje, é para fazer reserva de recurso quando se quer formar os túneis virtuais ao se utilizar a Engenharia de Tráfego com MPLS. A arquitetura IntServ tem como principal desvantagem o fato de não ser uma arquitetura escalável, pois a quantidade de informações de estado aumenta proporcionalmente com o número de fluxos, exigindo uma sobrecarga de processamento nos roteadores, ou seja, a quantidade de mensagens para reservar recursos será muito grande, não sendo uma solução escalável. Para grandes redes, como backbones de operadoras, torna-se inviável o uso desta arquitetura, devido à grande troca de mensagens e necessidade de guardar estados dos fluxos nos roteadores. Uma aplicação para o IntServ/RSVP hoje, é para fazer reserva de recurso quando se quer formar os túneis virtuais ao se utilizar a Engenharia de Tráfego com MPLS.
  2. DiffServ

    • A arquitetura de Serviços Diferenciados (RFC 2475) é caracterizada pela reserva de recursos baseado em classes de serviços e não na informação de estado de reserva baseado em fluxo. Os pacotes são classificados, marcados e encaminhados como uma classe de serviços agregada. Nesta arquitetura, os pacotes são classificados de acordo com a classe de serviço a que pertencem. Cada classe de serviço pode ser implementada através de mecanismos que diferenciam o tratamento do seu tráfego em relação às outras classes. Os recursos não são alocados dinamicamente, como na arquitetura IntServ – eles são previamente configurados por classes de serviço em cada dispositivo e utilizados quando há uma situação de disputa por recursos. Outras características importantes da arquitetura DiffServ são a flexibilidade e a granularidade, possíveis de serem alcançadas através dos mecanismos próprios desta arquitetura. Com isso, é possível classes com características muito específicas e detalhadas.

Bilder und Dateien der Mindmap

  • QoS
  • QoS

Informationen

Beschreibung
Estudo sobre a qualidade de serviço e os serviços desenvolvidos para esta área. DiffServ e o IntServ
Aufrufe
9
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck