Karteikarten
Edificações - Engenharia Civil - Concurso Publico
Karten in diesem Stapel (31)
- 1Para valor da massa específica do concreto armado, o valor da massa específica do concreto simples, acrescido de um valor, em kg/m3 , que varia entreQuando se conhecer a massa específica do concreto utilizado, pode-se considerar para valor da massa específica do concreto armado aquela do concreto simples acrescida de 100 kg/m3 a 150 kg/m3 .
- 2A NBR 6118:2007 (Projetos de estruturas de concreto) estabelece uma relação entre a dimensão máxima característica do agregado graúdo (dmax) e a espessura nominal do cobrimento (cnom)A dimensão máxima característica do agregado graúdo (dmáx) utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento, ou seja:
dmax =< 1,2 * cnom - 3As estruturas de concreto armado devem atender aos requisitos mínimos de qualidade, classificados em grupos pela NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). Explique os requisitos: 5.1.2.1 Capacidade resistente: 5.1.2.2 Desempenho em serviço: 5.1.2.3 Durabilidade==============================
5.1.2.1 Capacidade resistente:
Consiste basicamente na segurança à ruptura.
================================
5.1.2.2 Desempenho em serviço:
Consiste na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização, não devendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada.
5.1.2.3 Durabilidade
Consiste na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto. - 4Uma estrutura em concreto armado que serve de suporte para uma dutovia está apresentando um processo de deterioração denominado LIXIVIAÇÃO. Com o objetivo de prevenir sua ocorrência, a NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto Procedimento) recomenda:=================================
6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto
================================
6.3.2.1 Lixiviação
É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos. - 5Fale sobre: 11.3 Ações permanentes 11.3.2 Ações permanentes diretas 11.3.3 Ações permanentes indiretas================================
NBR 6118/2014:
11.3 Ações permanentes
11.3.1 Generalidades
================================
Ações permanentes são as que ocorrem com valores praticamente constantes durante toda a vida da construção. Também são consideradas permanentes as ações que aumentam no tempo, tendendo a um valor-limite constante.
11.3.2 Ações permanentes diretas
As ações permanentes diretas são constituídas pelo peso próprio da estrutura, pelos pesos dos elementos construtivos fixos, das instalações permanentes e dos empuxos permanentes.
11.3.3 Ações permanentes indiretas
As ações permanentes indiretas são constituídas pelas deformações impostas por retração e fluência do concreto, deslocamentos de apoio, imperfeições geométricas e protensão. - 6Com relação à NBR 6118, especificamente sobre a abertura de fissuras, quais os limites para fissuração ?A abertura máxima característica wk das fissuras, desde que não exceda valores da ordem de 0,2 mm a 0,4 mm, (conforme Tabela 13.4) sob ação das combinações frequentes, não tem importância significativa na corrosão das armaduras passivas.
- 7NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), Sobre a junta de dilatação parcial, qual a porcentagem da redução da seção de concreto?Redução da espessura igual ou maior que 25% da seção de concreto.
- 8a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Nessa Norma, fixou-se que a dimensão máxima característica do agregado graúdo, utilizado no concreto, NÃO pode superar a espessura nominal do cobrimento em: 20% 25% 30% 35% 40%7.4.7.6 A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20 % a espessura nominal do cobrimento, ou seja: dmáx ≤ 1,2 cnom
- 9Como é feito a ancoragem de armaduras passivas? Quais tem gancho? quais sem grancho?================================
9.4.2 Ancoragem de armaduras passivas por aderência
=================================
9.4.2.1 Prolongamento retilíneo da barra ou grande raio de curvatura
================================
As barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condições a seguir:
a) obrigatoriamente com gancho (ver 9.4.2.3) para barras lisas;
b) sem gancho nas que tenham alternância de solicitação, de tração e compressão;
c) com ou sem gancho nos demais casos, não sendo recomendado o gancho para barras de φ > 32 mm ou para feixes de barras.
As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos.
________________________________________
RESUMO
________________________________________
Com gancho:
Barras Lisas (tração)
Sem gancho:
Barras compridas
Alternância de solicitação ( tração e compressão)
Barras com bitola maior que 32mmm (tração)
Feixe de barras( tração) - 10NBR 6118:2014 (Projetos de estruturas de concreto – Procedimentos) Segundo a referida Norma, quais são e para que serve cada espessura minima das lajes?13.2.4 Lajes
=================================
13.2.4.1 Lajes maciças
================================
Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura:
a) 7 cm para cobertura não em balanço;
b) 8 cm para lajes de piso não em balanço;
c) 10 cm para lajes em balanço;
d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;
e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN;
f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de l 42 para lajes de piso biapoiadas e l 50 para lajes de piso contínuas;
g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel. - 11Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. a) para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras menor ou igual a 65 cm:pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa, e para a verificação do cisalhamento da região das nervuras, permite-se a consideração dos critérios de laje;
- 12Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. b) para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, exige-se a:verificação da flexão da mesa, e as nervuras devem ser verificadas ao cisalhamento como vigas; permite-se essa verificação como lajes se o espaçamento entre eixos de nervuras for até 90 cm e a largura média das nervuras for maior que 12 cm;
- 13Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. c) para lajes nervuradas com espaçamento entre eixos de nervuras maior que 110 cm:a mesa deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas, respeitando-se os seus limites mínimos de espessura.
- 14Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. < 65cm ? de 65cm a 110cm? 110cm > ?< 65cm Dispensa verificação de flexão da mesa e para verificar o cisalhamento considera os critérios de laje.
de 65cm e 110cm Verifica a flexão, e verifica as nervuras ao cisalhamento como vigas, vai verificar como laje se o espaçamento entre eixos for até 90cm e largura das nervuras >12cm.
110> Deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas - 15Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe IClasse I:
Agressividade: FRACA
Rural: INSIGNIFICANTE
Submersa: INSIGNIFICANTE
OBS: Em area rural o risco de agressividade é quase nula, e quando submerso sem contato com o ar a agressividade é baixa ou fraca. - 16Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe IIClasse II:
Agressividade: MODERADA
Urbana: PEQUENO (risco) - 17Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe IIIClasse III:
Agressividade: FORTE
Marinha: GRANDE (risco)
Industrial: GRANDE (risco) - 18Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe IVClasse IV:
Agressividade: MUITO FORTE
Industrial: ELEVADO (risco)
Respingos de Maré: Elevado (risco) - 19Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual é a menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118?A menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118 é 20 MPa, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca
Conforme tabela 7.2 da nbr 6118:2014, a menor resistência para um concreto ESTRUTURAL é a C20 (20Mpa).
Conforme item 8.2.1, admite-se resistência C15, mas APENAS para obras provisórias ou SEM FINS ESTRUTURAIS. - 20Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual a relação agua/cimento para concreto estrutural?Conforme a tabela 7.1, quanto maior a classe de agressividade, maior é a resistência do concreto necessária e menor a Relação A/C admissível. E é coerente que quanto maiores as agressividades, estas requeiram um concreto de melhor qualidade.
OBS: Quanto maior a Classe de agressividade, maior a resistência do concreto e menor a relação A/C.
Parta protendido, por causa da sensibilidade a corrosão, os valores refletem em valores superiores ao do concreto armado. - 21NBR 9452: Qual a periodicidade de inspeção subaquática?No caso de estruturas subaquaticas, são partes integrantes da inspeção especial ou extraordinária em estruturas com mais de 10 anos submersas.
- 22Explique a diferença de MANTA ASFALTICA e MEMBRANA ASFALTICAMEMBRANA ASFÁLTICA:
APLICAÇÃO: é uma pintura, feito a frio, é uma membrana continua, aplicada de forma liquida ou semissólida, que se adere ao substrato após a secagem.
EMENDAS: Não tem emendas por ser pintada homogeneamente
TEMPO: Tempo maior pois tem que esperar uma camada secara para fazer a próxima
ESPESSURA: Tem espessura não homogênea, por ser sobreposições de camadas é mais difícil manter o controle
ONDE USAR: Impermeabiliza lajes, piscinas e subsolos.
================================
MANTA ASFÁLTICA:
APLICAÇÃO: Uma folha pré-fabricada de material asfáltico, é aquecido e aplicado sobre a superfície
EMENDAS: Tem emendas entre as folhas
TEMPO: Tempo menor pois não precisa esperar secar para fazer mais camadas.
ESPESSURA: Homogênea, mais fácil controlar por causa da sua fabricação prévia, contribui pra aplicação mais consistente.
ONDE USAR: mais utilizado em coberturas de teclados, lajes e áreas sujeiras a umidade. - 23Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Fale sobre as armaduras em obras de CONCRETO SIMPLESPodem ter armadura de distribuição, que NÂO pode ser considerada no cálculo dos ESFORÇOS RESISTENTES, mas que pode ser considerada para diminuir o efeito da fissuração.
- 24Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como os elementos de concreto com armadura menor que a mínima devem ser dimensionados?Devem ser dimensionados como de CONCRETO SIMPLES.
isto não se aplica à armadura usada para transferir esforços a elementos de concreto simples. - 25Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Na ancoragem por aderência, devem ser confinadas por armaduras transversais ou pelo próprio concreto quando o cobrimento da barra ancorada for:Quando for maior ou igual a 3.∅ e a distância entre barras ancoradas for maior ou igual a 3.∅.
- 26Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como devem ser calculados os pilares de concreto simples?Devem ser calculados da mesma maneira que os PILARES-PAREDES e na ausência de ações laterais, a carga atuante deve estar dentro ou no limite do núcleo central de inercia da seção.
Se houver ações laterais atuando concomitantemente, como vento, as seções são verificadas sem considerar a resistência Á tração do concreto. Nesse caso, a parte comprimida da seção deve conter o centro de gravidade. - 27Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual a menor dimensão de pilares?A menor dimensão de pilares deve ser 20cm ou 1/10 de sua altura.
- 28Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser constituída as armaduras destinadas a resistir aos esforços de tração provocados por torção?Deve ser constituída por estribos normais ao eixo da viga, combinados com barras longitudinais paralelas ao mesmo eixo.
- 29Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser os estribos para torção?Devem ser fechados em todo contorno, envolvendo as barras das armaduras longitudinais de tração, e com as extremidades adequadamente ancoradas por meio de ganchos em ângulo de 45º
- 30Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser as barras longitudinais de torção?Podem ter arranjo distribuído ou concentrado ao longo do perímetro interno dos estribos, espaçados no máximo em 350mm.
- 31—
Informationen
- Beschreibung
- Edificações, Engenharia Civil para Concurso Publico
- Erstellt von
- Valdecy junior
- Aufrufe
- 14
- Tags
- Bewertung