CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS

Beschreibung

Concursos Públicos 04. Direito Tributário Karteikarten am CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS, erstellt von César Cupertino am 06/10/2017.
César Cupertino
Karteikarten von César Cupertino, aktualisiert more than 1 year ago
César Cupertino
Erstellt von César Cupertino vor mehr als 6 Jahre
6
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
TRIBUTOS DIRETOS  Incidem sobre o “Contribuinte de Direito”, o qual não tem, pelo menos teoricamente, a possibilidade de repassar para outrem o ônus tributário.  No Imposto de Renda da pessoa física assalariada, por exemplo, é o empregado quem suporta a obrigação, não havendo condições de ocorrer a repercussão (transferência do ônus tributário para outrem).
TRIBUTOS INDIRETOS  A carga tributária cai sobre o “Contribuinte de Direito” que o transfere para outrem (Contribuinte de Fato). § Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. § Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o ônus fiscal. O IPI e o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos.
TRIBUTO FIXO Quando determinado o seu quantum em quantia certa, independentemente de cálculos. Como exemplo, o ISS dos profissionais liberais.
TRIBUTO PROPORCIONAL Quando estabelecido em porcentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável, crescendo o valor do imposto apenas quando o valor básico para o cálculo sofra crescimento. Ex.: ICMS, IPI e o ISS, quando incidente sobre a receita.
TRIBUTO PROGRESSIVO Quando suas alíquotas são fixadas em porcentagens variáveis e crescentes, conforme a elevação de valor da matéria tributável - como exemplo, o Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
TRIBUTOS REGRESSIVOS  São cobrados em porcentagens iguais sobre contribuintes, não levando em conta a capacidade econômica daquele que suportará o ônus fiscal. Isto o torna "regressivo", ou seja, os contribuintes com menores condições econômicas acabam pagando (proporcionalmente) maior parcela de tributos sobre suas rendas. O ICMS, IPI, PIS e COFINS são exemplos de regressivos (simultaneamente, são também classificados como indiretos). Atualmente, no Brasil, a grande maioria dos tributos é de natureza regressiva, o que implica em enorme injustiça social (ricos pagam, proporcionalmente à renda, bem menos tributos que a população mais pobre).
TRIBUTO REAL  É o imposto baseado em bens reais (físicos), são os denominados "Impostos sobre o Patrimônio", como IPTU, IPVA e ITR.
TRIBUTO PESSOAL Pessoal é o imposto que estabelece diferenças tributárias em função de condições inerentes ao contribuinte. Tributa-se de acordo com sua capacidade econômica (Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas), em decorrência do disposto no § 1 do artigo 145 da CF:
TRIBUTO EXTRAFISCAL Tributo que não visa só a arrecadação, mas também, corrigir anomalias. Exemplo: Imposto de Exportação.
TRIBUTO PARAFISCAL Contribuição cobrada por autarquia, órgãos paraestatais, profissionais ou sociais, para custear seu financiamento autônomo. Exemplo: taxa anual do CRC, CREA, OAB, etc.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

03 - Classificação dos Tributos - Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
Classificação dos tributos
Marcelo Llaberia
Oktoberfest
max.grassl
Klausurvorbereitung
AntonS
Der menschliche Körper
anna.grillborzer0656
Zivilrecht - Streitigkeiten BGB AT
myJurazone
Einführung in die BWL: Kapitel 5
Anjay
PuKw Step 6 - Fragen aus der VO/Literatur
frau planlos
Anatomie Grundlagen
m m
AVO 2015 Vetie
Schmolli Schmoll