GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Notizen

FATORES CLIMÁTICOS

Luiza Taccaci Geografia 1º ano Portugiesisch 1 Seite

FATORES CLIMÁTICOS

Inhalt der Notizen (1)

Seite 1

FATORES CLIMÁTICOS

Latitude

Altitude

Maritimidade

Continentalidade

Massas de Ar

Correntes Maritimas

El Niño

El Niña

Configuração do Relevo

Latitude: Quanto maior a sua LATITUDE, menor é a temperatura.

Altitude: Quanto menor a sua ALTITUDE, mais rarefeito, torna-se o ar atmosférico. Isso contribui para que haja menos propagação de calor (Irradiação) e dessa forma, menores temperaturas.

Maritimidade: Quando a região é mais próximo do mar, maior será sua interferência oceânica em, seu clima.

Caracterizam-se como áreas úmidas, e com amplitudes térmicas baixas.

Continentalidade: Quanto mais afastada a região em relação ao mar, menor será a sua influência oceânica, em seu clima.

Caracterizam-se como áreas mais secas, e com amplitudes térmicas altas.

Massas de Ar: São volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. Suas características são determinadas a partir da influência da área onde elas se constituem.

Tipos de massas de ar pelo MUNDO:

Massas Equatoriais - (mE): originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador). Em razão disso, apresentam temperaturas mais elevadas. Elas se dividem em equatoriais oceânicas, mais úmidas pela influência dos oceanos, e equatoriais continentais, mais quentes e um pouco menos úmidas.

Massas Tropicais - (mT): originam-se em latitudes intermediárias (entre a Linha do Equador e os polos). Caracterizam-se pela baixa pressão e pelas elevadas temperaturas.

Massas polares - (mP): originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). Possuem uma massa menor do que as demais. As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.

FATORES CLIMÁTICOS

Tipos de massas de ar pelo BRASIL:

Massa Equatorial Atlântica - (mEa):

Características: quente e com

elevada umidade.

Origem: Oceano Atlântico,

na região da linha do Equador.

Onde atua: principalmente

nos estados do nordeste brasileiro.

Massa Equatorial Continental - (mEc):

Características: quente e

úmida

Origem: Amazônia, região

central do estado do Amazonas.

Onde atua: no inverno atua,

principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa

área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil,

podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Massa Tropical Atlântica - (mTa):

Características: quente e úmida.

Origem: Atlântico Sul

Onde atua: no verão atua mais

nos estados das regiões sudeste e sul. Já no inverno, pode atingir também as

regiões nordeste e centro-oeste.

Massa Tropical Continental -

(mTc):

Características: quente e com

baixos índices de umidade.

Origem: região nordeste da

Argentina

Onde atua: de baixa

intensidade, atingi somente os estados que fazem fronteira com Paraguai e

Argentina.

Massa Polar Atlântica - (mPa):

Características: fria e úmida.

Origem: Antártida (polo sul)

Onde atua: no inverno sua ação

é intensa. Atua, principalmente, nos estados do sul e Sudeste do Brasil. É

responsável pelo frio e baixas temperaturas no inverno nestas regiões.

Essa massa de ar pode também, no inverno, atingir o litoral nordestino,

baixando as temperaturas e provocando chuvas. Pode atuar também, no inverno,

na região da Amazônia.

FATORES CLIMÁTICOS

Correntes Marítimas: Alteram a temperatura da atmosfera sobre elas, influenciando o clima.

Em virtudes de características próprias de temperatura, e salinidade e direção.

A origem esta relacionado ao movimento de rotação da Terra, que apresentam como correntes Quentes e Frias.

FATORES CLIMÁTICOS

El Ninõ: É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

La Ninã: É um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno, caracteriza-se pela intensificação dos ventos alísios, que sopram na faixa equatorial de leste para oeste.

Configuração do Relevo: O significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.

O relevo corresponde às diversas CONFIGURAÇÕES da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.)

Internos ou endógenos: Processos estruturais que atuam do interior para o exterior: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.

São as chuvas, os mares os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.

Externos ou exógenos: Processos esculturais que atuam externamente, modificando as paisagens, como o intemperismo, a ação das águas, do vento, do mar, do gelo e dos seres vivos entre outros.

São as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.

Informationen

Beschreibung
Resumos sobre os Principais fatores climáticos, da geografia
Erstellt von
Luiza Taccaci
Aufrufe
47
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck