¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Test

Quiz Tecnologia no Ensino

Camila de Carvalho 10 preguntas

Hacer el test

Preguntas del test (10)

  1. 11 . Leia o texto abaixo:
    A tecnologia não será suficiente para democratizar e reconstruir
    adequadamente a educação. A tecnologia sozinha não melhora
    necessariamente o ensino e aprendizagem e, com certeza, não
    trará a superação das agudas divisões sócio-econômicas.
    (Kellner, 2003)
    Com base no fragmento acima, é correto afirmar:
    1. Aa) Sem recursos apropriados e práticas educativas corretas, a tecnologia pode ser um obstáculo.
    2. Bb) A formação dos(as) professores(as) para o uso das TIC’s na educação é fundamental.
    3. Cc) As tecnologias devem ser o fim e não o meio do processo educacional.
    4. Dd) A tecnologia pode até aumentar em vez de suplantar as divisões existentes de poder, capital e riqueza.
    5. Ee) A tecnologia deve ser usada em processos meramente operativos.
  2. 22- Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.
    Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam:
    1. Aa) Refletir sobre sua condição no mundo frente aos desafios postos pela tecnologia.
    2. Bb) Assimilar os conhecimentos tecnológicos, exigência atual de sucesso nos estudos.
    3. Cc) Incorporar o saber científico voltado à criação do conhecimento tecnológico.
    4. D d) Aceitar novos valores, incorporando as novas tecnologias em seu dia a dia.
    5. Ee) Refletir sobre as diferenças existentes entre o ensino tradicional e o ensino moderno.
  3. 33- Para Belloni, a sala de aula pode ser considerada uma tecnologia, da mesma forma que o quadro-negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas (tecnologias) pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o aprendente. Considerando essa forma de olhar, é correto afirmar que:
    1. A a) A mediação na educação é uma prática nova.
    2. Bb) A experiência humana só passou a ser mediada na modernidade.
    3. Cc) A educação, como processo complexo, sempre utilizou a mediação de algum tipo.
    4. Dd) As mídias típicas de massa trouxeram a mediação para a educação como um novo fato.
    5. Ee) O uso da tecnologia no ensino e aprendizagem supera a necessidade da reflexão sobre a tecnologia.
  4. 44- A educação tecnológica tem o compromisso de romper com a dualidade entre teoria e prática, dimensões indissociáveis para a educação integral, pois nenhuma atividade humana se realiza sem elaboração mental, sem uma teoria em que se referencie, apesar de ser a prática o objetivo final de toda aprendizagem. Tal princípio educativo não admite a separação entre as funções intelectuais e as técnicas e respalda uma concepção de formação:
    1. Aa) Progressista que diversifique ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais.
    2. Bb) Tradicional que abarque ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais.
    3. C c) Produtivista que alterne ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais.
    4. Dd) Empirista que intercale ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais.
    5. E e) Profissional que unifique ciência, tecnologia e trabalho, bem como atividades intelectuais e instrumentais.
  5. 55- A utilização da tecnologia de maneira inovadora aplicada à educação, e mais particularmente, à educação a distância deve estar apoiada em uma filosofia de aprendizagem que propicie aos estudantes, EXCETO:
    1. Aa) A oportunidade de interagir.
    2. Bb) O desenvolvimento de projetos compartilhados.
    3. Cc) O princípio da interação e da interatividade como prescindível para o processo de comunicação.
    4. Dd) O reconhecimento e o respeito às diferentes culturas e a construção do conhecimento.
  6. 66 - O elemento principal no ensino a distância, usando as novas tecnologias de informação e comunicação, é:
    1. A a) o curso do planejamento
    2. Bb) a escolha da tecnologia
    3. Cc) o método de avaliação
    4. Dd) a formação docente
  7. 77-O Decreto 2.208/97 regulamenta a educação profissional no Brasil, segundo Libâneo (2003), há necessidade de se fortalecer a rede pública com a criação de Centros Públicos de Formação Profissional que permitam a articulação da política nacional de formação profissional com a política nacional de:
    1. Aa) geração de emprego, trabalho e renda
    2. Bb) ampliação de programas, tecnologia e implementos
    3. Cc) revisão da legislação, atividades de ensino e pesquisa
    4. D d) implementação de equipamentos, financiamentos e recursos humanos
  8. 88 - A tecnologia sempre esteve presente na sala de aula, auxiliando direta ou indiretamente o trabalho do professor, sua comunicação didática, em busca da aprendizagem. Foi assim desde o giz e a lousa, o retroprojetor, o vídeo, o mimeógrafo, o computador, a xerocópia, entre outros.

    Não seria diferente hoje, quando se pode contar com recursos da informática, ampliando, diversificando e agilizando a comunicação e a disponibilidade, em rede, de conteúdos escolares, acadêmicos e sociais. Neste contexto, nada mais esperado que a escola e o professor
    1. A a) Reservem o uso da tecnologia para as ações complementares, fora da sala de aula, tentando evitar o simples recorta e cola.
    2. Bb) Utilizem a tecnologia disponível, em prol de uma aprendizagem autônoma e significativa, ultrapassando a simples repetição do saber.
    3. C c) Indiquem o uso da tecnologia apenas para as situações de pesquisa, em que o aluno tem mais liberdade de escolher os temas de estudo.
    4. D d) Evitem as novas tecnologias para não haja dispersão e, em consequência, os alunos não consigam dominar todo o conteúdo ensinado
    5. Ee) Submetam-se às novas tecnologias, deixando de lado o potencial criativo do professor e do aluno, em busca da qualidade da aprendizagem.
  9. 99 - A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação (TICs). Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TICs, EXCETO:
    1. A a) Gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
    2. B b) Utilização das redes sociais.
    3. C c) Aulas de exposição frontal.
    4. D d) Trabalhos colaborativos em redes.
    5. E e) Metodologias midiáticas.
  10. 1010 - A respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC'S) no contexto educacional, assinale a opção correta.
    1. Aa) As pesquisas demonstram que favorece a aprendizagem em todas as situações.
    2. B b) Democratiza o acesso para alunos e professores tanto a ferramentas quanto a conteúdos educacionais.
    3. Cc) Favorece novas práticas de gestão e omissão dos processos escolares.
    4. D d) Inova na linguagem favorecendo a manutenção das práticas de ensino.
    5. E e) Conecta atores educacionais proporcionando melhor relacionamento e dificultando a aprendizagem.

Información

Descripción
Questões retiradas no site: www.qconcursos.com
Idioma
Português
Visitas
424
Valoración
Aún sin valoraciones
Valora este test
Valora este test

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?