GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

Teatro Nacional

Laura Vitória Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

Teatro Nacional

  1. Nelson Rodrigues

    • Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro.
      • Nelson é considerado o nome mais influente da dramaturgia brasileira. Seus enredos eram polêmicos, mesclando tragédia e humor.
    • Por questões políticas, mudou-se para o Rio de Janeiro trazendo a família em 1916. Após alguns anos trabalhando no meio, Mário fundou o jornal “A Manhã” em 1925.
      • Nelson visitava as redações onde o pai trabalhava e desenvolveu interesse pela área. Aos 13 anos iniciou como repórter policial no jornal “A Manhã” e abandonou os estudos durante a terceira série do ginásio. Em 1928 publicou seu primeiro artigo, e no mesmo ano seu pai perdeu o jornal para o sócio. Logo após, Mário fundou o jornal “A Crítica”.
        • Em 1930 Nelson perdeu seu pai, vítima de trombose cerebral. Nos anos seguintes o escritor contribuiu para o “Jornal dos Sports”, “Correio da Manhã” e “Última Hora" entre outros.
          • Em 1944, Nelson adotou o pseudônimo de “Suzana Flag” e escreveu “Meu Destino é Pecar”. “O Jornal” publicou a obra como folhetim contendo 38 capítulos e depois foi lançado como livro.
        • Em 1928 publicou seu primeiro artigo, e no mesmo ano seu pai perdeu o jornal para o sócio. Logo após, Mário fundou o jornal “A Crítica”.
    • Principais Obras
      • Peças: A mulher sem pecado, 1941 Vestido de noiva, 1943 Álbum de família, 1946 A falecida, 1953 Os sete gatinhos, 1958 Boca de ouro, 1959 O beijo no asfalto, 1960 Toda nudez será castigada, 1965 A Serpente, 1978
      • Romances: Meu destino é pecar (Suzana Flag), 1944 Escravas do amor, 1944 Minha vida, 1944 Núpcias de fogo, 1948 A mentira (Suzana Flag), 1953 O homem proibido (Suzana Flag), 1959 Asfalto selvagem, 1959 O casamento, 1966
  2. Teatro de Revista

    • O teatro de revista brasileiro tem início em 1859, no Teatro Ginásio, no Rio de Janeiro, com o espetáculo As Surpresas do Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes.
      • Chamamos de teatro de revista ao espetáculo teatral composto de números falados, musicais e coreográficos, humorismo, etc. .
    • Esse gênero teatral alcançou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país.
    • Outro elemento fundamental do teatro de revista é a música diferente da que vemos hoje. o teatro de revista trazia um certo tom de exagero, com bailarinas (as conhecidas vedetes) vestidas de forma mais ou menos exuberante (com plumas e lantejoulas)
      • Seu ingrediente mais poderoso é a paródia, recurso do teatro popular que consiste em denegrir um aspecto, fato, personagem, discurso ou atitude da cultura erudita ou, em outras palavras, da classe dominante.
  3. Augusto Boal

    • Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro, 16 de março de 1931 — Rio de Janeiro, 2 de maio de 2009) foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.
      • Volta ao Brasil em 1956, quando é contratado para integrar o Teatro de Arena de São Paulo, onde aprofunda o trabalho de interpretação, adaptando o método de Stanislavski às condições brasileiras e ao formato de Teatro de Arena.
        • Em 1959, dirige "Chapetuba Futebol Clube", de Oduvaldo Vianna Filho. Nos anos seguintes dirige "Fogo Frio", de Benedito Ruy Barbosa, "A Mandrágora", de Maquiavel, "O Noviço", de Martins Pena, "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, "O Melhor Juiz, o Rei", de Lope de Vega, e "Tartufo," de Molière.
          • Augusto Pinto Boal foi a principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960. Criou o "teatro do oprimido", metodologia que une teatro e ação social e que tornou seu trabalho conhecido internacionalmente.
            • Preso e exilado em 1971, Boal prossegue sua carreira no exterior, inicialmente na Argentina, onde permanece cinco anos, quando começa a desenvolver as bases teóricas do "teatro do oprimido.
              • A partir de 1978 vive em Paris, criando um centro para pesquisa e difusão do teatro do oprimido, o Ceditade.
                • Retorna ao Brasil em 1984, com a anistia, fixando-se no Rio de Janeiro. A partir dessa data, dirige, entre outros espetáculos.
                  • Sofrendo de leucemia, falece aos 78 anos, de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro.

Informationen

Beschreibung
Mindmap am Teatro Nacional, erstellt von Laura Vitória am 30/11/2020.
Erstellt von
Laura Vitória
Aufrufe
0
Verlauf
  • Erstellt von Laura Vitória · 30 Nov 2020
  • Kopiert von Laura Vitória · 30 Nov 2020
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck