Mindmap
Nova Retórica
Inhalt der Mindmap
Nova Retórica
Chaim Perelman
- Belga. abandona sua formação lógica neopositivista e passa a defender a idéia de ser possível a inserção de juízos de valor na esfera racional
- objeto da retórica “é o estudo das técnicas discursivas que visam provocar ou a aumentar a adesão das mentes às teses apresentadas a seu assentimento”
- afirma que a lógica da argumentação é uma lógica dos valores, uma lógica do razoável, do preferível, e não uma lógica matemática.
diferente da Retórica clássica, sabe da possibilidade da argumentação se dirigir a auditórios distintos, razão porque se diz que “toda argumentação é relativa ao auditório”
Audiência é essencial. Objetivo de cada argumentação é conquistar ou fortalecer a adesãoda audiência.
- Para realizar esse objetivo, o orador tem de adaptar seu discurso à audiência”
Não se prende à oratória, à beleza do discurso, às abordagens psicológica e sociológica da argumentação, mas prima pela força dos argumentos capazes de garantir a adesão do seu auditório
Petição de princípio: quando argumentos não influenciam o auditório. ‘É argumento de quem não tem argumentos, pois apresenta como coisa demonstrada o que lhe cabe demonstrar’. Vê-se que é uma falácia de raciocínio circulatório,
Informationen
- Beschreibung
- Mindmap am Nova Retórica, erstellt von alinefa2001 am 11/11/2013.
- Erstellt von
- alinefa2001 · Nov 2013
- Aktualisiert
- 19 Feb 2016
- Aufrufe
- 29
- Bewertung