Língua Portuguesa - 8º e 9º anos Público

Língua Portuguesa - 8º e 9º anos

Antonio Archangelo
Curso por Antonio Archangelo, actualizado hace más de 1 año Colaboradores

Descripción

O curso é basedo no Currículo Paulista, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, sustenta para o componente de Língua Portuguesa a perspectiva enunciativo-discursiva e retoma os Parâmetros Curriculares Na- cionais para definir linguagem como: [...] uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história. (BRASIL, 1998, p.20)

Información de los módulos

Descripción

Campo de atuação na vida pública; Práticas de Linguagem: Oralidade. (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas.
Sin etiquetas
Olá, nos veremos por aqui até o final do curso de Língua Portuguesa. Como vimos na aula inicial, o belíssimo poema do poeta Pernambucano Augusto dos Anjos que contempla a competência: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. Para avançarmos, iniciaremos a formulação do contrato social deste curso. De forma democrática elenque as dez regras de convivência que utilizaremos até o final deste curso e será denominada como Código de Conduta e Honra. Exemplo: Não falar ao mesmo tempo; Respeitar a opinião dos outros; Pedir a palavra com a mão erguida; Cada opinião terá réplica e tréplica; Cada opinião terá tempo máximo de 2 minutos; Cada réplica: um minuto; Cada tréplica: dois minutos. Evitar conversas paralelas durante a explicação; Sala de aula dividida em pequenos grupos (para cada módulo) Carteiras disponibilizadas em forma de roda de conversa Concluída a tarefa do dia, cinco minutos para arrumação da sala e descanso. Toda aula será dividida em leitura inicial (cada dia um aluno lerá um texto da escolha do facilitador), exposição, produção, debate e avaliação individual e coletiva da aula. Cada dia, um aluno será o escriba/Secretário da aula, fazendo a ata com as ocorrências e que será assinada por todos no final da aula.   Dividida a sala de aula em pequenos grupos, mostrar diversos textos de leis e definir como tarefa a formulação (em linguagem legislativa) o Contrato Social da Sala de Aula que passará por votação na aula seguinte. Criação do mural interno da Sala, onde as deliberações serão publicadas.   Lição de Casa 8º Ano: Leitura e cópia do texto Versos Íntimos 9º Ano: Leitura e cópia do texto Versos Íntimos e confecção de texto para o entendimento do mesmo.
Mostrar menos

Descripción

Campo de atuação: Práticas de Linguagem: Habilidades Currículo Paulista: Objetos do Conhecimento:
Sin etiquetas
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo