Ana Carolina, Ana Rosa, Isabel G, Isabel D

Beschreibung

Projeto Acadêmico 224
Ana Carolina  Santos
Karteikarten von Ana Carolina Santos , aktualisiert more than 1 year ago
Ana Carolina  Santos
Erstellt von Ana Carolina Santos vor mehr als 5 Jahre
21
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Expectativa de Vida Também chamada de esperança de vida, é um índice (número médio) que representa quantos anos se espera que um indivíduo possa viver quando nasce.
Situação Brasileira De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em dezembro de 2016, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos (referente a 2016). Com o passar dos anos, este índice vem aumentando em função da melhoria da qualidade de vida da população. Como uma base de comparação, o brasileiro vivia, em média, 50 anos na década de 1960.
Relação com IDH É um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar. Países com alto IDH tendem a ter maiores expectativas de vida, enquanto países com baixo IDH tendem a ter menores expectativas de vida.
Fatores que levam à uma maior expectativa de vida Disponibilidade de saneamento básico e tratamentos de saúde para a população, investimentos em saúde e pesquisa, além da difusão de campanhas de vacinação.
Como se insere: fase 1 da transição demográfica Países na fase 1 da transição demográfica apresentam equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade, porém com valores muito altos. Característico de sociedades com baixo desenvolvimento econômico e social(baixo IDH). Portanto, como já foi apresentado na relação IDH x Expectativa de vida, aqui a ela é baixa. EX: Afeganistão
Como se insere: fase 2 da transição demográfica Países na fase 2 da transição demográfica apresentam rápido crescimento demográfico em consequência da diminuição da taxa de mortalidade, em razão das melhorias sociais, principalmente o saneamento básico. EX: Iraque
Como se insere: fase 3 da transição demográfica Países na fase 3 estão na conclusão do processo de transição demográfica, apresentando queda na natalidade e baixa mortalidade. Aqui a expectativa de vida é alta. EX: Índia
Como se insere: fase 4 da transição demográfica Também chamada de regime demográfico moderno, a fase quatro apresenta taxa de natalidade baixa e muito baixa e taxa de mortalidade muito baixa. Aqui a expectativa de vida é alta. EX: Brasil
Em países desenvolvidos Geralmente, os países desenvolvidos (altos índices de desenvolvimento humano) apresentam expectativas de vida elevadas ( 80-83 ). Este fato está relacionado com a alta qualidade de vida da população, educação de qualidade e bom atendimento médico-hospitalar.
Expectativa de Vida X Previdência Social O aumento gradativo da expectativa de vida acompanhado da diminuição das taxas de natalidade, fenômeno característico da fase 3, dificulta a reposição da PEA (população economicamente ativa) e aumenta a pressão previdenciária.
Efeitos negativos de seu aumento Alegada falência do sistema previdenciário e, quando associada a baixa natalidade, gradativa não reposição da PEA.
Efeitos positivos de seu aumento Maior longevidade, associada a melhorias no âmbito da saúde e portanto, contribuição para o aumento do IDH.
Como amenizar seus efeitos negativos Incentivos governamentais ao aumento da natalidade e abertura de fronteiras para imigrantes são formas de amenizar a pressão previdenciária.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Zivilrecht - Streite Sachenrecht
myJurazone
PuKW STEP 2 (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Sandra S.
Anfänge der Weimarer Republik
Milena Märker
Systemwissenschaften 1 Teil Jäger
Gustav Glanz
Tierhaltung/-hygiene Klausur 2017
Kim Langner
Tierhaltung/-hygiene Klausur (Jahr unbekannt)
Kim Langner
Mensch & Umwelt Anthroposphäre Teil 1
Gustav Glanz
Steop Hist Fragen
Adrienne Tschaudi
Vetie Viro 2012
Alena Gesing
Onlinequiz zu MS-4.2 Kapitel_3_Teil_I
Deborah Büscher
Vetie Berufsrecht 2019
Mascha K.