¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Test

CÓDIGO PENAL MILITAR - SIMULADO 2

CURSOS CARDOSO 15 preguntas 5,0 (1 valoración)

Hacer el test

Este test tiene tiempo límite, así que se abre en el reproductor de siempre.

Preguntas del test (15)

  1. 1QUESTÃO (EAP 1º SGT QPE/2013) – Marque a alternativa CORRETA. Nos termos do Código Penal Militar podemos afirmar que: Imagen de la pregunta 1
    1. AConsidera-se crime militar, em tempo de paz: aquele praticado por militar em situação de inatividade, ainda que em lugar não sujeito à administração militar, contra militar da mesma situação, ou civil.
    2. BConsidera-se crime militar, em tempo de paz: aquele praticado por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil.
    3. CConsidera-se crime militar, em tempo de paz: aquele praticado por assemelhado durante o período de manobras ou exercício, ainda que em lugar não sujeito a administração militar.
    4. DConsidera-se crime militar, em tempo de paz: aquele praticado por militar em situação de inatividade, contra o patrimônio alheio a administração militar, ou a ordem administrativa militar.
  2. 2(EAP 3º SGT QPPM/2013) – Conforme se extrai do conceito de crime militar constante do art. 9º do CPM, é CORRETO afirmar: Imagen de la pregunta 2
    1. AO fato de um militar, estando de folga e à paisana, praticar um assalto utilizando-se de arma de fogo da carga da sua Unidade, com a qual estava armado fixo, por si só não configura crime militar nos termos do art. 9º do CPM.
    2. BDois soldados PM da ativa que, de folga e à paisana, se agridem e se lesionam mutuamente no interior do Clube dos Cabos e Soldados, cometem crime militar tendo em vista que o fato se deu em lugar sujeito à administração militar.
    3. COs crimes de que trata o art. 9º do CPM, quando dolosos contra a vida e praticados por militar de serviço, serão da competência da justiça comum.
    4. DO militar da reserva ou reformado somente praticará crime militar contra outro militar na mesma situação quando o fato ocorrer no interior de lugar sujeito à Administração Militar.
  3. 3(EAP 1º SGT QPPM/2014 – PROVA II) - Marque a alternativa que estabelece a correta correspondência entre o fato narrado e sua previsão legal, de acordo com o art. 9º, inciso III – “Os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituições militares”, do Código Penal Militar: “ Um Capitão PM da Reserva que subtrai munições da carga do 1º BPM”. Imagen de la pregunta 3
    1. AAlínea “a”.
    2. BAlínea, “b”.
    3. CAlínea, “c”.
    4. DAlínea, “d”.
  4. 4(EAP 3º SGT QPE/2014) – Nos termos do art. 9º do Código Penal Militar (CPM), que trata dos crimes militares, em tempo de paz, marque a alternativa CORRETA. Imagen de la pregunta 4
    1. AConsidera-se crime militar apenas o fato praticado por militar em situação de atividade contra militar na mesma situação.
    2. BNão haverá situação em que o militar reformado praticará crime militar.
    3. CConsideram-se crimes militares, em tempo de paz, os crimes de que trata o Código Penal Militar, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial.
    4. DOs crimes de que trata o Código Penal Militar, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, serão da competência da justiça comum ou militar, a depender das circunstâncias do fato.
  5. 5(EAP 1º SGT QPPM/2014) – Em relação ao Decreto Lei nº 1.001/69, que contém o Código Penal Militar, é CORRETO afirmar que: Imagen de la pregunta 5
    1. AAo militar da reserva ou reformado, empregado na administração militar, em situação de atividade, não será conferida equiparação em relação ao militar da ativa quanto à aplicação da lei penal militar.
    2. BO militar que, em virtude da função, exerce autoridade sobre outro de igual posto ou graduação, considera-se par deste, para efeito da aplicação da lei penal militar.
    3. CConsideram-se crimes militares, em tempo de paz, os crimes previstos no Código Penal Militar, embora também o sejam com igual definição na lei penal comum, quando praticados por militar em situação de atividade contra militar na mesma situação.
    4. DConstituem penas acessórias a inabilitação para o exercício da função pública, a perda do posto e patente e a reclusão.
  6. 6 (EAP 3º SGT QPPM/2013 – PROVA II) – Em relação aos crimes militares, marque a alternativa CORRETA. Imagen de la pregunta 6
    1. A3º Sgt PM que afixa no quadro de aviso da Companhia impresso que contenha incitamento à prática da indisciplina, comente, em tese, crime militar.
    2. BMilitar que no interior do quartel faz apologia do crime comum de disparo de arma de fogo em via pública, comete crime militar de apologia de fato criminoso.
    3. CEm se tratando do crime de violência contra sentinela, a lei penal militar exige que o sujeito ativo seja superior hierárquico do sujeito passivo.
    4. D3º Sgt PM que desrespeita um 2º Sgt PM diante de um funcionário civil da Unidade, comete o crime militar de “desrespeito a superior”.
  7. 7(EAP 1º TEN QOE/2013) - Marque a alternativa CORRETA. Conforme previsto no Código Penal Militar (CPM), a concentração de militares ou assemelhados para a prática do crime de motim, configura: Imagen de la pregunta 7
    1. AOrganização de grupo para a prática de violência.
    2. BConspiração.
    3. COmissão de lealdade militar.
    4. DRevolta.
  8. 8(EAP 3º SGT QPE/2013 – PROVA II - ADAPTADA) – Marque a alternativa CORRETA no que se refere aos crimes militares em tempo de paz. Imagen de la pregunta 8
    1. ARecusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução configura crime de recusa de obediência.
    2. BA prática de violência contra superior é punida com reclusão.
    3. CSomente configura o crime de desrespeito a superior se o fato atentatório à autoridade ou disciplina militar ocorrer diante de duas ou mais pessoas.
    4. DPraticar, diante da tropa, ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional só aplica-se ao militar federal.
  9. 9(CFS QPPM/2013) – Três policiais militares reuniram-se na sala da intendência do quartel a que pertencem e decidiram agir contra a ordem recebida de seu superior hierárquico, no sentido de assumir o serviço em postos de sentinela do referido quartel, atuando, dessa forma, em flagrante cometimento do crime de motim. A respeito do crime, com base no conteúdo do Decreto-Lei nº 1.001/69 (Código Penal Militar), é CORRETO afirmar que: Imagen de la pregunta 9
    1. ACaso os agentes estivessem armados, o crime praticado ainda seria motim, bastando para isso que eles tivessem pactuado que não utilizariam o armamento em nenhuma circunstância.
    2. BO que fez configurar o crime de motim foi o fato da reunião ocorrer no interior de quartel.
    3. CNão é possível identificar um líder (cabeça), cuja pena no crime de motim é aumentada, pois o grupo de apenas três policiais militares não é uma fração constituída, elemento essencial para configurar o tipo.
    4. DSe um dos três policiais militares, antes da execução do motim e quando ainda possível evitar-lhe as consequências, denunciar o ajuste do qual participou, será ele isento de pena.
  10. 10(EAP 1º TEN QOS/2013) – Marque a opção CORRETA. Sobre o crime de motim, previsto no artigo 149 do Código Penal Militar, pode-se afirmar: Imagen de la pregunta 10
    1. AÉ um crime propriamente militar, previsto no Código Penal Militar, que tem, dentre outras características, a conduta de assentir em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior.
    2. BÉ um crime propriamente militar, previsto apenas no Código Penal Militar, que apresenta, dentre outras características, ação conjunta praticada contra a pessoa do superior hierárquico.
    3. CÉ um crime propriamente militar, previsto apenas no Código Penal Militar e apresenta, entre outras características, a omissão do militar em levar ao do superior a assentimento em recusa de obediência conjunta, que teve notícia.
    4. DÉ um crime propriamente militar previsto apenas no Código Penal Militar e refere-se a concerto de militares para a prática de motim.

Información

Descripción
Simulado para concursos da PMMG. Código Penal Militar.
Idioma
Português
Visitas
926
Valoración
5,0 de 5 · 1 valoración
Valora este test
Valora este test

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?