Mindmap
Nervo Trigêmeo
Inhalt der Mindmap
Nervo Trigêmeo
ORIGEM REAL: Face anterolateral da ponte, entre esta e os pedúnculos cerebelares médio. Logo após a sua origem, as duas raízes do nervo trigêmeo, raiz motora e raiz sensitiva, passam a seguir a direção súpero-anterior, atravessando as fossas posterior e média do crânio.
- NÚCLEO SENSITIVO PRINCIPAL: Se encontra na ponte, lateralmente ao núcleo motor. Ele é encarregado pela sensibilidade tátil da face, sendo responsável pelo tato epicrítico.
- NÚCLEO MESENCEFÁLICO: se encontra na região do mesencéfalo. É responsável pela propriocepção dos estímulos vindos dos receptores das fibras do ligamento periodontal, dos músculos da mastigação e da ATM.
- NÚCLEO MOTOR: Localiza-se na ponte, medialmente ao núcleo sensitivo principal. É responsável pela motricidade dos músculos da mastigação, tensor do véu palatino, tensor do tímpano, músculo milo-hióideo e ventre anterior do digástrico. Suas fibras formam a maior parte da raiz motora.
- NÚCLEO DO TRATO ESPINHAL: Localiza-se da ponte, bulbo, medula espinhal até o primeiro segmento cervical. Ele é responsável pelos impulsos de dor, temperatura e tato protopático. Possui três subnúcleos: subnúcleo oral que está relacionado ao tato protopático, subnúcleo interpolar e subnúcleo caudal responsáveis pelo estímulo da dor dental e facial e sensibilidade térmica.
- ORIGEM APARENTE- GÂNGLIO TRIGEMINAL: Possui uma forma de semilua, sendo o local onde se encontra os corpos celulares dos neurônios sensitivos aferentes. Ele está localizado profundamente a extremidade posterior do arco zigomático, possui prolongamentos periféricos, que são os nervos oftálmicos, maxilar e a parte sensitiva do nervo mandibular, e prolongamentos centrais que adentra o tronco encefálico e faz sinapses com os núcleos trigeminais.
- Nervo Oftálmico
- É a primeira ramificação do nervo trigêmeo e exclusivamente sensitivo. Se origina na parte superomedial do gânglio trigeminal e se divide nos ramos lacrimal, frontal e nasociliar. Ele inerva diversas regiões da cabeça como a tenda do cerebelo, glândula lacrimal, mucosa da cavidade nasal, pálpebras, região frontal, couro cabeludo, seio frontal, seio etmoidal e esfenoidal e pele do nariz.
- Ramo Meníngeo
- É o primeiro ramo do nervo oftálmico, sendo emitido antes desse nervo adentrar a órbita. Ele é emitido para o tentório do cerebelo e inerva a duramáter.
- Nervo Frontal
- Nervo Supraorbital
- Ele passa entre o músculo levantador da pálpebra superior e a parede superior da órbita e emerge através do forame supraorbital. Também se divide em um ramo lateral e um ramo medial. É responsável pela sensibilidade da pele da fronte, couro cabeludo, pálpebra superior e conjuntiva do bulbo do olho.
- Nervo Supratroclear
- Ramo medial do nervo frontal, ele segue medialmente e em frente e deixa a órbita pela incisura frontal. Alguns de seus filamentos se unem com as fibras do nervo infratroclear, ramo do nervo ciliar. Ele inerva a pálpebra superior, raiz do nariz e uma parte da pele da região frontal.
- Penetra a órbita pela fissura orbital superior, entre o nervo lacrimal e o nervo nasociliar. Tem um trajeto anterior e passa pelo músculo reto lateral e se divide em dois ramos: nervo supraorbital e nervo supratroclear. Ele inerva a pele da fronte, raiz do nariz, pálpebra superior e conjuntiva do bulbo do olho.
- Nervo Supraorbital
- Nervo Nasociliar
- Nervo Etmoidal Anterior
- Ramos Nasais Externos e Internos
- Os ramos nasais internos são ramos do nervo etmoidal anterior e fazem a inervação sensitiva da parte anterior do septo e parte lateral da cavidade nasal. Os ramos externos também são ramos do nervo etmoidal anterior e inervam a pele do ápice, vestíbulo e asa do nariz.
- É uma continuação do nervo nasociliar. Ele passa pelo forame etmoidal anterior, passa pela fossa do crânio e penetra a cavidade nasal. Esse nervo faz a inervação da região anterior da mucosa nasal e pele do ápice do nariz e se continua formando os ramos nasais interno e externo.
- Ramos Nasais Externos e Internos
- Nervo Infratroclear
- Ele após passar pela órbita fornece inervação para a região medial das pálpebras, pele do nariz, para a conjuntiva e saco lacrimal.
- Nervos Ciliares Longo
- É através deles que o nervo nasociliar se comunica com o gânglio ciliar. Eles inervam o músculo dilatador da pupila e bulbo do olho.
- Nervo Etmoidal Posterior
- É uma ramo do Nervo Nasociliar que nem sempre está presente. Inerva os seios esfenoidal e etmoidal.
- É o ramo mais medial do nervo oftálmico. Penetra a órbita pelo forame orbital superior, sendo mais profundo e acompanhando a parede medial da órbita. Ele também é coberto pelo músculo reto e oblíquo superior.
- Nervo Etmoidal Anterior
- Nervo Lacrimal
- É o ramo mais lateral do nervo oftálmico, ele passa lateralmente pelo músculo reto lateral e penetra a órbita lateralmente a fissura orbital superior. Ele recebe um ramo comunicante com o nervo zigomático, ramo zigomáticotemporal, que conduz fibras do gânglio pterigopalatino que faz a inervação autonômica da glândula lacrimal. Esse nervo faz a inervação sensitiva da glândula lacrimal, inerva a conjuntiva e a parte lateral da pálpebra superior.
- Nervo Maxilar
- Ramo Meníngeo
- É uma ramo do nervo maxilar emitido antes desse atravessar o forame redondo, ele acompanha a artéria meníngea média e inerva a duramáter.
- Nervo Zigomático
- Nervo Zigomaticofacial
- Ele é um ramo do nervo zigomático que sai para órbita através da fissura orbital inferior, percorrendo a parede lateral. Ele inerva a proeminência da face e região anterossuperior da bochecha.
- Nervo Zigomaticotemporal
- É um ramo do nervo zigomático que penetra o forame zigomaticotemporal, saindo do osso zigomático, e chega a pele da região temporal e faz a sua inervação.
- É um ramo mais lateral do nervo maxilar, ele emite um ramo que se une com o nervo lacrimal e que leva fibras secretomotoras do gânglio pterigopalatino.
- Nervo Zigomaticofacial
- Nervo Infraorbital
- Ramo Alveolar Superior Posterior
- É um ramo do nervo maxilar que percorre a superfície do túber da maxila e penetra os seus canalículos inervando os dentes e gengivas vestibulares dos molares superiores, com exceção da raiz mesiovestibular do primeiro molar superior, e também inerva a região da mucosa da bochecha e mucosa do seio maxilar.
- Ramo Alveolar Superior Médio
- É um ramo do nervo infraorbital e nem sempre está presente. Ele é responsável pela inervação da raiz mesiovestibular do primeiro molar superior e dos dentes e gengivas vestibulares dos pré-molares.
- Ramo Alveolar Superior Anterior
- É um ramo do nervo infraorbital e inerva os dentes caninos, incisivo lateral e incisivo central superiores e as gengivas vestibulares anteriores. Ele também supre a região inervada pelo ramo alveolar superior médio quando este se encontra ausente.
- Ramos Palpebrais Inferiores
- São ramos terminais do nervo infraorbital, logo após esse emergir na face. Ele dirige-se superiormente e inerva a pele e conjuntiva da pálpebra inferior, ângulo lateral do olho e rima das pálpebras.
- Ramos Labiais Superiores
- É um ramo terminal do nervo infraorbital e inerva parte da bochecha, gengiva, lábio superior, mucosa bucal e glândulas labiais.
- É uma ramo do maxilar que chega a face atravessando o forame infraorbital. Ele inerva pálpebra inferior, asa do nariz, lábio superior, gengiva vestibular dos dentes anteriores e pré-molares superiores.
- Ramos Nasais Interno e Externo
- Também é um ramo terminal do nervo infraorbital e realiza a inervação da asa do nariz, parte cartilaginosa do septo nasal e mucosa do vestíbulo. Se unem com o nervo etmoidal anterior.
- Ramo Alveolar Superior Posterior
- Gânglio Pterigopalatino/ Ramos Comunicantes:
- Ramos Orbitais
- Passam pela fissura orbital inferior e inervam os músculos extrínsecos do olho, periósteo e mucosa das células etmoidais posteriores.
- Nervo Nasopalatino
- Atravessa o septo nasal e vai emergir no forame incisivo, onde vai ser responsável pela sensibilidade da mucosa do septo nasal e da mucosa do palato, relacionados aos dentes caninos, incisivos laterais e centrais superiores.
- Ramos Nasais Posteriores Superolaterais
- Atravessa o forame esfenopalatino e inerva, sensibilizando, a parede lateral e túnica mucosa superior da cavidade nasal e seio etmoidal e uma parte do seio esfenoidal.
- Ramos Nasais Posteriores Superomediais:
- São formados junto aos nervos palatinos, eles inervam a região posterior da cavidade nasal e septo nasal.
- Nervo Palatino Maior
- Chegam na cavidade oral pelo forame palatino maior e vão sensibilizar a gengiva, mucosa e glândulas palatinas, do limite anterior do palato mole até a região do canino.
- Nervo Palatino Menor
- Alcança a cavidade oral através do forame palatino menor e se dirige posteriormente. Ele inerva sensitivamente o palato mole, úvula, arco palatoglosso e tonsilas palatinas.
- Passam pelo Gânglio Pterigopalatino, porém não realizam nenhuma sinapse.
- Nervo Faríngeo
- É responsável por sensibilizar o seio esfenoidal, parte nasal da faringe e mucosas da tuba auditiva.
- Ramos Nasais Posteroinferiores
- Inervam os meatos nasais médios e inferiores.
- Ramos Orbitais
- É o segundo ramo do trigêmeo e tem origem aparente no forame redondo no osso esfenóide. Ele é essencialmente sensitivo e vai inervar duramáter, mucosa nasal, mucosa bucal, palatinas, seio maxilar, etmoidal e esfenoidal, palato mole, dentes superiores, terço médio da pele da face, palato duro, arco palatoglosso, tonsilas palatinas, ângulo do olho, mucosa gengival superior e outras estruturas.
- Ramo Meníngeo
- Nervo Mandibular
- É o terceiro ramo do nervo trigêmeo, sua origem aparente craniana é no forame oval do osso esfenóide. É um nervo misto, possuindo fibras aferentes e eferentes motoras e fibras sensitivas. Ele inerva a duramáter, músculos da mastigação, ventre anterior do digástrico, músculo milo-hióideo, mento, lábio inferior, dentes e mucosa gengival inferior, bochecha, língua, cápsula da ATM, tensor do véu-palatino, assoalho bucal e outras estruturas.
- Ramo Meníngeo
- É uma ramo do nervo mandibular emitido na fossa infratemporal. Ele percorre crânio pelo forame espinhoso junto com a artéria meníngea média e inerva sensitivamente a duramáter.
- Tronco Posterior
- Nervo Auriculotemporal
- É um ramo sensitivo do nervo mandibular, que passa posteriormente e profundamente ao colo da mandíbula e segue lateralmente e medialmente à artéria e veia temporal superficial. Ele inerva a região temporal, orelha externa, membrana timpânica, meato acústico externo e é responsável pela propriocepção da cápsula articular da ATM.
- Nervo Milo-hióideo
- É um pequeno ramo motor emitido pelo nervo alveolar inferior, que faz a inervação motora para o ventre anterior do músculo digástrico e para o músculo milo-hióideo.
- Nervo Mentual
- Também é um ramo sensitivo do nervo mandibular. Ele passa pelo interior do canal mandibular e surge como nervo mentual quando saí pelo forame mentual, sendo responsável pela sensibilização da pele do mento, lábio inferior e mucosa e gengiva da região dos dentes anteriores.
- Nervo Lingual
- É um ramo sensitivo do nervo mandibular, que passa anteriormente ao nervo alveolar inferior e é responsável pela inervação dos 2/3 anteriores da língua e a mucosa do assoalho bucal. O nervo corda do tímpano, ramo do nervo facial, vai se juntar a esse nervo e levar impulsos gustativos para os 2/3 anteriores da língua.
- Nervo Alveolar Inferior
- É um ramo sensitivo do nervo mandibular, que passa pelo forame mandibular e é responsável pela inervação dos dentes inferiores, gengivas e lábio inferior.
- Nervo Auriculotemporal
- Tronco Anterior
- Nervos Temporais Profundos:
- É um ramo mais lateral do nervo mandibular e tem um trajeto posterior. Ele faz a inervação motora do músculo temporal e auxilia na inervação proprioceptiva da cápsula da ATM.
- Nervo Pterigóideo Medial:
- Ramo do nervo mandibular que faz a motricidade do músculo pterigóideo medial.
- Nervo Pterigóideo Lateral:
- Ramo do nervo mandibular que faz a inervação motora do músculo pterigóideo lateral.
- Nervo Bucal
- É um ramo do nervo mandibular e o único no tronco anterior que possui fibras sensitivas. Passa entre as duas cabeças do músculo pterigóideo lateral e inerva-o, também pode originar os nervos temporais profundos. Ele faz a inervação sensitiva da pele, região do músculo bucinador, mucosa da bochecha e da parte posterior da gengiva vestibular.
- Nervo Massetérico
- Ramo do nervo mandibular responsável pela motricidade do músculo masseter.
- Nervos Temporais Profundos:
- Nervo Oftálmico
É o quinto par craniano e um nervo misto, possuindo raízes motora e sensitiva. Ele prover inervação sensitiva geral para a região da cabeça por meio de fibras aferentes somáticas gerais que conduzem tanto impulsos proprioceptivos e exteroceptivos. Possui três ramificações bem definidas: ramo oftálmico, ramo maxilar e ramo mandibular.
Informationen
- Beschreibung
- Mindmap am Nervo Trigêmeo, erstellt von Livia Gomes am 06/09/2020.
- Erstellt von
- Livia Gomes · Sep 2020
- Aktualisiert
- 9 Sep 2020
- Aufrufe
- 2
- Bewertung