1º GERAÇÃO ROMANTISMO Indianismo – Nacionalismo

Beschreibung

Mindmap am 1º GERAÇÃO ROMANTISMO Indianismo – Nacionalismo, erstellt von Rejania Cruz am 24/03/2014.
Rejania Cruz
Mindmap von Rejania Cruz, aktualisiert more than 1 year ago
Rejania Cruz
Erstellt von Rejania Cruz vor etwa 10 Jahre
157
0

Zusammenfassung der Ressource

1º GERAÇÃO ROMANTISMO Indianismo – Nacionalismo
  1. Gonçalves de Magalhães
    1. 1 - Biografia: Conhecido também como Visconde de Araguaia, Domingos José Gonçalves de Magalhães (Rio,1811-Roma, 1882). Formou-se m medicina, viajou pela Europa, exerceu alguns cargos públicos em Rio grande do Sul, depois ingressou na carreira de diplomata, ocupando vários cargos na Europa, inclusive o de cônsul brasileiro em Viena, na Áustria.
      1. 2 - Principais obras: "Suspiros poéticos e saudades (1836)" .O poeta e a Inquisição (1839) e A Confederação dos Tamoios, poema épico (1857).
        1. 3 - Característica estética: Nacionalismo+religiosidade (repúdio aos padrões clássicos externos, ou seja, mitologia pagã) pode ser encontrada na obra "Suspiros poéticos e saudades". Drama, embora seja ainda considerado tragédia (por causa de seu gênero e forma) pode ser encontrado no teatro "O poeta e a inquisição". Cultivou a poesia indianista de caráter nacionalista, no poema Épico "A Confederação dos tamoios" na qual rendeu-lhe algumas criticas por fugir dos ideais românticos e retornando nesta obra ao arcadismo.
        2. Teixeira e Souza
          1. 1- Biografia: Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (Cabo Frio, 1812- Rio,1861). Filho de comerciante português, abandonou os estudos para se dedicar a profissão de carpinteiro, depois foi topógrafo, caixeiro e revisor de provas na Tipografia de Paula Brito.
            1. 2 - Principais obras: O filho do pescador (1843) romance. Cornélia (1840) tragédia, A indepêndencia do Brasil e versos indianistas (1847-1855) poema.
              1. 3 - Características estéticas: Colocado como "narrador folhetinesco" e Bosi, explica por que; sendo um homem semiculto, Teixeira produziu um romance-folhetim, ou seja, uma subliteratura, que esclarece as motivações e os valores daquela média e pequena burguesia que não podia se evadir-se no estilo da nobreza e recorria aos expedientes menos caros do romanesco e do piegas. Marca a ficção de Teixeira e Souza, o aspecto mecânico de justaposição, único modo de levar adiante o romance: acidentes, reconhecimentos, avanços e retornos relatados em episódios até princípio de saciar o leitor dando fim ao passatempo.
              2. Gonçalves Dias
                1. 1- Biografia: Antonio Gonçalves Dias (Caxias, 1823-Costas do Maranhão 1864). Filho de português, com mestiça talvez, cafusa. Estudou leis em Coimbra e retornou ao Brasil em 1845 aproximando do grupo de Magalhães. Em 1849, foi nomeado professor de Latim e História do Colégio Pedro II, e fundou a revista literária "Guanabara". Foi nomeado para Secretaria dos Negócios Estrangeiros, viveu na Europa de 1854 a 1858, em missão oficial de estudos e pesquisa. Ao retornar ao Brasil, morreu no Navio por um naufragio.
                  1. 2- Principais obras: Primeiros Cantos (1846), Brasil e Oceânia (1852),"Os timbiras" (1857) Dicionário da Lingua Tupi (1858).
                    1. Obs.: Vale mencionar que o poema "Canção do Exilio" encontra-se no primeiro volume de sua obra Primeiros cantos, e que, alguns de seus versos aparece (faz intertextualidade) no nosso Hino Nacional: [Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.] Canção do Exilio. [ "Nossos bosques tem mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores"] Hino Nacional.
                    2. 3 - Características estéticas: Suas obras permeiam pelos temas; amor, natureza, indianismo (é importante observar aqui que o indianismo "mito do bom selvagem" constante no arcadismo, reflete em Gonçalves Dias a título de poesia, pois será moda mais tarde). Nesta 1º geração romântica presa a esquemas conservadores, a imagem do índio unia sem traumas com a glória do colono que se tornara brasileiro, senhor cristão de suas terras e esta é a perspectiva de Gonçalves, até sua ultima produção, inacabada; "Os timbiras" (1857) poema americano dedicado à D. Pedro II. Uma das características das poesias americanas é a entrada súbita do In medias res; que chama o leitor ao clima de vigor selvagem desejado, depois a técnica de apresentar o objeto do poema. A lírica de Gonçalves foi considerada entre os conjuntos da poesia brasileira, a que melhor exprimiu o caráter mediador entre os polos da expressão e da construção.
                      1. Ele se preocupa com a musicalidade e ritmo nos poemas, para atingir essa sonoridade textual, ele costuma usar a redondilha, a repetição de versos e de palavras e também a de sons de letras. Gonçalves é considerado o representante da poesia na primeira geração do romantismo.
                    3. MARCOS HISTÓRICOS: Ideais pós Independência do Brasil (1822); OU SEJA, de 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel; a acusação de ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se o período regêncial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo. Assim é que, a primeira geração do Romantismo destaca-se na tentativa de diferenciar o movimento das origens européias e adaptá-lo, de maneira nacionalista, à natureza exótica e ao passado histórico brasileiros. Inspirados em Montaigne e Rousseau idealizavam os índios como bons selvagens, cujos valores heróicos tomavam como modelo da formação do povo brasileiro.
                      1. NA POESIA
                        Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

                        ähnlicher Inhalt

                        Thromboseprophylaxe
                        tia.weber
                        C1 Indirekte Rede
                        Anna Kania
                        Können Sie die Flosse der Airline zuordnen?
                        B G
                        Genetik Quiz
                        Laura Overhoff
                        Euro-FH // Zusammenfassung PEPS3
                        Robert Paul
                        KFOR Univie (mögliche Prüfungsfragen)
                        frau planlos
                        Vetie - Biochemie - Formelsammlung
                        Fioras Hu
                        GESKO JOUR Karteikarten
                        Sascha Walter
                        MS-4 Tutorium 25.11.-1.12.2019
                        Lukas Imwalle
                        Vetie Tierseuchen 2019
                        Tropsi B