Karteikarten
História Militar Naval e do Brasil - GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL
Karten in diesem Stapel (22)
- 1No contexto das INVASÕES QUE PODERIAM TER FRACIONADO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, quando ocorreu a Guerra Guaranítica ?1753 a 1756.
- 2Os livros de História afirmam que a partir de 1681 as fronteiras do sul do Brasil foram ,seriamente, modificadas. Daí em diante passaram a se chamar fronteiras do vai e vem, sendo necessário diversos tratados para reestabeleceras. Com base nesse contexto, quais são todos os Tratados de Limites e Fronteiras desde 1681 até 1801 ?1681 - Tratado de Lisboa;
1715 - Tratado de Utrecht;
1750 - Tratado de Madri;
1761 - Tratado de Pardo;
1777 - Tratado de Santo Ildefonso; e
1801 - Tratado de Badajós. - 3Qual o Tratado foi desvantajoso para Portugal ?- Tratado de Santo Ildefonso (1777).
Este tratado deixou a Espanha com domínio EXCLUSIVO do Prata, sendo deveras desvantajoso para Portugal. - 4Quando os espanhóis ocuparam a ilha de Santa Catarina ?- 1777 -
Contexto: os espanhóis protestaram quando os portugueses tomaram R.G.S.P e após o insucesso diplomática, enviaram um expedição com Dom Cevalhos para tomar a Ilha de Santa Catarina. - 5No contexto de tomada e retomada da colônia de Sacramento, quando ocorrem todos os ataques à colônia de SACRAMENTO ?1a. vez: 1680
2a. vez: 1705
3a. vez: 1735 a 1737, no contexto do Trat. de Madri.
4a. vez: 1762, no contexto do Trat. Pardo.
5a. vez: 1777 - 6Quando os portugueses conquistaram RIO GRANDE DE SÃO PEDRO (R.G.S.P.) ?Abril de 1776.
Por meio de uma ação militar, tropas luso-brasileiras (comandadas pelo Ten. General João H. Boehm) mais a Esquadra portuguesa, reconquistaram o Rio Grande de São Pedro, em abril de 1776. - 7Qual o Tratado deixou os espanhóis com domínio EXCLUSIVO do RIO da Prata com a DESVANTAGENS para PORTUGAL ?- Tratado de Santo Ildefonso
- 8As Guerras Napoleônicas fazem parte dos conflitos na Europa que repercutiram na definição dos limites e fronteiras no Sul do Brasil. Com base nesse enunciado, quando e em qual Tratado ocorreu a Guerra das Laranjas ?- 1801: Guerra das Laranjas.
Contexto: a França de Napoleão força a Espanha declarar guerra a Portugal em 1801. No entanto, não há ações militares dignas de registro, ficando o episódio conhecido como Guerra das Laranja. - 9Quais as compensações que Portugal e Espanha receberam por ocasião do Tratado de Badajós ?- A Espanha, por direito de guerra, conservou a praça de Olivença.
- Portugal recuperou Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai.
Extra: O Tratado de Badajós pôs fim à Guerra (FRA + Esp) * Port. - 10Quando os PORTUGUESES invadiram 7 Povos das Missões e os ESPANHÓIS invadiram MATO GROSSO do SUL ?- No contexto do Tratado de Badajós (1801).
Nesse período, os LUSO-BRA ao saberem que na EUROPA ocorria o CONFLITO de NAPOLEÃO contra PORTUGAL, resolveram tomar 7 Povos das Missões, em contra partida os HISPÂNICOS tomaram MATO GROSSO do SUL. - 11Quando Portugal RECUPEROU a ilha de Santa Catarina ?- 1777, no Tratado de Santo Ildefonso (SC).
- Porém os lusos perderam SACRAMENTO e SETE POVOS DAS MISSÕES. - 12Quem fundou / mandou construir o FORTE JMJ (Jesus, Maria José) assim que chegou em Rio Grande de São Pedro (RGSP) ?- O Governador Interino do RJ, Brigadeiro José SILVA PAES.
Contexto:
Silva Paes recebeu a missão de socorrer SACRAMENTO, reconquistar Montevidéu e fortificar RGSP.
(Conflito entre PORT e ESP: 1735 a 1737) - 13Sab-se que a Colônia de Sacramento foi invadida pela 3a. vez, 1735-1737, quando Dom Cevallos, Governador de Buenos Aires, bloqueou e sitiou Sacramento. A partir daí, o Governador do RJ mandou uma força naval para dissipar o bloqueio e socorrer a colônia. Quem foi esse importante personagem ?- Tenente Brigadeiro José SILVA PAES.
Após esse evento, Silva Paes junto com uma ESQUADRA PORTUGUESA foi pro PRATA para cumprir 3 importantes OBJETIVOS. - 14Qual tratado legitimou a presença PORTUGUESA na região do PRATA, além de GARANTIR a restituição aos LUSOS da COLÔNIA DE SACRAMENTO ?- Tratado de Utrecht de 1715.
- 15O que estabelecia o TRATADO DE MADRI (1750)?- A colônia de Sacramento de volta para ESPANHA; e
- Sete Povos das Missões de volta para PORTUGAL.
Contexto: de imediato o tratado não teve efeito, pois os índios que vivam nas missões não queriam sair de lá, sendo necessário o envio de força militar conjunta para expulsá-los. - 16No contexto do Tratado de Madri (1750), que não teve efeito de imediato por causa dos índios que viviam nas Missões, quando os nativos foram expulsos e o tratado foi efetivado ?- 1756, após uso de força militar conjunta.
- 17Qual o contexto histórico na Europa, que levou PORT e ESP brigarem mais uma vez e assinarem o TRATADO DE PARDO (1761) ?- Guerra dos 7 anos (1756-1763)
- 18O que estabelecia o Tratado de Pardo ?- Que a Colônia de Sacramento voltasse a ser de Portugal.
- 19Qual o Tratado anulou o de Madri (1750) ?- O Tratado de Pardo (1761).
- 20O Brigadeiro Silva Paes, governador interino do Rio de Janeiro, juntou-se com uma força naval que veio de Portugal para SACRAMENTO. Quais os outros importantes objetivos desse governador ?Objetivos:
- Socorrer a colônia de Sacramento;
- Reconquistar Montividéu;
- Fortificar RGSP (construiu o Forte JMJ) - 21O que estabelece o Tratado de Santo Ildefonso ?- A devolução da Ilha de Santa Catarina a PORTUGAL.
- Porém os LUSOS perderam a Colônia de Sacramento e Sete Povos das Missões. - 22Entre 1735-137, a esquadra portuguesa no Prata cumpriu TRÊS OBJETIVOS antes de regressar para o Rio de Janeiro. Quais foram esses objetivos ?- Combateu os espanhóis,
- Apoiou a Colônia de Sacramento,
- Estabeleceu o domínio do mar
na região.
Depois disso, parte dessa força regressou ao RJ.
(Fatos Navais)
- Para solucionar SUAS QUESTÕES DE limites, foi assinado o TRATADO de MADRI DE 1750.
Informationen
- Beschreibung
- GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL
- Erstellt von
- Max Edem
- Aufrufe
- 423
- Bewertung