GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Folien

Formação dos solos

Julia Wecchi Geografia 1º ano Portugiesisch 4 Folien

Folien in diesem Satz (4)

  1. Solos

    • Ação do intemperismo físico e químico sobre as rochas e desgaste das partículas
    • Os solos se desenvolvem e são organizados em camadas denominadas horizontes. Estes podem ser mais ou menos desenvolvidos , ou seja, têm maior ou menor profundidade a depender dos fatores apresentados a seguir.
  2. Rocha mãe / Rocha matriz - Clima

    • A constituição mineral da rocha matriz dará origem a um tipo de solo com características específicas, inclusive maior ou menor fertilidade natural.
    • Climas quentes e úmidos aceleram o processo de formação dos solos porque aceleram o intemperismo. Como consequência, tais ambientes apresentam solos mais profundos
  3. Relevo / Organismos

    • As formas de relevo dificultam ou favorecem a retenção de umidade. Terrenos com declividade favorecem o escoamento das águas, enquanto que terrenos aplainados favorecem o acúmulo de água e facilitam o intemperismo, como já mencionado.
    • Os organismos agem como decompositores da matéria orgânica. Além disso, cupins, formigas e minhocas também são importantes no carregamentos de partículas, tornam o solo poroso e facilitam a infiltração de água.
  4. Tempo

    • O tempo de exposição ao intemperismo é o que torna os solos mais profundos. Solos jovens são rasos e apresentam poucos horizontes, enquanto que os solos mais antigos são mais profundos.

Informationen

Beschreibung
1º ano Geografia Folienset am Formação dos solos , erstellt von Julia Wecchi am 18/06/2021.
Erstellt von
Julia Wecchi
Aufrufe
0
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck