GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

Modulo de avaliação

Pedro Marckmann Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

Modulo de avaliação

  1. Avaliação da documentação

    • Dados de Identificação:Este item refere-se ao grau de complemento dos dados de identificação do produto, da identificação dos pré-requisitos técnicos e pedagógicos, da identificação dos objetivos pedagógicos do produto, na documentação impressa, (embalagens, ficha de descrição do produto, e manuais) e diretamente online no software em análise. A descrição dos pré-requisitos técnicos é necessária para orientar o utilizador no processo de instalação do produto. A descrição dos objetivos educacionais e dos pré-requisitos pedagógicos é um importante guia tanto para alunos como para instrutores.
    • Presteza: Segundo Scapin (1993), este critério “... engloba os meios utilizados para levar o utilizador a realizar determinadas ações”. Neste contexto, no que se refere aos aspectos didáticos e de qualidade da informação, este critério deve avaliar também a maneira como a informação é apresentada, a sua organização e a capacidade de orientação do utilizador na realização de determinadas operações. Uma boa presteza guia o utilizador, facilita a navegação no aplicativo e diminui a ocorrência de erros.
    • Consistência: Este critério refere-se à consistência e homogeneidade na estrutura de apresentação das informações, como por exemplo, aspectos relacionados com a apresentação gráfica das informações. Os títulos, numeração de página e o grau de completamente da informação devem obedecer a um padrão e serem homogêneos, auxiliando na consulta das informações desejadas.
    • Qualidade da Informação Impressa: Este critério refere-se à qualidade da documentação que acompanha o software, ou seja, Manuais, Embalagem, Ficha de Descrição do Produto e toda a documentação impressa que faça parte do pacote de software. A norma ISSO/IEC 12119 – requisitos de qualidade e teste de pacotes de software recomenda que o manual do utilizador deve incluir todos os dados necessários apara instalação e para uso da aplicação do produto de software. A documentação de apoio ao software pode orientar a tarefa de compreensão dos sistemas e auxiliar na redução de desapontamentos e experiência frustrantes, geralmente causados pela dificuldade de manuseio dos programas.
    • Legibilidade: Legibilidade diz respeito às características formais das informações apresentadas na documentação que possam dificultar ou facilitar a leitura desta informação. Aspectos como cor, formato e tamanho da letra, contribui para uma boa legibilidade que acaba contribuindo para a sua compreensão.
    • Significado dos códigos e denominações: O critério significado dos códigos e denominações diz respeito à adequação entre o objeto ou a informação apresentada ou perdida e a sua referência. Códigos e denominações significativas possuem uma forte relação semântica com seu referente. Quando a codificação é significativa, a memorização e o reconhecimento são melhores.
  2. Avaliação do Produto

    • Condução: A condução refere-se aos meios disponíveis para aconselhar, orientar, informar e conduzir o utilizador na interação com o computador (mensagens, alarmes, rótulos, etc.) Quatro subcritérios participam da condução
      • Presteza: Este critério engloba os meios utilizador para levar o utilizador a realizar determinadas ações como, por exemplos, a entrada de dados, os mecanismos ou meios que permitem ao utilizador conhecer as alternativas, em termos de ações, do estado ou contexto nos quais ele se encontra bem com a apresentação das ferramentas de ajuda e seu modo de acesso. Do ponto de vista educacional, a presteza refere-se à capacidade do software em orientar o utilizador na obtenção de um determinado objetivo pedagógico, fornecendo-lhe ferramentas e meios para o atingir. Uma boa presteza facilita a navegação no aplicativo e diminui a ocorrência de erros, consequentemente facilitando a situação de ensino/aprendizagem.
      • Legibilidade: Diz respeito às características léxicas das informações apresentadas na tela que possam dificultar ou facilitar a leitura desta informação (brilho do carácter, contrate letra/ fundo, tamanho da fonte, etc.). No que se refere aos aspectos pedagógicos, o critério legibilidade avalia também se a qualidade informação apresentada favorece a compreensão e assimilação dos conteúdos educacionais. Uma boa legibilidade facilita a leitura da informação apresentada e contribui para a compreensão dos conteúdos e para alcançar os objetivos pedagógicos propostos.
      • Qualidade das opções de Ajuda: Este critério avalia a conformidade da opção de ajudar oferecida pelo software e sua qualidade em orientar o utilizador na busca de informações específicas ou na resolução de problemas. O programa deve fornecer menus de ajuda para contribuir com a superação das dificuldades que os utilizadores enfrentam na interação com o sistema.
    • Agrupamento e distinção de itens: O critério diz respeito à organização visual dos itens de informação de alguma maneira relacionados entre si. Este critério leva em conta a topologia (localização) e algumas características gráficas(formato) para indicar as relações entre os vários itens mostrados, para indicar se eles pertencem ou não a uma dada classe, ou ainda para indicar diferenças entre classes.
      • O Critério de Agrupamento/Distinção por localização diz respeito ao posicionamento relativo dos itens estabelecido para indicar se eles pertencem ou não a uma dada classe ou, ainda, para indicar diferenças entre classes. Este critério também diz respeito ao posicionamento relativo dos itens dentro de uma classe. Este critério permite avaliar se a integração entre a teoria e a prática no software educacional é feita de maneira eficaz. A compreensão de uma tela pelo utilizador depende, entre outras coisas, da ordenação dos objetos (imagens, textos, comandos, etc.) que são apresentados.
      • O critério de Agrupamento/Distinção por formato diz respeito mais especificamente às características gráficas (formato, cor, etc.) que indicam se os itens pertencem ou não a uma dada classe, ou que indicam distinções entre diferentes, ou ainda distinções entre itens de uma dada classe. Será mais fácil para o utilizador perceber relacionamentos entre itens ou classe de itens, se diferentes formatos ou diferentes códigos ilustrarem as suas similaridades ou diferenças.
    • Adaptabilidade: A adaptabilidade de um sistema diz respeito à sua capacidade de reagir conforme o contexto e conforme as necessidades e preferências do utilizador. Dois subcritérios compõem a adaptabilidade:
      • A flexibilidade que se refere aos meios colocados à disposição do utilizador que lhe permite personalizar a interface a fim de levar em conta as exigências da tarefa, de suas estratégias ou hábitos de trabalho. Ela corresponde também ao número das diferentes maneiras à disposição do utilizador para alcançar um certo objetivo. Em outros termos trata-se da capacidade da interface em se adaptar às variadas ações do utilizador. Quanto mais formas existirem para efetuar uma tarefa, maiores serão as hipóteses do utilizador poder escolher e dominar uma delas no curso de sua aprendizagem.
      • A Consideração da experiência do utilizador diz respeito aos meios implementados que permitem que o sistema respeite os níveis de experiência individuais. O grau de experiência e especialização dos utilizadores na interação com um dado sistema pode variar consoante a sua utilização continuada, ou devido aos longos períodos de não utilização dos sistemas. A interface deve, neste sentido, ser concebida para lidar com as variações de nível de experiência. Em suma, devem ser previstos meios diferenciados para lidar com as diferenças individuais, permitindo que o utilizador adapte o seu estilo de interação, mediante a sua experiência.
    • Controle explicito: Diz respeito tanto ao processamento explicito pelo sistema das ações do utilizador, quando do controle que o mesmo tem sobre o processamento de suas ações pelo sistema.
      • Ações explicitas do utilizador: refere-se às relações entre o processamento pelo computador e as ações do utilizador. Esta relação deve ser explícita, o computador deve processar somente aquelas ações solicitadas e somente quando solicitado para o fazer.
      • Controle do utilizador: refere-se ao fato de que os utilizadores deveriam ter sempre no controle sobre o processamento do sistema (interromper, cancelar, suspender e continuar, avançar, retroceder ou parar a apresentação). Cada ação possível deve ser antecipada e devem ser oferecidas opções apropriadas. O Controle sobre as interações favorece a aprendizagem e diminui a probabilidade de erros. Como consequência o computador torna-se mais previsível.
    • Recursos de apoio à compreensão dos conteúdos: Refere-se ao apoio fornecido pelo software para auxiliar a compreensão dos conteúdos pedagógicos. A utilização de recursos multimídia, recursos motivacionais e recursos de verificação da aprendizagem contribuem para este fim.
    • Gestão de erros: A gestão de erros diz respeito aos mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros e, quando eles ocorrem, que favoreçam sua correção. Os erros são aqui considerados como entrada de dados incorretos, entras com formatos inadequados, entras de comandos com sintaxes incorretas, etc. Considera-se erro as respostas inadequadas ao sistema mediante os recursos de verificação de aprendizagem dos conteúdos no software educacional.
      • Proteção contra erros: A proteção diz respeito aos mecanismos empregues para detectar e prevenir os erros de entradas de dados, comandos, possíveis ações de consequências desastrosas e não recuperáveis. É preferível detectar os erros no momento da digitação do que no momento da validação. Isto pode evitar perturbações na planificação da tarefa.
      • Qualidade das mensagens de erro: Refere-se à pertinência, legibilidade e exatidão da informação dada ao utilizador sobre a natureza do erro cometido (sintaxe, formato, etc.) e sobre as ações a executar para corrigi-lo.
      • Correção de erros: O Critério diz respeito aos meios colocados à disposição do utilizador com o objetivo de permitir a correção dos seus erros. Em todo software educacional, no módulo prático e de resolução dos exercícios, o sistema deve informar adequadamente o utilizador quando este erra ou tem uma dificuldade específica na sua resolução, orientando-o para a solução do problema
    • Avaliação da aprendizagem: Este critério refere-se aos meios disponíveis no sistema para verificar a aprendizagem dos conteúdos. O software educacional geralmente apresenta uma componente prática, porém o tipo de exercícios propostos irá depender da modalidade de software, seja ele um tutorial, um simulador, etc.
    • Carga de trabalho: A Carga de trabalho diz respeito a todos elementos da interface que tem papel importante na redução da carga cognitiva e perceptiva do utilizador e no aumento da eficiência do dialogo.
      • Carga informacional: Diz respeito à objetividade com que a informação pedagógica é apresentada. Avalia se a carga de conteúdo informacional apresentada é confortável e adequada ao utilizador, em relação tanto aos conteúdos teóricos como práticos do software educacional.
      • Brevidade: O critério Brevidade diz respeito à carga de trabalho perceptiva e cognitiva, tanto para entradas e saídas individuais, quanto para conjuntos de entradas. Brevidade corresponde ao objetivo de limitar a carga de trabalho de leitura e entradas e o número de passos.
      • Densidade informacional: trata-se a carga de trabalho do utilizador de um ponto de vista perceptivo e cognitivo, em relação ao conjunto total de itens de informação apresentador ao utilizador e não a cada elemento ou item individual.
    • Significado dos códigos e denominações: O Critério significado dos códigos e denominações diz respeito a adequação entre o objeto, informação apresentada ou pedida e sua referência. Códigos e denominações significativas possuem uma forte relação semântica com seu referente.
    • Homogeneidade: O critério homogeneidade refere-se ao modo como as escolhas na concepção da interface (códigos, denominações, formatos, procedimentos, etc.) são conservadas idênticas em contextos idênticos e diferentes em contextos deferentes, de uma tela para outra.
    • Compatibilidade: Refere-se às relações que possam existir entra as características do utilizador (sexo, idade, formação e competência) na realização de suas tarefas (conforme suas convenções, habilidades, preferencias, expectativas e estratégias) e a organização das apresentações, das entras e do diálogo de uma dada aplicação. Ela diz respeito também ao grau de similaridade entre diferente ambientes e aplicações.

Informationen

Beschreibung
Mindmap am Modulo de avaliação, erstellt von Pedro Marckmann am 08/11/2017.
Erstellt von
Pedro Marckmann
Aufrufe
0
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck