Mindmap
Brasil Regencial

Mapa mental: Brasil Regencial
Inhalt der Mindmap
Brasil Regencial
Esse período foi iniciado após a abdicação de D. Pedro I, sendo caracterizado por ser um período de muita conturbação política
Regência Trina Provisória
- Refletiu os interesses dos grupos mais importantes e influentes
- Governaram; Francisco de Lima ( exército) , Carneiro Campos (Conservador) e Nicolau Pereira (Liberais).
- Buscou estabelecer paz interna
- Durou de abril a maio de 1831
Regência Trina Permanente
- Governantes: Francisco de Lima, Bráulio Muniz ( Norte) e Costa Carvalho (Sul).
- Caráter mais liberal e menos conservador.
- Objetivo manter o status-quo: combater as revoltas.
- Nesse cenário novos grupos políticos são formados
- Os Exaltados( Liberais radicais)- defendiam o federalismo e a democratização da sociedade.
- Os Moderados (Chimangos) - queriam conservar a estrutura política do Império e o fim da vitaliciedade do senado.
- Os Restauradores (Caramurus)- manter o Império do Brasil ligado a Portugal.
- Cabanagem (1835 - 1840)
- CAUSAS: Isolamento da província, discordância dos participantes com o governo de D. Pedro I
- OBJETIVOS: Independência da Província e Proclamação de uma república
- LÍDERES: Antônio e Francisco Vinagre
- TERMINO: Reação violenta do governo houve entre 30 ou 40 mil mortos
- O Ministro da Justiça- Padre Feijó ( Moderado) se fortaleceu contribuindo para:
- Criação da Guarda Nacional - Composta membros da elite e cidadãos com direito ao voto.
- Extinguiu as revoltas liberais.
- Tenta derrubar José Bonifácio ( restaurador) –Responsável por D. Pedro II. e tenta organizar um golpe mais moderador porém a assembleia não deu apoio.
- Com o poder esvaziado Feijó abdicou o cargo de Ministro da Justiça.
- Reformas mais liberais
- Código de Processo Criminal (1832)–Habeas Corpus
- Ato Adicional 1834- Reforma a Constituição 1824.
- Institui o federalismo ( Assembleias Legislativa Provinciais).
- Substitui a Regência Trina pela Regência Una
Com a morte de D. Pedro I é redesenhado novamente os partidos políticos.
- Fim dos restauradores.
- Progressista- concorda com o Ato Adicional e descentralização política.
- Regressista- contra o Ato adicional e defendia o centralismo
Regência de Feijó
- As revoltas vão dificultar a Regência que se enfraquece.
- Feijó abdica em 1837.
- Sofre grande oposição dos Regressista.
- Revolução Farroupilha (1835 - 1845)
- A república de Piratini que ocupou o espaço geográfico dos atuais Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul,contou com a participação dos escravos nesse movimento separatista proclamada por Bento Gonçalves.
- CAUSAS: impostos exigidos pela produção de charque; discordância dos participantes com o centralismo administrativo e político.
- OBJETIVOS: Autonomia provincial, formação de uma República independente.
- LÍDER FARRAPOS: Bento Gonçalves, Canabarro e Garibaldi
- TERMINOU: após 10 anos de guerra, assinada a Paz de Ponche Verde; anistia os culpados incorporando os farrapos às tropas do governo., entretanto os negros não receberam a nistia
- Sabinada (1837)
- CAUSAS: Oposição ao centralismo, renuncia de Feijó e eleição de Araújo Silva
- OBJETIVO: O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal
- PARTICIPANTES: A revolta foi organizada por homens cultos e ficou restrita às camadas médias da população de Salvador. O movimento de revolta não obteve, portanto, o esperado apoio dos proprietários agrários da região (os ricos fazendeiros e senhores de engenho).
- TERMINOU: prisão ou morte dos participantes.
- Revolta dos Malês (1835)
- CAUSAS: condição dos escravos urbanos e dos negros libertos
- O historiador João José Reis listou que as formas de punição foram as seguintes: prisão simples, prisão com trabalho, açoite, morte e deportação para a África. Houve casos de africanos sentenciados a sofrer 1200 chibatadas e dezesseis foram condenados à morte, mas desses, 12 reverteram sua pena e só quatro foram de fato executados.
- a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
- A Revolta dos Malês, que ficou marcada pela grande adesão de africanos muçulmanos, acabou fracassando e os envolvidos foram duramente punidos.
Regência de Araújo Lima (Regressista).
- Combate as revoltas.
- Anula o Ato Adicional
- Os regressistas aumentam sua influência no poder.
- Aumento de disputas entre Regressistas X Progressistas.
- Os progressistas retornam ao poder com o Golpe da Maior Idade- D. Pedro II
- Balaiada (1838)
- Tropas Liderados por Duque de Caxias mataram cerca de 12 mil sertanejos e escravos nos combates. Os revoltosos presos foram anistiados depois pelo imperador dom Pedro 2º.
- CAUSAS: crise econômica do algodão e divergências entre grupos locais
- OBJETIVO: Melhoras na condições de vida.
- LÍDER: Balaios: Raimundo Gomes, Manuel Francisco dos Anjos, e o preto Cosme
Golpe da Maioridade
- Desde 1835, a ideia de antecipar a maioridade já havia surgido no cenário político da Corte.
- Proprietários de escravos e de terras estavam assustados com a experiência de descentralização ocorrida durante o Período Regencial, que resultara em tantas revoltas sociais.
- O restabelecimento da autoridade monárquica era visto como a solução para a crise política.
- O movimento, liderado por Antônio Carlos de Andrada, transformou-se num golpe palaciano, que terminou com a queda dos conservadores e a volta dos liberais.
Informationen
- Beschreibung
- Mindmap am Brasil Regencial, erstellt von Gabriel Vieira am 03/03/2024.
- Erstellt von
- Gabriel Vieira
- Aufrufe
- 0
- Bewertung