GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

Tutorial 9 - MD 202 - Parte 2

Ana Paula Ana Portugiesisch

Mapa mental sobre Pares de nervos cranianos e nervo facial: Pares de nervos cranianos, Nervo Facial (VII)

Mapa mental: Pares de nervos cranianos e nervo facial

Inhalt der Mindmap

Tutorial 9 - MD 202 - Parte 2

  1. Pares de nervos cranianos

    • Nervo Facial (VII)
      • O núcleo facial forma uma coluna de neurônios multipolares colinérgicos no tegmento ventromedial da ponte.
        • Vários grupos celulares inervam múscs específicos:
          • (1) dorsomedial: múscs auricular e occipital; (2) ventromedial: músc platisma; (3) intermediário: múscs orbicular do olho e múscs superiores da mímica facial; ( 4) lateral: múscs bucinador e bucolabial.
      • Núcleo lacrimal
        • Fica na ponte, próximo ao núcleo salivatório superior.
        • Origina fibras pré-ganglionares que saem pelo n. intermédio e chegam ao gânglio pterigopalatino, onde nascem as fibras pós-ganglionares e se dirigem à glândula lacrimal.
        • Núcleo Salivatório Superios
          • Fibras Aferentes
            • sensibilidade geral e gustação dos 2/3 anteriores da língua.
            • O nervo facial tem origem aparente no sulco bulbopontino e apresenta 2 componentes:
              • 1 - o n. facial propriamente dito, responsável pela motricidade dos múscs faciais, músc estilo-hióideo, ventre posterior do digástrico, platisma e músc estapédico da orelha média
                • 2 - o n. intermédio (de Wrisberg), que inevraas glândulas lacrimal, submandibular e sublingual e gustação dos 2/3 anteriores da língua.
                  • Eles saem juntos do tronco do encéfalo, atravessam o meato acústico interno e penetram no canal facial (até o gânglio geniculado) na parte petrosa do osso temporal, no interior do qual o n. intermédio perde a sua individualidade.
                    • No canal facial dá origem a 3 ramos: o n. petroso maior, o n. da corda do tímpano e o n. p/ o músculo estapédico
          • Dá origem a fibras pré-ganglionares que saem pelo n. intermédio e seguem pelo n. petroso maior até o gânglio submandibular, de onde saem as fibras pós-ganglionares que inervam as glândulas submandibular e sublingual.

Informationen

Beschreibung
Mindmap am Tutorial 9 - MD 202 - Parte 2, erstellt von Ana Paula Ana am 13/10/2022.
Erstellt von
Ana Paula Ana
Aufrufe
0
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck