GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Gutto Santos Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

  1. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação da instituição: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854.

  2. A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais

  3. A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

    • Somente em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei nº 4.024/61, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação.
    • o Censo Escolar registra uma evolução nas matrículas, de 337.326 em 1998 para 700.624 em 2006, expressando um crescimento de 107%.
      • Objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
        • • Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; • Atendimento educacional especializado; • Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; • Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar; • Participação da família e da comunidade; • Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e • Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
          • PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
            • Apoiar os sistemas de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado, por meio da implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica da rede pública, fortalecendo o processo de inclusão nas classes comuns de ensino regular
              • O presente Edital do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais visa selecionar projetos de Estados e Municípios que contemplem a organização de espaços com recursos necessários ao atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos para distribuição de equipamentos e materiais didáticos para implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica da rede pública de ensino

Informationen

Beschreibung
Mindmap am Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, erstellt von Gutto Santos am 09/05/2017.
Erstellt von
Gutto Santos
Aufrufe
30
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck