GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

Barroco

Luisa Helena Gonçalves Da Rocha Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

Barroco

  1. Contexto Histórico e Período

    • O Barroco Está associado ao Catolicismo. A Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia. Para diminuir o poder do protestantismo da renascença, que tinham um caráter mais racional, o Barroco teve seu início. Dessa forma, com o intuito de propagar a fé católica e reafirmar os valores cristãos, esse movimento estimulou a dramaticidade em suas obras para impactar seus espectadores.
  2. Caractetristicas

    • Dualismo
      • É uma concepção do mundo baseada na presença de dois princípios opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final
    • Riqueza de Detalhes
      • Os textos contem muitos detalhes descrições muito detalhadas, muito específicas.
    • Exagero
      • Os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
    • Estilos
      • Cultismo
        • Caracterizado pelo do "jogo de palavras" , há uma valorização de detalhes e dos pormenores.
      • Conceptismo
        • Caracterizada pelo "jogo de ideias" , trabalha com a imposição de conceitos e a definição de um raciocínio lógico.
  3. Autores

    • Bento Teixeira
      • O poema épico “Prosopopeia” , de Bento Teixeira é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco.
        • Manuel da santa Maria de Itaprica
          • Ganhou relevância na poesia barroca com “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”. Em suas obras destacam-se a descrição do inferno e a destruição de Jerusalém.
            • Era conhecido também como o Judeu, nasceu no Brasil, chegou ao país juntamente com sua família, que veio fugida de Portugal.
            • Antônio José da Silva (Português)
  4. Textos

    • Texto de: Gregório de Matos - Meu Deus, que estais pendente em um madeiro, Em cuja lei protesto de viver, Em cuja santa lei hei de morrer Animoso, constante, firme e inteiro. Neste lance, por ser o derradeiro, Pois vejo a minha vida anoitecer, É, meu Jesus, a hora de se ver A brandura de um Pai manso Cordeiro. Mui grande é vosso amor, e meu delito, Porém, pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor que é infinito. Esta razão me obriga a confiar, Que por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar.
    • Texto de: Francisco Rodrigues Lobo Que amor sigo? Que busco? Que desejo? Que enleio é este vão da fantasia? Que tive? Que perdi? Quem me queria? Quem me faz guerra? Contra quem pelejo? Foi por encantamento o meu desejo, e por sombra passou minha alegria; mostrou-me Amor, dormindo, o que não via, e eu ceguei do que vi, pois já não vejo. Fez à sua medida o pensamento aquela estranha e nova fermosura e aquele parecer quase divino. Ou imaginação, sombra ou figura, é certo e verdadeiro meu tormento: Eu morro do que vi, do que imagino.
    • Trecho da obra “Prosopopeia” de Bento Teixeira“ A Lâmpada do Sol tinha encuberto, Ao Mundo, sua luz serena e pura, E a irmã dos três nomes descuberto A sua tersa e circular figura. Lá do portal de Dite, sempre aberto, Tinha chegado, com a noite escura, Morfeu, que com subtis e lentos passos Atar vem dos mortais os membros lassos.”

Informationen

Beschreibung
Mindmap am Barroco, erstellt von Luisa Helena Gonçalves Da Rocha am 15/08/2021.
Aufrufe
14
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck