A Deriva dos Continentes

Beschreibung

Karteikarten am A Deriva dos Continentes, erstellt von Mariana Pinto am 21/11/2018.
Mariana Pinto
Karteikarten von Mariana Pinto, aktualisiert more than 1 year ago
Mariana Pinto
Erstellt von Mariana Pinto vor mehr als 5 Jahre
103
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Os argumentos de Wegener Alfred Wegener nasceu na Alemanha, em 1880, embora doutorado em Astronomia, enveredou pela Meteorologia, e acabou por realizar alguns estudos em outras áreas. Depois de uma primeira, e mal recebida conferência, em 1912, onde defendeu a Teoria da deriva dos Continentes, reuniu evidências que, em 1915 publicou num livro chamado "A Origem dos Continentes e Oceanos". Nessa o autor juntou vários argumentos, que lhe permitiram avançar com a Teoria da Deriva dos Continentes.
O ajuste aparente dos Continentes (Argumento Morfológico) Alfred, ao observar a costa da América do Sul e da África, verificou que ambas se ajustavam, como peças de um puzzle. Na sequência desta descoberta, alargou o seu estudo aos restantes Continentes, tendo verificado, que de modo semelhante, também se encaixavam.
As evidências Paleontológicas (Argumento Paleontológico) No estudo da fauna e flora continental, foram encontradas grandes semelhanças no registo fóssil. A constatação da distribuição destas espécies fósseis, em continentes que hoje se encontram muito afastados, poderia ser explicada se, naquela altura em que esses seres vivos habitaram a Terra, aqueles Continentes estivessem juntos.
Correspondência entre Rochas (Argumento Geológico) Wegener, verificou algumas rochas da África do Sul e da América eram semelhantes, o que apenas pode ser explicado se considerarmos que estes continentes estiveram unidos no passado.
As Reconstituições Paleoclimáticas (Argumento Paleoclimático) Enquanto meteorologista, Wegener deu uma atenção especial a reconstituições paleoclimáticas. São conhecidos sedimentos da idade carbonífera de origem glaciar, na costa oeste da América do Sul, no Sul do continente africano, na Índia e no Sul da Austrália. Ou seja, regiões que, hoje em dia, se encontravam em latitudes incompatíveis, do ponto de vista climático.
A Teoria da Deriva dos Continentes A partir dos argumentos acima referidos, Alfred Wegener, enunciou a Teoria da Deriva dos Continentes. Esta teoria propõe que, contrariamente ao que se entendia na época, os Continentes e Oceanos nem sempre se encontraram nas posições que hoje ocupam. De acordo com Wegener, existiu um Supercontinente.
Pangeia A Pangeia era um Supercontinente que era rodeado por um só Oceano a Pantalassa. Segundo o seu autor, a Pangeia iniciou a sua fragmentação, dividindo-se em dois continentes separados pelo Mar de Tétis: a Norte, a Laurásia e, a Sul, a Gondwana.
A Laurásia e a Gondwana A Laurásia incluía as terras atuais da América do Norte, Europa e Ásia, enquanto na Gondwana se congregavam a América do Sul, África, Austrália, Índia e Antártida.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

A teoria de Alfrd Wegener
luiza herszenhorn
PuKW Step 6 Teil 2
Mona Les
Fahrtheorie
malimi something
Der erste Weltkrieg - Mindmap
andmitterdorfer
Vetie - Tierzucht & Genetik - T III
Fioras Hu
Französische Verben
Sofia Spörri
Vetie Radiologie Vorlesungsfragen
Sophie Lütkemöller
Vetis - Tierhaltung / -hygiene
Jessica Ehlers
Steop Meko Fragen
Adrienne Tschaudi