Revisão Geral - Comunicação e Expressão - Unidade 4

Description

O conteúdo apresentado nesse material tem como base os materiais referenciais da disciplina de Comunicação e Expressão produzidos pela professora Débora Mallet. (O resumo aqui apresentado foi produzido pelo tutor e professor Henrique Catai)
Henrique  Catai
Flashcards by Henrique Catai, updated more than 1 year ago
Henrique  Catai
Created by Henrique Catai about 10 years ago
150
0

Resource summary

Question Answer
No Munda da Escrita Escrever um texto é uma situação corriqueira no mundo profissional. Certo ou Errado? Certo! Quatro itens:produção textual, parágrafo, coerência e coesão
Persuasão e Argumentação São dois elementos linguísticos que permitem convencer o leitor da sua ideia.
Como devo organizar meu texto narrativo? qual a história que desejo contar? Como vou organizá-la? Como começa? Quais seus acontecimentos principais? Como vou terminá-la?
Como devo organizar meu texto argumentativo? Qual meu objetivo? Que ideia pretendo defender? Que argumentos tenho para sustentá-la?
PARÁGRAFO TÓPICO-FRASAL De acordo com Figueiredo, “esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período-mestre, que contém a frase-chave”.
COERÊNCIA organização interna dos dois textos. Exemplo de Falta de coerência: "As crianças morrem no Brasil por desnutrição. A população rica é feliz." Exemplo de coerência: "A criança desnutrida sofre no aprendizado. Sendo assim, a um problema de evasão escolar no ensino fundamental."
COESÃO São o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto. Exemplo de falta de coesão: “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.” Exemplo correto: A Copa no Brasil deverá propiciar mudanças nos aeroportos brasileiros. Atualmente, tais espaços não estão aptos para receber a demanda originária desse evento. Tais espaços retoma a palavra aeroporto. Evento retoma a palavra Copa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mechanics
james_hobson
Dier (Onderdeel plant&dier toets)
samanthabirdsall
B5 - Growth and Deveolopment
blairzy123
Biology (B2)
anjumn10
Computer Systems
lisawinkler10
Development of Cold War Tensions
c7jeremy
untitled 2
lola_smily
Biology B1
themomentisover
Comparative Study
Vitor_Cruz
SalesForce ADM 201 Study Quiz
Brianne Wright
Aplicaciones TIC
Klaudyna Filipkowska