Quiz
BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. Biblioteca básica de serviço social. São Paulo: Cortez, 2006.
Fragen in diesem Quiz (46)
1 No livro Política social: fundamentos e história, as Professoras Elaine Behring e Ivanete Boschetti apresentam as potencialidades metodológicas da teoria social de Marx para a abordagem da política social. Defendem que o método crítico-dialético possibilita abordar as políticas sociais em sua complexidade histórico-estrutural. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta. (Fonte: UFPR/2011)
- AAs políticas sociais são iniciativas exclusivas do Estado para responder as demandas da sociedade e garantir hegemonia.
- BAs políticas sociais são uma decorrência da luta e pressão da classe trabalhadora.
- CAs políticas sociais são mecanismos de cooptação e legitimação da ordem capitalista, pela via da adesão dos trabalhadores ao sistema.
- DAs políticas sociais são instrumentos institucionais da racionalidade legal.
- EAs políticas sociais são a expressão multicausal da realidade contraditória, que é a unidade dialética do fenômeno e da essência.
2Sobre a introdução da política social no Brasil, assinale a alternativa correta. (Fonte: UFPR/2011)
- ASe deu entre os anos de 1930 e 1943, período do governo de Getúlio Vargas.
- BTeve início com a constituição de 1988.
- CTeve início no governo militar, com características de tutela, controle e clientelismo.
- DAs políticas sociais são instrumentos institucionais da racionalidade legal.
- EAs políticas sociais são a expressão multicausal da realidade contraditória, que é a unidade dialética do fenômeno
e da essência.
3Segundo o modelo econômico Keynesiano, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Estado. (Fonte: UFPR/2011)
- ADesregulamentação e privatização de setores da economia.
- BProdução e regulação das relações econômicas e sociais.
- CRedução dos custos do sistema de proteção social.
- DPromoção do mercado, avanço econômico e distribuição da renda.
- EAtuação neutra de legislador e árbitro, desenvolvendo ações complementares ao mercado
4As Políticas Sociais no ideário neoliberal têm prevalecido sob o trinômio:
(Fonte: UFPR/2011)- ARedistribuição, universalidade e diversidade.
- BEquidade, irredutibilidade e uniformidade.
- CPrivatização, focalização e descentralização.
- DSeletividade, tipificação e equidade.
- EMinimização, redistribuição e paridade.
5Segundo Behring e Boschetti (2006), a leitura das políticas sociais segue três perspectivas de análise. Assinale a afirmativa incorreta.
(Fonte: EAOAP/2015)- AA perspectiva idealista parte do pressuposto metodológico segundo o qual o sujeito se sobrepõe ao objeto.
- BA perspectiva idealista tem um princípio de tipos ideais típico do positivismo, cujo pressuposto é a ênfase nos indivíduos em detrimento da estrutura constituída de valores e hábitos socialmente construidos.
- CA perspectiva funcionalista tem como pressuposto metodológico tratar os processos sociais como fatos sociais, como coisas que devem ser tratadas isoladamente para não atrapalhar o desenvolvimento harmônico da sociedade.
- DA perspectiva marxista, cuja referência é o materialismo histórico dialético, recusa a utilização de enfoques restritivos e unilaterais e não compreende a sociedade capitalista distanciada da contradição entre o capital e o trabalho.
6O período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX foi marcado pelo predomínio do princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado. Alimentada pelas teses de David Ricardo e Adam Smith (2003), foi introduzida a tese de que cada indivíduo agindo em seu próprio interesse econômico, quando atuando junto a uma coletividade, maximizaria o bem-estar coletivo em que o funcionamento livre e ilimitado do mercado assegurando-o e regularia as relações econômicas e sociais, resumindo ao Estado o papel de fornecer a base legal para que o mercado possa maximizar os “benefícios aos homens”. Qual é a definição de Estado, atribuída pelas teses e princípios acima discorridos?
(Fonte: EAOAP/2016)- AEstado liberal.
- BEstado regulador.
- CEstado intervencionista.
- DEstado democrata-social.
7A “idade de ouro” das políticas sociais conhecida como “Welfare State” ou “Estado de Bem-Estar” surgiu com a mudança do desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas da Europa Ocidental após a primeira grande crise do capital: a depressão de 1929-1932, seguida dos efeitos da Segunda Guerra Mundial, sob a consolidação da convicção sobre a necessidade de Regulação Estatal para seu enfrentamento. A consolidação da convicção supracitada pode compreender alguns fatores como:
I. estabelecimento de políticas keynesianas com vistas a gerar pleno emprego e crescimento econômico num mercado capitalista liberal.
II. instituição de serviços e políticas sociais com vistas a criar demanda e ampliar o mercado de consumo.
III. redução do orçamento social.
IV. amplo acordo entre esquerda e direita, entre capital e trabalho.
V. funcionamento livre e ilimitado do mercado.
Estão corretas apenas as afirmativas
(Fonte: EAOAP/2016)- AI, II, e IV.
- BI, III e IV.
- CII, III e V.
- DII, III, IV e V
8Para Behring e Boschetti (2007, p.64), o surgimento das políticas sociais foi gradual e diferente entre os países. A variação tem relação direta com os movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, o grau de desenvolvimento das forças produtivas, e a correlação e composições de força no âmbito do Estado. A respeito da emergência das políticas sociais assinale a alternativa correta:
(Fonte: AMS/2018 - FAU)- AA introdução de políticas sociais foi pautada na lógica da seguridade social.
- BO reconhecimento público de que a incapacidade para trabalhar devia-se a comportamentos morais contribuiu para o surgimento das políticas sociais.
- CCom a emergência das políticas sociais restringe-se a ideia de cidadania e focaliza-se suas ações nas situações de extrema pobreza.
- DÉ no final do século XIX que o Estado capitalista passa a assumir e realizar ações sociais de forma mais ampla, planejada, sistematizada e com caráter de obrigatoriedade.
- EO sistema de proteção social que se constitui com o surgimento das políticas sociais foi influenciado pelo Plano Beveridge.
9Acerca do processo de surgimento das políticas sociais, de acordo com Behring e Boschetti, é correto afirmar que:
(Fonte: UTFPR/2015)- Aa mudança na natureza do Estado liberal do século XIX para o Estado social do século XX deveu-se basicamente a questões econômicas, como a perda das bases materiais do liberalismo.
- Buma das primeiras experiências em políticas sociais deu-se com a lógica do seguro social alemão, que foi criado pelo governo de Bismarck, para desmobilizar as lutas da classe trabalhadora.
- Cos liberais tinham tanta aversão à intervenção do Estado na economia e na vida social que chegaram a pedir sua extinção, já que o mercado deteria todas as ferramentas para manter-se em equilíbrio e garantir a paz social.
- Dpara responder à questão social que explode a partir do final do séc. XIX, houve uma ruptura radical entre o Estado liberal (séc. XIX) e o Estado social capitalista (séc. XX).
- Eo período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é profundamente marcado pelo predomínio da social-democracia.
10Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e história da política social, destacam que as primeiras iniciativas voltadas a sua construção estão imersas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Para a mudança da natureza do Estado Liberal no século XIX e início do século XX, bem como a construção e generalização das políticas sociais, houve um elemento político determinante. Tal elemento relaciona-se:
(Fonte: Viva Comunidade-Viva Rio/2014 CEPERJ)- Aà criação de partidos políticos compostos pela classe trabalhadora que toma a composição do Estado
- Bao movimento operário e à mobilização e organização da classe trabalhadora
- Cà estruturação do Estado social e à incorporação de demandas de pleno emprego
- Dà estruturação de políticas sociais fundamentadas pelo ideal de Welfare State
- Eà reconfiguração das relações Estado e sociedade civil que, através da classe trabalhadora, possibilitou o estabelecimento de um pacto social
11Behring e Boschetti (2007), em seus estudos, abordam as origens da política social. Com base nos estudos dessas autoras, julgue o item a respeito das questões teóricas e históricas das políticas sociais.
O início do capitalismo monopolista é apontado como o período em que surgiram as primeiras iniciativas de políticas sociais na Europa Ocidental.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
12Behring e Boschetti (2007), em seus estudos, abordam as origens da política social. Com base nos estudos dessas autoras, julgue o item a respeito das questões teóricas e históricas das políticas sociais.
As legislações sociais pré‐capitalistas possuíam um caráter punitivo e restritivo e atuavam na interface da assistência social e do trabalho forçado.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
13Os estudos sobre Estado e política social apontam que, no período compreendido entre o início do século XIX e a terceira década do século XX, houve a preponderância do liberalismo. Acerca do liberalismo, julgue o item.
No liberalismo, há o predomínio do individualismo, uma vez que os liberais consideram o indivíduo como sujeito de direito e acreditam que o bem‐estar individual maximiza o bem‐estar coletivo.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
14Os estudos sobre Estado e política social apontam que, no período compreendido entre o início do século XIX e a terceira década do século XX, houve a preponderância do liberalismo. Acerca do liberalismo, julgue o item.
No liberalismo, o Estado deve garantir as políticas sociais, pois a ação governamental contribui para a amenização da pobreza e a manutenção da paz social.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
15Os estudos sobre Estado e política social apontam que, no período compreendido entre o início do século XIX e a terceira década do século XX, houve a preponderância do liberalismo. Acerca do liberalismo, julgue o item.
Na concepção liberal, a liberdade e a competitividade são expressões da autonomia do indivíduo.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
16Os estudos sobre Estado e política social apontam que, no período compreendido entre o início do século XIX e a terceira década do século XX, houve a preponderância do liberalismo. Acerca do liberalismo, julgue o item.
O liberalismo prega que o Estado deve desenvolver ações intervencionistas para regular o mercado, com vistas a garantir o equilíbrio de preços dos produtos e as condições mínimas para a oferta de emprego.
(Fonte: CRESS 12ª Região/2019)- ARichtig
- BFalsch
17Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da “questão social” reside na implantação das políticas sociais. No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada
(Fonte: DPE-MT/2015 - FGV)- Acomo consequência da institucionalização do Serviço Social
- Bdevido à pressão dos sindicatos patronais.
- Ca partir da crise estrutural do capitalismo da década de 1970.
- Dmediante o reconhecimento das necessidades da população pobre.
- Ecom a emergência do capitalismo monopolista.
18Conforme Behring e Boschetti (2006), ― Não se pode indicar com precisão um período específico de surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de políticas sociais, mas podemos afirmar que elas se relacionam:
(Fonte: CISNOP-PR/ 2016)- ACom a ascensão do capitalismo, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
- BCom a ascensão do socialismo e reconhecimento dos direitos sociais.
- CCom a ascensão do capitalismo e humanização da burguesia.
- DCom ascensão do capitalismo e redução da intervenção do Estado.
19Segundo Behring e Boschetti (2006, p. 155-6), a configuração de padrões universalistas e redistributivos de proteção social, no mundo e no Brasil contemporâneo, foi fortemente tensionada por
(Fonte:COPEVE-UFAL/2015)- Aemprego dos fatores de produção via produção de serviços públicos, além da produção privada; aumentar a renda e promover maior igualdade, por meio da instituição de serviços públicos, dentre eles as políticas sociais.
- Bprodução em massa para o consumo de massa e dos acordos coletivos voltados aos ganhos de produtividade do trabalho; forma de regulação das relações sociais, em condições políticas determinadas.
- Cpolítica tributária alta, formando superávit, que deve ser utilizado para o pagamento das dívidas públicas e para a formação de um fundo de reserva a ser investido nos períodos de recessão.
- Dacordos coletivos em torno dos ganhos de produtividade e da expansão das políticas sociais, por via dos salários indiretos assegurados pelo fundo público.
- Eestratégias de extração de superlucros; supercapitalização; e desprezo burguês para com o pacto social dos anos de crescimento.
20Segundo a análise de Behring e Boschetti, a configuração de padrões universalistas e redistributivos de proteção social foi fortemente tensionada pela estratégia de extração dos superlucros, em relação aos quais estão presentes as tendências de contração dos encargos sociais e previdenciários. Neste sentido, a tendência geral tem sido de:
(Fonte: COSEAC-UFF/2019)- Airredutibilidade do valor dos benefícios sociais
- Brestrição e redução dos direitos, sob o argumento da crise fiscal do Estado.
- Cdiversidade das bases de financiamento das políticas sociais.
- Dmudanças pontuais nas políticas de seguridade social.
- Econsolidação da assistência social como política pública.
21Behring e Boschetti (2009), ao realizarem uma análise sobre a Política Social no Brasil contemporâneo, informam sobre a difícil coexistência entre universalidade e hegemonia neoliberal. Neste contexto, as autoras irão ressaltar que a política que mais vem sofrendo para se materializar como política pública e superar algumas características históricas é a política de:
(Fonte: CEPERJ-FSC/2014)- ASaúde
- BAssistência Social
- CPrevidência Social
- DEducação Pública
- ETrabalho e Renda
22No livro Política Social: fundamentos e história, Behring e Boschetti examinam as configurações que a política social assume em face da contrarreforma neoliberal que passa a operar no Brasil a partir dos anos 1990. As autoras ressaltam as principais consequências desse processo para as políticas sociais. Segundo as autoras, a isso se somam as incidências das principais marcas da formação sócio‐histórica brasileira na política social, desafiando‐a ainda mais. Uma dessas marcas diz respeito aos profundos limites da democracia no Brasil, ainda que possam se alterar em contextos histórico‐ conjunturais distintos. De toda maneira, uma das evidências desses limites e que se relaciona intimamente com a política social refere‐se
(Fonte: Resid. Mult. USP- 2020)- Aà inércia das lutas sociais.
- Bà fragilização dos direitos sociais.
- Cao caráter pragmático da cidadania.
- Dà estabilidade dos direitos sociais.
- Eà dinamicidade dos direitos humanos e sociais.
23Alguns elementos essenciais do liberalismo, de meados do século XIX até a terceira década do século XX, ajudam a
compreender melhor a reduzida intervenção estatal na forma de políticas sociais. (Behring e Boschetti - 2006):
I – Predomínio do individualismo.
II – Predomínio da lei da necessidade.
III – Políticas sociais emancipatórias.
IV – Naturalização da miséria.
Portanto, pode-se afirmar que correspondem corretamente ao liberalismo:
(Fonte: UFRJ/2017)- AI, II e III.
- BI, II, e IV.
- CIII e IV.
- DII e III.
24A mobilização e a organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado Liberal,
pautando-se na emancipação humana e na socialização de riquezas. Dessa forma, a classe trabalhadora:
(Fonte: UFRJ/2017)- ARompeu com os ideiais capitalistas, por meio das conquistas adquiridas.
- BConquistou direitos políticos que, assim como os direitos civis, são direitos coletivos.
- CConquistou direitos políticos, de organização de sindicatos e partidos, porém com controle de livre expressão e
manifestação - DAssegurou importantes conquistas na dimensão dos direitos políticos, como o direito ao voto
25Behring e Boschetti (2008), ao tratarem da política social no Brasil, afirmam haver uma difícil coexistência entre universalidade e hegemonia neoliberal, o que vem se expressando na política social pela
(UFG-CS/2014)- Arestrição e redução de direitos e pela adoção de ações pontuais e compensatórias direcionadas para os efeitos mais perversos da crise.
- Btransferência de responsabilidade da esfera privada para a esfera pública, o que repercute na qualidade dos serviços prestados.
- Cprivatização dos serviços com visível ampliação dos direitos sociais, com hegemonia do Estado no trato das expressões mais agudas da questão social.
- Dseletividade dos usuários beneficiados pelos programas sociais, mas com garantia de maior qualidade dos serviços prestados.
26A tradição marxista, conforme Behring e Boschetti (2008), apresenta potencialidades metodológicas na análise de política social como
(UFG-CS/2014)- Aprocesso e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil no âmbito dos conflitos e das lutas de classes que envolvem a produção e a reprodução do capitalismo.
- Bdominação, cooptação dos trabalhadores, busca da
adesão e da docilidade do movimento operário e popular, remissão de conflito e garantia da ordem e superação dos conflitos por meio da distribuição de renda - Cexpressão do Estado, do qual deve ser reivindicada como direito, solução para a desigualdade, independente do modo de produção, do aparelho ideológico que impede o exercício da cidadania.
- Dvontade política dos sujeitos, condicionada à regulação dos conflitos, busca de legitimação e de consensos, resposta às pressões dos movimentos sociais, um “troféu” arrancado pelos trabalhadores.
27Em parcelas expressivas das análises sobre as políticas sociais,
o significado delas tem sido afirmado a partir das
consequências dos processos de exploração da força de
trabalho e das respostas que as classes sociais e o Estado
formulam para enfrentá‐las.
Este significado, conforme esclarecem Behring e Boschetti
(2007), indica a adoção do ponto de vista
(USP/2019)- Adas contradições sociais e da equidade.
- Bdas fragmentações e da setorialização.
- Cda universalidade e da focalização.
- Dda democratização e da seletividade.
- Eda totalidade social e suas contradições.
28A constituição das políticas sociais dá‐se por meio de múltiplos componentes e determinações, entre outros, de natureza econômica, política e cultural. Considerando as particularidades da formação sócio‐histórica brasileira, sobretudo a cultura antidemocrática e conservadora das classes dominantes no Brasil, Behring e Boschetti (2007) destacam um componente fundamental da referida constituição.
Tal componente diz respeito:
(USP/2019)- Aao seguro social.
- Baos direitos sociais.
- Cà lógica social
- Dàs necessidades sociais.
- Eao contrato social.
29As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento às expressões multifacetadas da questão social no capitalismo (BEHRING; BOSCHETTI, 2006). Sobre esta afirmação, assinale o que for
correto
01. A questão social se expressa em suas refrações e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento.
02. As políticas sociais, como respostas e formas de enfrentamento às expressões da questão social, tendem a ser na atualidade, setorializadas e fragmentadas.
04. A política e a luta de classe são elementos externos à lei do valor e da compreensão da questão social.
08. A conexão entre política social e Serviço Social, no Brasil, surge com o incremento da intervenção estatal, pela via de processos de modernização conservadora no Brasil.
(Fonte: HU/UEPG.2017)- A15
- B11
- C14
- D7
- E13
30De acordo com Behring e Boschetti (2006), as políticas sociais representam formas históricas, resultantes de lutas sociais e pactuações contínuas e intermináveis que nem sempre são favoráveis aos interesses da maioria da população. Sobre a afirmação, assinale o que for correto
01. As políticas sociais são compreendidas como processo e resultado de relações complexas que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes.
02. As políticas sociais são iniciativas exclusivas do Estado e são funcionais à acumulação capitalista, do ponto de vista econômico, social e político.
04. A política social é uma conquista civilizatória e a luta em sua defesa é fundamental, ela não é a via de solução da desigualdade que é intrínseca a este mundo, na exploração do capital sobre o trabalho, no fetichismo da mercadoria, na escassez e na miséria em meio à abundância.
08. A luta no terreno do Estado, espaço contraditório, mas com hegemonia da sociedade civil, requer clareza sobre as múltiplas determinações que integram o processo de definição das políticas sociais, o que pressupõe qualificação teórica, ético-política e técnica.- A05
- B07
- C09
- D11
- E12
31É correto afirmar que as políticas sociais resultam de lutas e conquistas das classes trabalhadoras, assumindo um caráter contraditório na arena de conflitos alimentados por disputas políticas. Nessa perspectiva, na busca da garantia de direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para
(Fonte: UFPA/2016)- Amelhorar as condições de vida e trabalho das classes sociais que vivem do trabalho
- Balterar estruturalmente o capitalismo.
- Csolucionar os problemas sociais decorrentes da economia política do capital.
- Dsuperar as contradições do trabalho profissional.
- Eaprofundar os problemas estruturais da sociedade do capital.
32O Estado vem redimensionando seu papel em decorrência das transformações societárias em curso desde a década de 1970, no contexto de consolidação do capitalismo monopolista. Esse processo provoca fortes rebatimentos na configuração das políticas sociais que podem ser dimensionados:
(UFRJ/2014)- Ana minimização da regulação estatal, reestruturação do patrimônio e fundo públicos, desmonte de direitos sociais
- Bna legitimação das coberturas sociais públicas e a
despolitização das demandas democráticas - Cna ampliação dos novos movimentos sociais que
demandam novos direitos e determinam a ação estatal - Dno fortalecimento do pacto fordista-keynesiano tendo em vista à retirada das coberturas sociais públicas e corte dos direitos sociais
33A constituição da seguridade social consolida-se, historicamente, tendo por parâmetros o grau de desenvolvimento do capitalismo e o potencial organizativo da classe trabalhadora. No Brasil foi legitimada pela Constituição Federal de 1988, inspirada pela experiência dos países da Europa central, a partir do modelo:
(Fonte: UFRJ/2014)- Arestrito a um sistema de seguros privados mantidos por coberturas realizadas pela contribuição dos trabalhadores formais
- Bbismarckiano de seguridade social com caráter universal, destinada a todos os cidadãos
incondicionalmente - Cbeveridgiano e bismarckiano, restringindo a previdência aos trabalhadores contribuintes, universalizando a saúde e limitando a assistência social a quem dela necessitar
- Dpautado na universalidade tendo por parâmetro a distributividade e isenção de contrapartidas nos
programas de transferência de renda
34O liberalismo clássico que se consolidou no período entre os séculos XVII e XVIII fundamenta-se pelo livre mercado e determina como funções do Estado:
(UFRJ/2014)- Amaximização do bem-estar coletivo e garantia dos direitos sociais de cidadania
- Bgarantia da propriedade privada e dos contratos, segurança interna e externa e serviços de utilidade pública
- Cgarantia dos direitos sociais e das liberdades individuais em prol dos interesses econômicos
- Duniversalização dos direitos individuais e regulação do
mercado livre como base legal
35A tradição marxista na leitura analisa as políticas sociais como processo e resultado:
(UFRJ/2014)- Apróprios e particulares de todos aqueles que produzem mais-valia
- Bde relações complexas e contraditórias que se estabelecem no âmbito dos conflitos de classes
- Cde relações complexas e relativas entre o mercado e a
sociedade civil, no âmbito da disputa pela concorrência - Dde disputas no interior do mercado e do Estado, com o
objetivo de atingir o bem comum
36Sobre as políticas sociais no contexto neoliberal é correto afirmar que:
(UFRJ/2014)- AHá um esforço de garantia dos direitos sociais através
de uma política redistributiva - BHá uma refuncionalização da política social no sentido
da ampliação dos direitos de cidadania - COcorre uma ampliação das políticas sociais e aumento
na extensão de sua cobertura devida à parceria entre
iniciativa privada e Estado no trato com o social - DOcorre um exugamento, racionalização e redução das
políticas em relação a programas sociais seletivos,
focalizados e emergenciais
- AHá um esforço de garantia dos direitos sociais através
37 No período pós-Segunda Guerra Mundial, o Estado passa a se ocupar de três tipos de funções:
I - A criação das condições gerais de produção;
II - A repressão às ameaças ao modo de produção e acumulação;
III - A desintegração das classes subalternas e legitimação da ordem.
Estão corretas:
(UFRJ/2015)- AI e III;
- BI e II;
- CII e III;
- DI, II e III;
38As políticas sociais sofreram diversas consequências com o ajuste neoliberal, entre elas:
(UFRJ/2015)- Aflexibilização dos direitos;
- Buniversalização dos serviços;
- Cdiminuição da demanda por serviços sociais públicos;
- Daumento com os gastos sociais.
39Sobre a relação entre Serviço Social e Política Social pode-se afirmar que
(UFRJ/2016)- ASua consolidação se dá com a legitimação da seguridade social brasileira e a regulamentação dos direitos sociais na Constituição.
- BSua consolidação se deu no processo de renovação profissional do Serviço Social no período entre 1980 a
1990. - CHá um vínculo estrutural entre a constituição das políticas sociais e o surgimento da profissão na divisão social e técnica do trabalho
- DHá um vínculo residual entre o projeto ético-político e a política social tendo em vista que o debate central na
profissão é sobre a questão social.
40O debate sobre a política social na tradição marxista ressalta que a política social deve ser:
(UFRJ/2016)- Aconsiderada como exclusivamente funcional à acumulação capitalista.
- Babolida como forma de luta tendo em vista as lutas pela emancipação humana.
- Cdiscutida tendo como parâmetros analíticos sua eficiência e eficácia na resolução dos problemas sociais.
- Dproblematizada no contexto da acumulação capitalista e da luta de classes.
41A questão social na perspectiva teórico-analítica crítica
(UFRJ/2016)- AEstá vinculada diretamente aos problemas sociais da ordem burguesa e traços invariáveis da sociedade humana.
- BEstá vinculada ao desenvolvimento do capitalismo e determinada pela exploração, traço próprio da relação
capital-trabalho. - CCompõe-se de novas expressões produzidas pela sociedade contemporânea via ajuste fiscal do Estado.
- DCompõe-se do conteúdo das lutas sociais tendo em vista ampliar o alcance das reformas sociais para seu
enfrentamento.
42O papel do Estado no liberalismo constitui-se em:
(UFRJ/2016)- AFornecer a base legal para a maximização do mercado.
- BConstruir reformas sociais via políticas sociais universais.
- CMaximizar o bem-estar coletivo via mercado.
- DConsolidar a total ausência estatal no mercado.
43Alguns elementos essenciais do liberalismo, de meados do século XIX até a terceira década do século XX, ajudam a compreender melhor a reduzida intervenção estatal na forma de políticas sociais. (Behring e Boschetti - 2006):
I – Predomínio do individualismo.
II – Predomínio da lei da necessidade.
III – Políticas sociais emancipatórias.
IV – Naturalização da miséria.
Portanto, pode-se afirmar que correspondem corretamente ao liberalismo:
(UFRJ/2017)- AI, II e III.
- BI, II, e IV.
- CIII e IV.
- DII e III.
44A mobilização e a organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado Liberal, pautando-se na emancipação humana e na socialização de riquezas. Dessa forma, a classe trabalhadora:
(UFRJ/2017)- ARompeu com os ideiais capitalistas, por meio das conquistas adquiridas.
- BConquistou direitos políticos que, assim como os direitos civis, são direitos coletivos.
- CConquistou direitos políticos, de organização de sindicatos e partidos, porém com controle de livre expressão e
manifestação. - DAssegurou importantes conquistas na dimensão dos direitos políticos, como o direito ao voto
45 O argumento utilizado pelo projeto neoliberal para defender o corte nos gastos sociais refere-se à:
(UFRJ/2018)- Acrise fiscal do Estado.
- Bdecadência ideo-política dos movimentos sociais.
- Cuniversalização das políticas públicas.
- Dauditoria cidadã da dívida pública.
46O Estado, na atual fase de desenvolvimento do capitalismo, vem reconfigurando seu papel, sobretudo, como amortecedor da crise e gestão do fundo público que se volta para a:
- Agarantia das condições de acumulação e valorização do capital via captura do fundo público.
- Bgarantia dos direitos da classe trabalhadora via investimento nos serviços essenciais.
- Cdemocratização dos recursos e a publicização via auditoria cidadã da dívida pública.
- Dprivatização da política de educação e universalização via reformas trabalhista e previdenciária.
Informationen
- Beschreibung
- Exercícios.
- Autor
- Priscila Moreira
- Sprache
- Português
- Aufrufe
- 219
- Schlagwörter
- Bewertung
- Noch keine Bewertungen Bewerte dieses Quiz